2016-06-07

Glifosato



O glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal, parece que representa cerca de 1/3 dos lucros da Monsanto, o gigante das sementes modificas e patrão de muita política tresloucada nos mercados que conseguiu conquistar. A mesma Monsanto que a Bayer ameaçou comprar, mas ainda não percebi se compra ou não. A tal Monsanto que os activistas ambientais querem condenar por crimes contra o planeta. É uma mega, mega, mega empresa habituada a política à moda dos EUA, que como sabemos e basta olhar para a actual campanha eleitoral, se faz mais do dinheiro com que se compram os votos do que ideias políticas que façam o mínimo de sentido, embrulhadas em crendices medievais e desbobinadas por palhaços alucinados. 

A Monsanto tentou usar os seus métodos contra a UE, ou seja, tentou a técnica do bullying, quando ameaçou de alto e exigiu em vez de usar passinhos serenos. Parece que perdeu. Ainda bem que perdeu. Já nos basta o tanto de negociatas escusas que andam a ser feitas entre Washington e Bruxelas à guisa de tratado económico que ninguém consegue entender. 

Fiquei hoje um bocadinho mais contente com esta EU onde tanta coisa importante se perde pelo meio de interesses, interessados e burocracia. Mesmo se estar a Bayer à mistura me deixe a pulga atrás da orelha.

3 comentários:

cereja disse...

Importante divulgar.
Muito bom este post, Hipatia. É arrepiante como somos marionetas dos interesses económicos.

Hipatia disse...

Dos interesses todos. Pelo menos eu, que cada vez classifico mais na categoria mexilhão :(

cereja disse...

Certo!