2014-05-25

Voto


Nos tantos anos em que voto, nunca vi as mesas de voto tão vazias. O problema é que quando os moderados acham que já não têm lugar na democracia e que não serve para nada exercer o seu direito e dever cívico, então a democracia acaba refém dos extremistas, os únicos que parecem ainda ter capacidade mobilizadora. E talvez um dia destes acabemos com um Le Pen à frente da Comissão Europeia e um Parlamento Europeu dominado por neo-nazis, deitando enfim por terra o sonho de Schuman e Monnet.

4 comentários:

Paulo Abreu e Lima disse...

Acabei de falar nisso em resposta ao teu comentário. Infelizmente, tudo o que seja radical é muito mais "apaixonante"; logo, mobilizador; logo, fundamentalista; logo, uma valente... chatice.

Hipatia disse...

20% ou pouco mais de votantes, parece. E também já quase parece que, para as diferentes populações, o projecto da União está a falhar. Assustador, mas nada que não se entenda quando se perdeu a solidarieda, o respeito e não se encontrou uma verdadeira via supranacional e democrática que não desse a uns Estados a categoria de senhores e a todos os outros reservasse a parte de bombo da festa ou bobo da corte.

deep disse...

Talvez neste, como noutros casos, se aplique a máxima latina de que "a virtude está no meio". Nunca gostei de extremismos.

Hipatia disse...

O problema é que me parece que a mioria dos moderados foi visitar a São :(