2009-11-09

Berliner Mauer


aqui


Naquele dia de 1989 experimentei a esperança. Depois veio a realidade. E sei hoje que nunca mais na minha vida vou sentir o mesmo, aquela felicidade sem nexo de quem vive para ver a História acontecer.


5 comentários:

I. disse...

Ó pá. :')
Foi uma excitação. Há 20 anos, eu era ainda tão pequenina, tão inocente, tão utópica ('pera... ainda sou um cadito). Achei que o mundo ia sair para a rua para dançar e se abraçar e tudo ia ficar bem.
(viste o Adeus Lenine, presumo. a melhor comédia-mágoa que já vi. sem dúvida que não pode haver lugar aos saudosismos, mas algo correu mal. que pena)

PreDatado disse...

Por acaso tenho um feeling que nós (restantes europeus e mesmo americanos) estamos mais felizes pela queda do muro que a generalidade doa alemães. Mas se calhar sou eu que nunca acreditei no socialismo sovético e acólitos nem no capitalismo selvagem que nos governa

Hipatia disse...

Sabes o que mais gostei na fotografia que escolhi para o post? Aquele "remember remember" que remete para o "Remember, remember the 5th of November" do "V for Vendetta" do Alan Moore. Ou a forma como um totalitarismo entra em derrocada. E, no entanto, suponho que o "Goodbye Lenin" tivesse sido melhor escolha: o regime não acabou numa explosão e as pequenas mudanças que tanto transtornam a vida daquele filho, tão imensas que até os rótulos das embalagens foram apanhados, acabam por sintetizar bem melhor o que foi, como foi, o que é. Mas em 89 em pensava que ainda podia haver realmente uma revolução capaz de construir um Mundo melhor.

Hipatia disse...

E no entanto talvez haja no fim daquele muro um carácter redentor, simbólico mas agora de forma positiva, que redima de alguma maneira todo um povo esmagado a vários níveis pelo peso da história e pelos "pecados" dos pais.

Anónimo disse...

Mais Vozes

Alguém se recorda de um senhor chamado Gorbachev ? foi um tipo q a mim me fez sonhar um pouco . A queda dele a sua falta de força tiveram para mim o significado oposto ao da tua alegria com a queda do muro . Dizem que a queda do muro lhe desmoronou as vontades e o fizeram cair da cadeira .
Quanto ao mundo depois da queda do muro não me parece q tenha evoluído no sentido que tu pretenderias . antes , apesar do muro, Gorbachev dava-me esperança agora do lado de lá e isto apesar de já não se ver o muro temos um grande filho da putim


Vamos ver quanto tempo se aguenta a minha ( a tua ) nova esperança do lado oposto do atlântico
frogas | 11.10.09 - 12:51 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Frogas, ao contrário de ti, eu nunca vi qualquer validade no socialismo de estado. Para mim, era outro totalitarismo, exactamente com os mesmos tiques de todos os outros, com as suas Stasi e os seus muros e as pessoas assassinadas pelas costas, quando não desapareciam num qualquer Gulag. Um totalitarismo à moda da antiga Europa de Leste não é melhor porque é de esquerda. É exactamente a mesma merda, para além de qualquer cassete bonitinha e utópica que nos tenham tentado vender. Temos o Putin? Ah pois temos! Prefiro ter um Putin a ter um Erich Honecker ou o Nicolae Ceauşescu ou um Joseph Stalin. Há dúvidas?

Li algures (ou ouvi, já não sei) que os totalitarismos não admitem reformas; são por natureza avessos às mesmas e, quando chegam a implementá-las, então estão num caminho sem volta para a derrocada. Mikhail Gorbachev tentou o impossível e tinha os seus planos condenados à partida: a reforma era impossível. Mas tem o seu lugar na história e mesmo que o degelo da guerra fria nos tenha trazido os seus Putin e desviado o medo e os atritos e, quem sabe, a tal da guerra que pode acabar com todas as guerras rebentando com esta porra toda, que é o barril de pólvora chamado médio oriente, eu não olho para trás com saudades da guerra fria nem me recuso a ver o comunismo por aquilo que ele foi na prática: estados policiais onde a palavra liberdade não tinha lugar à existência. A nossa única sorte enquanto portugueses depois do Estado Novo, foi o PREC lhes ter corrido mal.
Hipatia | Homepage | 11.10.09 - 9:27 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Pois estou convencido de que viste uma utilidade no tal socialismo de estado de que afirmas que sou adepto .

Viste com certeza de que esse tal socialismo foi o maior travão a este capitalismo pelo qual estamos e vamos continuar a passar

Eu também tenho a certeza (isto apesar de ao contrario de ti ter poucas ) que o facto de não teres mencionado nomes como Lenine foi mero esquecimento .

Quanto á tua preferência por Putim estou disposto a apostar um café que dentro de poucos anos vais mudar de ideias

Quanto a nomes feios também estou disposto a acreditar que a historia do capitalismo está repleta deles até estaria disposto a apostar outro café em como nesta historia é mais fácil de encontrar nomes feios do q na outra
frogas | 11.10.09 - 10:14 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Não, não esqueci Lenine. Ficou de fora de propósito.

E já viste que és sempre tu que assumes as minhas preferências quando me parecem apenas constatações mais do que óbvios e depois ficas ofendido quando eu assumo as tuas?
Hipatia | Homepage | 11.19.09 - 9:54 pm | #