2007-07-31

Do chulanço como modo de vida


aqui

Confesso que não sinto pena (quase) nenhuma de quem vê as contas bancárias penhoradas por fuga ao fisco ou à segurança social. É que a mim também me custa pagar impostos e, enquanto trabalhadora dependente, começo a ficar farta, demasiado farta, de ver tanta gente a viver à minha custa. Agora só falta mesmo ver que a treta dos “sinais exteriores de riqueza” dá em alguma coisa e que (algumas) velhacas preguiçosas deixam de fazer filhos como coelhos para receber quase tanto de rendimento mínimo do que aquilo que eu ganho por mês.

7 comentários:

I. disse...

Também não tenho pena nenhuma, até confesso que sinto uma certa alegria. Tenho pena é que não sejam mais os apanhados...

(o meu ordenado também chega, todos os meses, já devidamente "penhorado". e já não posso ouvir aqueles bandalhos que não pagam a queixar-se do estado das estradas e do serviço nacional de saúde, o mesmo que alguns de nós lhes vamos pagando... irra!)

Hipatia disse...

Talvez seja isso o que mais me irrita, a falta de uma certa cultura cívica que faz quem menos merece mais reclamar. E só é pena que não sejam apanhados mais. E só é pena que estas virtudes da informática – e até mesmo a lista de devedores, que afinal até parece que funciona – não tivessem aparecido antes.

Nunca me esqueço do tipo que foi presidente do Benfica (o que tinha a mulher que fez a capela, que agora não lembro o nome) que declarava o ordenado mínimo e depois ia levar os filhos à praia de helicóptero. Quantas vezes andaste tu de helicóptero?

Haja paciência, que a minha vai faltando!

I. disse...

Pois, o mesmo presidente do benfica que ofereceu (na altura) uma moto 4x4 ao pobre filhinho e tinha ambos os infantes inscritos no colégio inglês, ou lá o que era...

Nunca andei de helicóptero. E de avião, contam-se as vezes pelos dedos da mão...

Fico piursa com a falta de civismo. Os impostos são um mal, mas necessário, para o bem de todos. Custa-me imenso saber o que fazem com o dinheirinho que desconto todos os meses. Por exemplo, a administração do porto de Lisboa gastou (ou queria gastar, não sei bem) 800.000 deles em carrinhos. Vá lá que o tribunal de contas chumbou a despesa. Mas e aquelas que passam? Anda toda a gente a apertar o cinto e alguns a mamar à tripa forra.

Pronto, estou deprimida.

Hipatia disse...

É isso mesmo e é profundamente deprimente. Ainda hoje, a meio da manhã quando fui tomar o pequeno-almoço, estava um fulano dos seus 40 anos - já a cair de bêbado - a dizer como o Governo era ladrão. E só me apetecia mandar-lhe com qualquer coisa à cabeça, que afinal sou eu que lhe ando a sustentar a pinga. Mas obviamente que ele, como muitos, não se vê como ladrão. E, olha, se queres saber, pudesse eu! Afinal, porque só alguns desgraçados como nós não se conseguem agarrar à teta?

vague disse...

Dá-me o endereço desse site dos coelhos - posso vir a estar interessada :D

Hipatia disse...

hem?

Anónimo disse...

Mais Vozes

nem imaginas os estratagemas que há por aí para ter rendimentos sem fazer muito... mas isso dos sinais exteriores de riqueza, vamos ver se é mesmo para cair em cima de todos ou só em cima de alguns! e eu apoio que a malta tenha que se desenmerdar para justificar a vidita boa que leva!
fábula | Homepage | 08.01.07 - 1:20 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Imagino, imagino. E o medo agora, que deu um ataque de eficiência no Fisco e começaram a ser bloqueadas contas bancárias ou retidos os IRS? O que bolem e reclamam! Fossem todos mas é à bardamerda!
Hipatia | Homepage | 08.01.07 - 7:37 pm | #