2012-05-17

Amigos



Uma das coisas mais preciosas nas amizades é a forma como podem ser tranquilas, explícitas e implícitas a um tempo, quentes e aconchegantes. É um privilégio ter amigos. Não os herdamos nem ganhamos. Não se compram nem se deixam comprar. Existem sempre para além da Crise e das crises. Até para além do tempo que demoramos a voltar a pegar no telefone e a pôr a conversa em dia. É que não sou particularmente brilhante, nem sequer disciplinada, muito menos tenho organização suficiente para reforços diários de laços, ou joguinhos de manipulação de afectos. Na maioria dos dias, estou tão cansada quando chego a casa que preciso estar em silêncio e sozinha um par de horas, para escapar à gregaridade imposta com que lido quotidianamente. E os meus amigos perdoam-me sempre todas as ausências! É por isso que às vezes me parece apenas sorte ter conquistado o direito a tê-los. E sobra a necessidade de os preservar. Porque os meus amigos são perfeitos. Maravilhosos. Talvez porque não são assim tão perfeitos nem tão maravilhosos e porque me aceitam sem eu ser perfeita nem maravilhosa. Talvez por isso os preserve por entre os pingos das ausências, das tantas de vezes que nos perdemos por uns tempos uns dos outros, da merda toda que já nos podia ter separado e nunca separou.

6 comentários:

deep disse...

Compreendo-te. Hoje mesmo, escrevi sobre os amigos, sobre como é bom estar com eles, apesar de ser menos vezes, apesar dos silêncios, sobre a sorte que é podermos com eles para além dos nossos defeitos e embirrações. Tudo porque, no fim-de-semana, fiz muitos quilómetros para poder estar algumas horas com amigos de longa data, com os quais é sempre reconfortante estar.

Bom resto de semana. :)

Claire-Françoise Fressynet disse...

Estou em empatia por ti Hipatia.
beijo que há long time que não te bejo.

Oliveira Costa disse...

Lembras-te de mim ? Hoje senti um forte apelo e lembrei-me de ti. Estou no FB procura OliveiraCosta21. Tens conta no FB diz-me para falarmos. A Alma-aqui-e-alem parou continuo ... no FB. Gostava muito de reverte .... Até já. Bjs.

Hipatia disse...

E dos defeitos e embirrações deles, não te esqueças ;-)

Beijinhos

Hipatia disse...

verdade, Claire. O pessoal anda longe dos blogues e eu só ainda cá estou por teimosia :)))

Hipatia disse...

Mandei uma mensagem no FB para o Oliveira Costa que parecia mais provável. Se tiver resposta e tiver acertado, vamos pôr conversa em dia. Se for o errado, procura tu Hipatia71