2011-08-06

Os tugas

aqui

Eu já estava habituada àquele estranho hábito de baterem palmas quando um avião pousa na pista, mas nunca tinha visto baterem palmas no fim de um filme. Oh gente estranha!

3 comentários:

Iris Restolho disse...

Isso não é nada estranho! Nos Estados Unidos acontece com muita frequência, mas a primeira vez que me aconteceu a mim, era ainda dolescente (talvez mais nova) e fui ver o Rocky, aquele em que ele luta contra o Russo e no final, tofdo roto e mais morto que vivo, ganha.

Não só bateram palmas como se levantaram das cadeiras.

Eu pessoalmente, sou da opinião que as pessoas devem fugir às convenções e se algo as empolga, as faz vibrar, devem fazr esse sentimento passar para o exterior, e se no meio desse entusiasmo, o que sai são palmas, estas são mais do que bem vindas.

Ainda bem, que os Tugas não são Robots e que sabem exteriorizar as suas emoções.

Talvez por isso, não tenhamos cenas tristes como as que se passam nos ioutros países, talvez por isso cenas como as dos telejornais no Egipto, na Grécia em Londres, não passe nos outros países, sobre o nosso.

Hipatia disse...

Tuguinhas rototizados a baterem palmas para um ecrã a propósito de um filme menor só porque o vizinho do lado também bate e fazer disso um tratado sobre a supremacia da maneira de ser tuga? Lamento, mas não percebo. Nem os tuguinhas do cinema, nem como se chega ao último parágrafo do seu comentário. Mas o mal deve ser meu, com certeza...

sem-se-ver disse...

cara hipatia,

há quanto tempo a não via, e que saudades deus meu


(sim, refª ao augusto gil)

e venho logo para discordar de si :)

é liiiiindo bater-se palmas no final de um filme, sabe porque? porque se acabou de se assistir a um espectaculo!! e lá porque a quantidade de 'espectaculos' (vulgo, filmes) banalizou o cinema, não deixa de ser uma pena que se tenha perdido certos 'rituais' de quando vamos a outro tipo de espectaculos. aliás, e não é por acaso, batem-se palmas (se se gostou, naturalmente) nos festivais onde os filmes passam, e ainda mais se contam com a presença dos autores. porque será? pois...

quanto a mim, ah, mas quantas vezes me apeteceu bater palmas num final de um filme, e só por hipocrisia/comodismo/não querer dar nas vistas não o fiz. seja pelo filme enquanto tal, seja pelas interpretações dos actores (já viu a injustiça? quando no teatro ouvem os nossos aplausos, porque não os hão-de ''ouvir'' no ecrã?).

aplausos no cinema são, ainda e sempre, sinal de espontaneidade que vai contra as regras instituidas, as mesmas que admitem que se coma e beba numa sala de cinema, mesmo que isso seja ilegal. e é, sabe porque? porque, mesmo assim, e fruto de um passado nobre, sessões de cinema continuam, na lei, a ser considerados 'espectáculos'.

e por isso mesmo, para aqueles que se estão a borrifar nas regras, nos costumes, nas convenções, no ridículo, os aplausos e, quantas vezes, as aclamações, surgem, benévolas e imediatas, num final de um bom filme. sabe a quem me refiro, certo? a essas mesmas, às crianças.

por mim, adoro sessões com crianças e pessoas que agem enquanto tal. :))