2005-10-21

No tempo em que os animais falavam


aqui


Começaram assim muitas das histórias que ouvi ler na infância. Histórias sobre um tempo antes de todo o Tempo, um tempo ainda perdido no Paraíso das lendas. Era um tempo em que os animais tinham voz, conseguiam discorrer sobre tudo e sobre nada, faziam valer a sua opinião. Um tempo de magia, de cacofonia babélica. Um tempo em que não se limitavam as fronteiras entre o racional e o irracional...

No tempo em que os animais falavam, os Homens eram por isso menos Homens? Ou seriam os animais menos animais? No tempo em que a voz não marcava a diferença, não era instrumento, não era arma. No tempo em que a palavra não era usava em vão, travestida de plumagens de bom gosto e, no entanto, vã, rota, suja.

No tempo em que os animais falavam, talvez os equilíbrios da natureza se desenhassem em tons mais básicos e fossem contados em tons mais claros, precisos. No tempo em que os animais falavam, talvez a palavra não fosse insulto, medida com a sem medida da veleidade e do despudor.

No tempo em que os animais falavam, será que havia uma palavra brutal para insultar a mãe de alguém? Ou será que os animais se dividiam pelas cores da ideologia? Ou seria antes pela cor dos pêlos? Ou pela vaidade pintada de artifícios?


(Cansa-me já ouvir e ler tanta asneira, que temo que ainda se prove verdade que as vozes de burro chegam ao céu...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 10/21/2005 9:08:22 AM TheOldMan (www) said:

As vozes de burros chegam sempre ao céu, desde que atrás de si tenham o aparelho de estado; ou em alguns casos a Sociedade Portuguesa de Autores.

Ás vezes desculpam-os se apenas forem príncipes com orelhas de burro.


;-)


On : 10/21/2005 12:01:46 PM Hipatia (www) said:

Acertaste em cheio, Old Man Em cheio! E claro que concordo contigo


On : 10/21/2005 3:51:02 PM mochofalante (www) said:

O problema é que as vozes de burro já chegaram mesmo ao Céu... ainda por cima foram ouvidas pelos vistos

Tem um bom fim de semana


On : 10/22/2005 8:41:45 AM Hipatia (www) said:

Pois

(com a gripalhada que apanhei, bom fim de semana será miragem por certo, Mocho)