2013-11-09

Avaliação das escolas

«Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.»

Esopo

Quando a média da melhor escola - privada, como não se cansam de repetir até à exaustão e como se a população que a frequenta fosse exactamente igual à que frequenta a maioria das escolas públicas - não chega sequer ao bom, alguma coisa está mal no ensino. Muito mal. Talvez os critérios com que avaliam estas coisas. É que pelo lado dos alunos e dos professores parecem ter já experimentado tudo e mais um par de botas e já não me parece que se possa ir por aí.

2 comentários:

deep disse...

Nunca se passa do "provar e deitar fora", pois as escolas têm de "dançar" ao sabor das políticas, que mudam sempre que um iluminado acorda com uma ideia nova.
Fazer rankings, metendo no mesmo saco colégios de topo com escolas públicas, é o mesmo que optar por fazer uma competição desportiva sem escalões. Todos sabemos que nos chamados bons colégios só entra quem pode pagar e só fica quem consegue boas notas e tem bom comportamento, dados que, à partida, condicionam resultados.

Hipatia disse...

Falta só saber quem são os donos dos colégios que continuam a lucrar com isto. Valerá a pena ainda perguntar?
:/