2005-10-12

Bah!!!

Mas não o olhes na cara enquanto fodes
E as asas, rapaz, não lhas amarrotes.

Bertolt Brecht - Da Sedução dos Anjos

Cansa-me o casamento "tipo" de trazer por casa e todas as suas ligeiras variações. O casamento pequeno-burguês e os seus frutos: os meninos e meninas burguesinhos, conservadorzinhos, equilibradinhos, a caminho de divorciosinhos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 10/12/2005 4:28:11 PM mysticat (www) said:

caramba... pareces o Eça e os tipicos diminutivos criticos dele.


On : 10/12/2005 4:40:02 PM Hipatia (www) said:

Xiii! Olha euzinha aqui acima a ser comparada ao Eção

Nem sei que te diga!

Beijo


On : 10/12/2005 5:07:48 PM cap (www) said:

"De trazer por casa" é aquele já puído, gasto.


On : 10/12/2005 5:20:24 PM Hipatia (www) said:

Lá nisso tens razão, Cap


On : 10/12/2005 6:29:04 PM cachucho (www) said:

Nada que uma boa queca não resolva mesmo naqueles mais equilibradinhos


On : 10/12/2005 6:31:48 PM Hipatia (www) said:

Temo sempre que os "mais equilibradismos" sejam demasiado equilibrados para darem boas quecas, peixinho




On : 10/12/2005 7:30:04 PM (www) said:

pela tua prespectiva devo ter fins de semana em que devo de ser um autentico rodolfo valentino domingo de tarde é mais isto


On : 10/12/2005 8:05:49 PM (www) said:

agora mais a serio. eu por mim não me importava nada de poder viver um casamento do tipo do dos meus velhos. respeito amor carinho cumplicidade até ao fim são coisas que eu gosto,
o problema è que nos dias de hoje as pessoas não tem tempo para essas merdas. eu contra mim falo como é evidente .a lei da oferta e da procura constante veio baralhar muita coisa. um bom vinho necessita de tempo para se fazer né. hoje poucos são aqueles que estão dispostos a dar tempo ás coisas


On : 10/12/2005 8:11:41 PM frogas (www) said:

estes dois ultimos comentarios são do ti frogas , que está a comentar de uma maquina estrangeira devido a ter problemas de gripe na dele. como estou num bar já estou com estas cores e já assim


On : 10/12/2005 8:11:53 PM (www) said:

estes dois ultimos comentarios são do ti frogas , que está a comentar de uma maquina estrangeira devido a ter problemas de gripe na dele. como estou num bar já estou com estas cores e já assim


On : 10/12/2005 8:12:13 PM frogas (www) said:

estes dois ultimos comentarios são do ti frogas , que está a comentar de uma maquina estrangeira devido a ter problemas de gripe na dele. como estou num bar já estou com estas cores e já assim


On : 10/12/2005 8:15:48 PM (www) said:

isto não está nada bom, não está não. deve ser do teclado


On : 10/13/2005 6:36:47 AM Bastet (www) said:

meninas equilibradinhas... referes-te aos filhos? ai, ai quem me dera! A gajinha tá do piorio...


On : 10/13/2005 6:40:51 AM Zu (www) said:

Concordo com o Cap, a descrição parece corresponder ao casamento gasto, sem emoções fortes... e sem grandes quecas, claro. Mas olha que os mais equilibradinhos enganam

E concordo com o Frogas quanto à ideia de um casamento até se ser velhinho ao lado do outro, com uma vida construída a dois. .


On : 10/13/2005 12:15:26 PM Hipatia (www) said:

Há vários motivos para a falta de paciência que referes, Frogas. De todas, o facto de a mulher não mais depender economicamente do marido, não será a menor, por certo. E a actualização da legislação, eliminando da lei discriminações gritantes, como era antigamente a questão da figura do "pai de família", que subalternizava mulher e filhos a um qualquer gajo, tivesse ele ou não vocação para o ser. Porque cargas d'água precisaria a mulher de uma autorização de macho para viajar? Medo que ela não voltasse mais? Se a tratassem bem, ela voltava

Será de admirar que a mulher tenha perdido a paciência? Eu cá não acho. Acho até que teve paciência para aturar demais. E suponho que seja o facto de agora não aceitar quase nada e, ainda assim, continuar a dar aos filhinhos gajos uma educação com valores de antigamente, o grande culpado dessa pouca paciência.

Mas isto dava mesmo pano para mangas...

Irrita-me que, enquanto as burguesinhas abrem a boca para exigir mais direitos e mais respeito, depois não saibam ensinar aos pequeninos burguesinhos como aceitar os deveres implícitos a quaisquer direitos e, muito menos, a forma como se hão de dar ar respeito e respeitar os outros

E deixa-me ficar por aqui, que é melhor...


On : 10/13/2005 12:17:25 PM Hipatia (www) said:

Por acaso, estava a desancar por atacado nas famílias inteiras, Bastet

E que a tua te vai dar água pela barba, não tenho a menor dúvida


On : 10/13/2005 12:22:22 PM Hipatia (www) said:

Por acaso, Zu, não acho nada que os equilibradinhos, no sentido de sonsos mesmo, cheguem a enganar alguma vez. Bem que tentam. Disfarçam, convencem-se que conseguiram, mas, mais cedo ou mais tarde, são sempre apanhados nas curvas.

E há coisas que não se disfarçam: gente cheia de fantasmas na cabeça, não pode nunca estar de bem com o próprio corpo. E, quanto a mim, quem não está de bem com o próprio corpo, não saberá nunca dar boas quecas. E esse é, na minha opinião, o mal dos equilibradinhos tal como os entendo, que os impede de perder a cabeça quando é preciso.


On : 10/13/2005 12:24:28 PM Hipatia (www) said:

(Esqueci dizer: Oh Frogas, tu aparece sempre. Quero lá saber qual é o teclado! Já te apanho pelas manhas da escrita )


On : 10/16/2005 10:50:44 PM frogas (www) said:

Hipatia já pensaste que esta coisa de não querer dar tempo ao tempo pode ser mais coisa de homem que de mulher? Não querendo contrariar o que escreveste, continuo a pensar que os homens se julgam os grandes beneficiados com alguns aspectos das novas mentalidades.
Uma certa noite passei umas horas a beber umas cervejas e a discutir o assunto com dois amigos:
Um deles afirmava a pés juntos, que a mulher se refugiava e sempre se iria refugiar na família tradicional por uma questão biológica , chegou ao ponto de afirmar que a necessidade de diversidade sexual era uma coisa subjacente ao homem .Dizia o meu amigo que o homem é que tem gravado no capacete a necessidade de espalhar os seus genes, enquanto que a mulher tem sempre mais presente a necessidade de resguardar a segurança dos filhos. Para o meu amigo a fêmea procura o macho certo enquanto o macho procura a diversidade e a quantidade
O outro meu amigo argumentou que o facto de se ter inventado a pílula tinha sido causa para muita mudança.
A conversa, como já te disse, durou horas, tendo sido abordados uma infinidade de aspectos respeitante a este tema.
Para mim o que ficou daquela noite foram estas duas opiniões que apesar de serem redutoras são um pouco daquilo que vai dentro da cabeça de muitos homens. De uma coisa tenho poucas duvidas, os homens estão contentes com a liberdade das mulheres dos outros ,e raramente se preocupam com o facto das deles um dia poderem querer vir a provar dessa mesma liberdade.

A minha opinião já te dei lá mais para cima
Ser velho ou velha numa cama vazia deve de ser xxxxxx

(O homem de ou a mulher de) são expressões que contem em si um sentimento de posse em relação ao outro que poderá não ser do mais saudável, mas na realidade não me incomoda pensar que existe um cantinho na cabeça de alguém que poderá ser apenas meu


On : 10/17/2005 5:09:04 PM Hipatia (www) said:

Não tenho nadinha contra o que escreveste, Frogas. Na verdade, concordo com (quase) tudo. Aliás, muito mais do que a postura do "macho", irrita-me solenemente a postura da fêmea. Até porque é a primeira a fazer-se de sonsa, conseguindo pela calada aquilo que não tem tomates para admitir que quer ou até que faz. E depois passam essa mentalidadezinha para os filhinhos e não saímos da pasmaceira.

Não nego também o desejo e a necessidade de posse. Faz parte, acho eu. Mas não precisam ser algemas. Podemos sentir posse, sermos pertença de alguém, sem que haja necessidade de cercear completamente a liberdade do outro.

Uma vez, deixaram-me aqui um verso do Sting: "if you love somebody, set them free". Só em liberdade e em respeito pela liberdade do outro podemos amar realmente. E só assim não ficamos condenados a essa cama vazia. Porque quem é livre escolhe voltar, em lugar de fugir para bem longe.

Mas há coisas que não: não, por exemplo, ao nome do marido, a não ser que ele aceite o nome da mulher; não aos burguesinhos reaccionários e todos os chorrilhos misóginos que proferem; não a criancinhas malcriadas, mal formadas, preparadas para serem a nova geração de obtusos; não a papéis sociais caducos, que obrigam uns e outros a papéis pré-definidos; não a casamentos só porque "já está na idade" e a filhos "porque é o que vem a seguir".

Sim ao amor, à partilha, ao construir - em igualdade e respeito - um lar. E, nesse lar, poder ter filhinhos e educá-los para serem, verdadeiramente, os homens e as mulheres do futuro


On : 10/17/2005 7:24:31 PM frogas (www) said:

Penso que já deverás ter visto o Frida
A vida daquele Diego Rivera e daquela Frida Callo, se foi vivida da forma que é narrada no filme, deve ter sido uma coisa de ir ao céu . Eu por mim até estaria disposto a pedir ao pai natal uma cópia rejuvenescida daquela grande senhora, até poderia ser uma bem mais feia ,que eu não sou gajo de grandes exigências. Infelizmente não acredito no pai natal, nem me parece que algum dia venha a ter categoria para chegar aos calcanhares daquele grande senhor

( claro que a pintar paredes o pobre Diego era gajo para aprender umas merdas comigo)

(o facto das sonsas não terem tomates penso que já terá sido provado pela ciência)
(desta é que vou ser morto)