2007-07-10

A ver o mar...


aqui

No próximo sábado, faz mês e meio que deixei de fumar. Desde então, todos os dias me apetece acender um cigarro e ficar a fumá-lo devagarinho, saboreado. E de todas as vezes levanto-me e vou fazer outra coisa, qualquer coisa, que me faça esquecer que há cigarros e que sabem bem. Paga o tempo que antes perdia sentada em frente ao écran do computador. Paga o tempo que antes reservava para o blogue e para a net. Aqui – especialmente se for depois de comer – a vontade dos cigarros parece triplicar. Por isso vou passear. Tenho ido passear devagarinho. Tenho ido ver o mar, lá para os lados do mar onde não tenho nem computador nem me lembro dos outros vícios.

Há um ano havia o Mundial para nos divertir; este ano há apenas terroristas, guerras e as eleições de Lisboa. E se o terror e a guerra já se banalizaram de tal forma que só nos sobra um encolher de ombros, a política nacional provoca apenas um bocejo. É que a política já não diverte ninguém. E se não é a política à moda alfacinha, então é a política salgalhada à moda de Sócrates e companhia. Ou então à moda da oposição e da poeira que tenta transformar em facto político. E já não há cu para os egos dos politiqueiros carreiristas e os seus (des)mandos. E não há mesmo pachorra nenhuma! E só me apetece sacar de um cigarro e fumá-lo irritada. E não me apetece deixar-me irritar assim nem sequer estragar mês e meio num impulso raivoso. E vou antes passear devagarinho. E vou antes ver o mar. E vou para longe do computador e dos vícios. E estou cada vez mais vazia e destreinada.

A sorte é que ainda não se esgotaram os caranguejos…

9 comentários:

Nelson Reprezas disse...

Eu estou a caminho dos 2 anos.
Aguenta-te Hipatia, que foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Tudo melhora e vais descobri-lo por ti. O perigo está em fumares um cigarrito, um só, "porque um não vai fazer mal". É certo e sabido que voltas ao maço diário.
Vai por mim, aguenta que não te arrependerás. É natural que engordes um pouco, eu engordei meia dúzia de kilos mas depois foi tudo ao lugar e nem precisei de dietas.
Força, miúda :)))

I. disse...

Aguenta Mulher! Reforços a caminho!

Em Agosto faço-te companhia. É verdade: depois de 20 anos agarrada ao cigarrinho, vou dar o tudo por tudo este ano. Já delineei uma estratégia, que isto de deixar de fumar tem que passar da pura intenção. A estratégia passa por deixar o vício em férias, visto que é a altura em que não tenho a desculpa e a muleta do cigarro que me aguenta durante o trabalho... E vou conseguir. Tenho que acreditar. Entretanto, encho-me de coragem para o que aí vem...

Parabéns. A sério. Também sei o que custa. Mas vale a pena!

Cristina Silva disse...

Eu deixei de fumar há 4 meses.
Todos os dias tenho vontade de fumar um cigarro e até já sonhei que estava a fumar!
Há momentos em que parece que não vou resistir, mas resisto. Não vou fumar mais.
Ainda fico admirada quando abro a mala e não encontro os cigarros e o isqueiro...
Força.
Beijo

Claire-Françoise Fressynet disse...

Abrir os pulmões ao mar da pica,vicio dos melhores ;-)

Hipatia disse...

Já estou mesmo mais gorda: entre o peso da idade e o peso que a falta do vício me põe em cima, a balança é sítio que não pretendo visitar tão cedo. A ver depois... há um momento para tudo e, para já, estou a tentar aguentar-me à bronca de não ter o cigarrinho do costume :S

Hipatia disse...

Também parei antes da semana que tirei de férias em Junho. Sabia que ia precisar desses dias longe do trabalho e perto de alguém que estava, tal como eu, a tentar livrar-se do vício.

Acredites ou não, já comecei a dar conta na carteira. E isso é bom! Pelo contrário, têm me dado umas vontades estranhíssimas de comer umas coisas ainda mais estranhas. E às horas mais impróprias. O pior é que é exactamente depois de comer qualquer coisa que o vício de faz sentir com mais força.

E ando irritada, claro. Pelos deuses, como ando de mau humor!

Hipatia disse...

Ainda não cheguei ao cúmulo de sonhar com cigarros. Mas acho que para lá caminho, lol. E só não estranho não ver os cigarros na carteira porque a cigarreira ainda anda por lá, com um único e miserável espécime a que espero continuar a resistir :D

Obrigada, Cristina :)

Hipatia disse...

Depois de 22 anos a fumar um macinho por dia, não posso abrir os pulmões à toa, Claire. Eles ainda tinham uma coisinha má ;-)

Anónimo disse...

Mais Vozes

Eu volta na volta caio em tentação .
A agua dá uma ajuda para retirar aquele desejo que permanentemente sinto na boca as pastilhas de nicotina fazem o resto . Como por norma nunca fumei muito em casa , a casa para mim é um bom refugio
frogas | | 07.10.07 - 11:37 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

acho excelente (para ti, claro) que tenhas deixado de fumar... não me digas é que a falta de entretenimento te faz apetecer um cigarro!
fábula | | Email | Homepage | 07.10.07 - 11:43 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

A parte fácil tem sido livrar-me da dependência da nicotina, Frogas. Dessa gaja não sinto falta e, por isso, nem sequer tenho pastilhas. O que custa mesmo e onde o meu vício era mais forte é nos gestos que se associam ao fumar: o ter o cigarro entre os dedos, o ter a rotina de sentar ali e fumar um cigarro, sair dacolá e acender um cigarro, entrar no carro e acender um cigarro, abrir o blogger para escrever um post e acender um cigarro... E isso é que me está a custar mesmo!
Hipatia | | Email | Homepage | 07.11.07 - 11:20 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Claro que depende do entretenimento, Fábula. Mas se estivermos (bem) entretidas estamos também (normalmente) distraidas E quem pensa em cigarros e se nem vê o tempo passar?
Hipatia | | Email | Homepage | 07.11.07 - 11:21 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ver o mar? Mas... isso estraga-te os fins de tarde, 'pariga.
cap | | Email | Homepage | 07.13.07 - 8:26 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Lá isso agora...

eheheh
Hipatia | | Email | Homepage | 07.14.07 - 11:02 pm | #