2005-10-05

Outono



Este fim de semana voltaram os incêndios, voltou o fumo.

Ontem, tudo à minha volta cheirava a cinzas e borralho.

Tenho saudades da chuva e dos cheiros do Outono, quando apetecem as meias nos pés, as mantas nos joelhos e as castanhas acabadas de assar...

Anseio agora pela intimidade que só o fim da exuberância estival pode trazer. O conforto intimista dos silêncios recolhidos nos calores das casas. A quentura partilhada de canecas de chá e biscoitos, ou torradas quentes besuntadas de manteiga e compota. Mas também pode ser queijo, daquele que descobriste, com o vinho tinto na temperatura certa. Ou pode até ser boroa. Ou apenas os tantos de cafés que não nos cansamos de beber.

Apetece-me o Outono tingindo de cinzentos, verdes secos e quentes castanhos raiados de vermelhos e laranjas. Procuro o aconchego do lar, a partilha do morno, do confortável. O sentir o macio de uma gola alta de lã virgem e umas meias trazidas da Estrela num qualquer passeio já perdido na memória. E as botas quentes, confortáveis, a abraçarem os pés que já vão reconhecendo o frio que nos traz a manhã e o anoitecer.

E tenho necessidade de partilhar tudo o que vou sentindo com quem gosto e em quem confio. Com aquela confiança implícita de saber que se comungam segredos e que há limites de tolerância para o meu e para o nosso. A confiança que não trai com frivolidades dores antigas ou histórias memorizadas. A confiança respeitosa que só sei dedicar a uns quantos: aqueles que, como eu, sabem onde estão pequenos limites que não se atravessam por coisa pouca só para derramar notoriedade e um pouco de estilo.

Um dia destes, em tua casa ou na minha – talvez na tua, que tem lareira – haveremos de continuar a partilhar pequenos segredos e grandes perspectivas, sabendo que no respeito mútuo, nos pequenos gestos triviais, se fundamentam as amizades fadadas para crescerem.

Este é para ti, amiga :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

Ai como eu gosto das primeiras brisas frias, do cheiro do vento, do seu som, por vezes até ensurdecedor, dos gritinhos das crianças a correr para as escolas, da melancolia dos tons cinzentos em cada início de dia... Ai como eu gostei de ler o teu post acompanhada pela magnífica "banda sonora" que escolheste...
Wakewinha | Homepage | 10.05.05 - 2:39 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Também gosto muito do Autumn Leaves E achei que ficava aqui bem, quando me queixo de um Verão que não vai embora e anseio pelo Outono que não chega.

Andava com saudades tuas, Wakewinha
Hipatia | Homepage | 10.06.05 - 1:58 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

On : 10/5/2005 6:11:59 AM bastet (www) said:

Vou ver se compro a lenha! Obrigada amiga! Não digo muito mais para não ser muito maricas


On : 10/5/2005 9:30:03 AM maria arvore (www) said:

São os pequenos nadas, tão perfeitos na sua naturalidade e cumplicidade partilhada que cimentam a amizade e nos fazem respirar fundo a vida com indelével prazer.

E o teu texto tão tranquilo e explícito, desperta-nos um brilho nos olhos.


On : 10/6/2005 7:47:49 AM Hipatia (www) said:

Não estava à espera de mariquices da tua parte, Bastet. Só da lenha. E do queijo, já agora, que ontem andei à procura e não encontrei


On : 10/6/2005 7:51:04 AM Hipatia (www) said:

As coisas mais preciosas nas amizades são as formas como podem ser tranquilas, explícitas e implícitas a um tempo, quentes e aconchegantes. É um privilégio ter amigos, não é? Não os herdamos nem ganhamos. Simplesmente conquistamos o direito a tê-los e a necessidade de os preservar.

Beijinhos e obrigada.

(vou apagar-te ali ao lado no Haloscan, Maria Árvore; aqui deste lado não sei como se faz )


On : 10/6/2005 8:27:54 AM mochofalante (www) said:

Como eu te percebo,,, já ninguém me aguenta quando digo que sinto saudades do Outono que tanto gosto


On : 10/6/2005 11:44:42 AM Hipatia (www) said:

Eu nem sei bem se é do Outono, Mocho. Daqui a nada, estou a reclamar contra o frio São antes umas saudades danadas do que, no meu imaginário, faz o Outono. E também como sempre o associei a intimidade


On : 10/6/2005 5:37:10 PM bastet (www) said:

Conta com o queijito, sim aquele que tu não querias comprar!


On : 10/6/2005 5:48:41 PM Hipatia (www) said:

E que cá não encontro Levo boroa?