2005-10-25

A 'minha' casa


aqui


As minhas caixas de comentários são um convite a quem vem por bem a esta Voz. Gosto do feed-back que me permitem. Gosto de saber que, por mais sério que seja o tom do post, é nelas que, verdadeiramente, estão os tesouros deste blogue: as tantas e tantas de respostas fantásticas e, muitas delas, imerecidas, que me foram deixando ao longo destes quase quinze meses.

Ali mais em baixo, a Zu dizia que estava confortavelmente instalada num sofá em amena cavaqueira. E podia estar mesmo. Porque também para isso servem estes sistemas de comentários: prolongar, pelo olhar do outro, dos outros, o que vou tentando dizer, nem sempre da forma mais correcta, nem sempre da forma mais clara.

Ao fim deste tempo todo, acabamos por nos conhecer um bocadinho uns aos outros. Nenhum de nós quer passar por santo, suponho, ainda que, como em todo o lado, haja umas personalidades mais frontais do que outras naquilo que dizem e na forma como o dizem.

Os blogues são nossos, ainda assim. De cada um de nós que os abriu e os vai sustentando com o tempo que rouba a outras coisas. Alimentamo-los com as nossas histórias, as nossas palavras, as nossas alegrias e as nossas mágoas. Desabafamos aqui o que nos queima a garganta. Pedimos em silêncio um abraço de amparo e, quase sempre, ele está logo ali, nos comentários que não tardam a chegar. Como partilhamos também a felicidade, os dias bons, a vontade de soltar gargalhadas a despropósito, sem termos de estar a explicar outra vez porque é o nosso sentido de humor tão estranho.

São como as nossas casas. Todas terão o seu feitio, o seu estilo decorativo e pouco importa que uns tenham atacado de assalto o IKEA e outros se ficassem pela Moviflor. É ao gosto de cada um e pretendem-se confortáveis quase todos, polémicos alguns, desbragados uns quantos, antipáticos e caprichosos - e ainda assim com piada e lugares permanentes na bancada - mais uns outros.

Todos os que escolheram ter comentários sabem que estão sujeitos a visitas indesejáveis. Porque há sempre um qualquer filho da puta que aparece onde não é chamado, ou porque não sabe estar quieto, ou porque quer visibilidade, ou porque, néscio, não tem entendimento para mais. Mas até esses já são farinha da casa e quase chegam a ter piada no poucochinho que são.

Agora, pode um ataque concertado, orquestrado, deliberadamente estudado e, suponho, até cronometrado, achar que não vai parar ao balde do lixo? Porque haveríamos nós de dar guarida a quem não vem por bem, a quem não entende o espírito que nos move ao abrirmos estas nossas casas aos comentários de estranhos?

Porque os estranhos entram com cuidado, tomam atenção para não partir logo um bibelô, não conspurcam a casa alheia nem a tentam transformar em esgoto. Os estranhos vêm comentar o que está dito no blogue. Ou o que foi dito noutro comentário. Não vêm atirar merda para as ventoinhas à espera de a ver voar em todas as direcções.

Ora eu nunca gostei de poluidores. E sempre tive cuidado em separar o lixo. E há cagalhões que continuarei a ver desaparecer com as águas da descarga. Afinal, esta é a minha casa e aqui ainda sou eu quem decide o que fica e o que não fica. E a merda vai embora!

2 comentários:

Hipatia disse...

On : 10/24/2005 7:18:52 PM (www) said:

Acabo de dar com este Blog e estou rendido. O Mia Couto tem parte do meu coração...


On : 10/24/2005 7:25:03 PM Hipatia (www) said:

E do meu também

Vais voltar? Trazes nome, para a próxima?

Bem vindo às Vozes


On : 10/24/2005 7:29:03 PM Gaivina (www) said:

Agora já sabes quem sou....


On : 10/24/2005 7:40:08 PM Hipatia (www) said:

Já tinha visto ali em baixo Obrigada pela simpatia


On : 10/24/2005 7:55:41 PM Noite (www) said:

Boa, é assim mesmo!


On : 10/24/2005 7:58:04 PM Hipatia (www) said:

Noite, linda Que saudades tinha tuas! Que aconteceu aos teus comentários? Eu bem que tentei...


On : 10/25/2005 3:59:24 AM Lisa (www) said:

Na nossa casa só boa onda, quem vem por mal, porta fora!
Felizmente nunca me atacou tal mal, cruz credo, bate na madeira!


On : 10/25/2005 4:39:47 AM Luis_Duverge (www) said:

Obrigada pela dica da Kate ... fizeste-me relembrar momentos fantásticos bem -hajas Hipatia. além da música a Kate tinha uma série de fãs (eu incluído) que achavam-na sómente ...perfeita, de uma candura arrebatadora ...bem é melhor é calar-me. Tive um amigo alemão que era mesmo passado por ela ao ponto de reunir um grupo de fãs para irem ter com ela, recolher assinaturas ...bem uma coisa tipo
"apanhado em contra-mão". Ás vezes fico a pensar, e hoje ...a esta distância de uma forma mais reflectida como é possível as pessoas terem um culto por outra, neste caso a Kate Bush. Reflectindo bem ela é do estilo da Ashley Judd que tu me enviaste para o Natal (és um amor de míuda) .
Desculpa, isto não tem nada haver com o post actual, quanto a este o meu comentário é mesmo o desprezo total pelos ignorantes que passam pelas casas dos outros e tentam fazer aquilo que fazem na casa deles. no meu canto, no da estrela do mar e no Art já vi situações idênticas e o direito de resposta é tempo que não gasto, sobretudo com cobardes que se escondem atrás de um monitor.
Aliás há uns tempos atrás falámos sobre isso ... e tu arregaças logo as mangas.
Bem fica bem no teu "Lar doce Lar", não sei se já reparáste mas tens 2 lares e em ambos te chateiam, fogo ... é caso para dizer, acende uma velinhas perfumadas e nada melhor do que um spa ...okokok, vou-me embora, Beijo.


On : 10/25/2005 4:51:59 AM sofia (www) said:

E fazes muito bem :)


On : 10/25/2005 6:42:36 AM sharkinho (www) said:

Obrigado, amiga.


On : 10/25/2005 8:36:02 AM Bastet (www) said:

Já te disse que gosto desta tua frontalidade? Já, pois já, mas que queres estou a ficar senil e repito-me... qualquer dia babo-me... a propósito, aquele par de mãos...


On : 10/25/2005 8:44:50 AM Hipatia (www) said:

A porta da rua é sempre serventia da casa, Lisa. E, sabes, em mais de um ano, sendo este um blogue sem papas nas letras, só ainda tive um encontro imediato do 3º grau. Ficou rapidamente sanado quando encarrapachei o medíocre na primeira página do blogue. Foi o único "ataque" dirigido contra a Hipatia. Mas suponho que não será o último. No entretanto, quem frequenta a Voz, acho que já sabe com quem se mete, se se lembrar de uma coisa dessas. Não sou exactamente uma pessoa cordata, não é? Agora, divergências de opinião? Venham elas! Fazem excelentes caixas de comentários, puxam-me pelas letras e pela cuca, dão-me pica.

Mas trazerem-me para o blogue assuntos que não me dizem respeito? Nunca. É lixo. E rapidamente!


On : 10/25/2005 8:52:45 AM Hipatia (www) said:

Luís, vai depois, se tiveres tempo, ler-me aqui:

http://vozemfuga.blogspot.com/2004/11/you-gotta-dance.html

Acho que vais gostar É um post sobre a Kate Bush e tem quase um aninhoAcho que ainda não me lias na altura

Já percebi que gostas delas "mignon" Lá se vão as minhas hipóteses, que de "mignon" tenho muito pouco

E, sim, eu arregaço logo as mangas. Lembro-me que achaste, na altura, que eu estava a exagerar. Mas foi remédio santo, sabias? Às vezes, é preciso

Quanto aos lares, não posso permitir que me tentem dar cabo deste, Luís. O outro, mais cedo ou mais tarde, resolve-se também. Como dizia - e bem - o Cap, agora é crime público. Posso sempre participar


On : 10/25/2005 8:58:48 AM Hipatia (www) said:

Também foram ao Tecto, Sofia? E foram parar ao tecto


On : 10/25/2005 9:01:22 AM Hipatia (www) said:

Este post é sobre uma questão de princípio, Sharkinho, algo que, volta e meia, nos aflige a todos que temos sistemas de comentários: apagar ou não apagar? Até que ponto podemos ser livres e pedir e liberdade e, depois, fomentar a censura?

Ora, para mim, existem limites. E um deles prende-se com o facto de, a haver qualquer tipo de personalização de temas em "minha casa", então terão de ser os "meus temas", porque este é o "meu blogue". É simples, acho.

Se o Jorge - e hoje acho que o posso dizer assim, não é? - me tivesse querido contar o que se passava com ele, teria entrado em contacto comigo por um dos meios em que não temos nicks. Se ele preferiu fazer um desabafo público enquanto Sharkinho, isso continua no plano cibernético e só lá leve ficar. Eu não comentei o post que deu origem a tudo isto. Para falar a verdade, nem gostei particularmente da posta. Mas era o desabafo que o Sharkinho precisava fazer e, como todos os outros, acabaria por descer para os arquivos do esquecimento, que são os arquivos dos nossos blogues.

Mas não posso admitir que venham para o meu blogue com coisas que, para falar a verdade, nem me interessavam. Porque antes não me interessavam mesmo. Todos temos problemas "no mundo real", todos acabamos, numa altura ou outra, aos berros com aqueles com quem convivemos "no mundo real". E todos nós, de uma forma ou de outra, já desabafamos nos blogues disso mesmo. Não pomos lá os nomes das pessoas. Chamamo-lhes antes nomes: cabrão (uso bastante), filho da puta (uso ainda mais), sacana (aqui e acolá, não devia ser grave), totó (este é mais para os taxistas), gajos e gajas (leva tudo pela mesma medida)... Não dizemos onde vivem, o que fazem, que idade têm. E fica o desabafo feito e siga, que o mundo também segue, para além do nosso umbigo.

Estou bem longe de Lisboa. Não faço nem ideia onde fica o tal bairro. E ainda que fosse vizinha, não era assunto meu. E não será nunca pela net que qualquer assunto particular de um blogger vai passar a ser assunto meu. Quem achar o contrário, veio bater à porta errada.


On : 10/25/2005 9:05:15 AM Hipatia (www) said:

Há coisas que precisam ser ditas sem paninhos quentes, não é, Bastet? E os paninhos quentes e eu nem combinámos lá muito bem Se não fizesse nada, daqui a uns tempos até podia ter um gato a mijar-me na banheira...

Prefiro mesmo aquelas mãos. Que mãos!


On : 10/25/2005 10:09:10 AM mysticat (www) said:

o comentário como o que li uns posts atrás...

é lixo directo. nem há cá reciclagem!

nada mais a acrescentar.

beijinhos


On : 10/25/2005 10:15:49 AM Hipatia (www) said:

E já disseste tudo

Beijos


On : 10/25/2005 10:36:01 AM Zu (www) said:

E está tudo dito, Hipzinha!


On : 10/25/2005 12:42:30 PM Hipatia (www) said:

Quase, quase, Zu. É que afinal "aquelas mãos" não estavam à minha espera


On : 10/25/2005 12:55:04 PM cachucho (www) said:

Não te chateies com os resíduos que por vezes nascem nos comentários. Pensa que é um genéro de um musgo que vai crescendo nas partes mais esquecidas e que de vez enquanto passamos por lá e com um simples pano limpo desaparecerem do mapa.

Um beijo miúda. ahh, deixei-te uma prenda nos enresinados no dia 17 de outubro e tu nem ligaste nenhuma...


On : 10/25/2005 1:09:57 PM rabiga (www) said:

É assim mesmo que o assunto merece ser tratado.
Há gente que não se sabe a que é movida, o certo é que nos blogues mais visitados, mais tarde ou mais cedo, há um post de idêntico conteúdo!
Melgas, chatos!
Beijinhos e as melhoras (se ainda precisares delas)


On : 10/25/2005 1:18:43 PM Hipatia (www) said:

O problema nem é bem o dos resíduos, peixinho. Desses, de alguma forma, já estamos todos à espera. São o que chamo no post "farinha da casa". Há alguns que até já são, em alguns blogues, os residentes mais assíduos e fazem disso a única vida que sabem ter na net. São "apagáveis", claro, até porque quase nunca comentam os posts ou o que está a ser dito nos comentários. E quase sempre só por isso. Como o spam que me invadiu aqui atrasado e, sem dar conta (porque me tinha esquecido de "apagar" a sistema de comentários do bloger) tinha para aí uns 30 comentários. Mas o que se passou foi bem diferente. Foi invasão de casa alheia com fins dúbios e a trazerem-me para aqui o que não me diz respeito, nem a quase ninguém que me comenta. E foi apagado, como é óbvio. A explicação - que suponho até já tenha sido lida - espero que seja quanto baste. Não faço as guerras dos outros e muito menos gosto de ser metida nelas à força e traiçoeiramente.

E espera que vou já ver isso. Não vi mesmo prenda nenhuma


On : 10/25/2005 1:25:08 PM Hipatia (www) said:

Neste caso, Formiguinha, via-se a léguas a que era movida esta pessoa. E nem é essa a questão. A questão é que não é assunto para vir para a Voz. Nunca deveria ter vindo. Não me interessava saber, ser assim enfiada à força nas tricas dos outros. E é mesmo contra isso o post: respeitem o meu espaço, onde gosto de estar e receber quem vem por bem; respeitem quem me visita, que não tem de andar a ler coisas que não vem procurar à Voz. Simples, acho. E espero que tenha ficado bem claro

Até porque este blogue tem pouquinhas visitas - mesmo que de grande qualidade - e não é nem pretende vir a ser um blogue "mediático". Isto de ter um blogue "anónimo e anódimo" (agora vou ter de me esconder da Vague e da Zu ) tem muito que se lhe diga

Quanto às melhoras, ainda estou a precisar delas, sim. A voz já se ouve qualquer coisita, mas quase não se percebe; só berrando, coisa que com a faringite que apanhei, dói bastante. Obrigada!


On : 10/25/2005 1:35:16 PM cachucho (www) said:

Acho que já sei do que estas a falar. Também recebi uma visita do mesmo personagem...


On : 10/25/2005 1:43:08 PM Hipatia (www) said:

És bem capaz Andou a multiplicar-se por várias frentes.

E, olha, já pedi bem desculpa? Nem por isso, já sei! Desculllllllllllppppppppaaaaaaaaa! Adorei o jogo de banho em tons escuros, como podes ver ali em cima


On : 10/25/2005 2:09:01 PM Zu (www) said:

Humpf, só tu é que recebes os gajos bons O que vale é que os partilhas connosco!
E é assim mesmo, tão anónimo e tão anódino, que eu gosto tanto deste cantinho que até me instalo sem cerimónia nos teus sofás


On : 10/25/2005 4:35:04 PM Hipatia (www) said:

E és sempre bem vinda, Zu

Já pensaste que, às tantas, o mal pode estar em ti ? Se não disseres do que gostas, como podem os outros adivinhar?

(ai que esta foi tão mááááá)

Sabes, uma das coisas que gosto nele é o facto de ser um cantinho. Muito mais aconchegante do que se fosse um cantão. Pena não me pagarem em francos suíços


On : 10/25/2005 4:48:58 PM Gaivina (www) said:

Será que posso enviar, de vez em quando um texto, para este Blog, casa tua?


On : 10/25/2005 4:55:48 PM Hipatia (www) said:

Será que podes? Força! Quando mandas o primeiro? É para o comPILAções ou é um texto normal?

O e-mail está ali ao lado no @-fugas.

(depois responde-me à perguntinha que te deixei na outra caixa de comentários, p.f.)


On : 10/25/2005 5:21:47 PM Gaivina (www) said:

Tenho a sensação se entrar numa festa onde não conheço ninguém....
Para o comPILAções... ainda não.
Tenho que pensar num outro tipo de texto....


On : 10/25/2005 5:43:46 PM Hipatia (www) said:


Não conhecia quase nenhum blogger dos que primeiro se aventuraram no comPILAções. Mas fica à vontade

(Eu é que não sei o que pensar desse anjinho )


On : 10/25/2005 6:04:28 PM Gaivina (www) said:

Acabei de enviar um texto para a caixa de correio do "Vozes"...


On : 10/25/2005 6:22:02 PM j.p. (www) said:

e ora bem...aqui esparramada nesta chaise-longue que paguei em suaves prestações suaves, brindo bem alto contigo, e digo:
-Manda-os cagar!


On : 10/25/2005 6:34:20 PM Hipatia (www) said:

Gaivina, já cá estás.

OBRIGADA!

(espero que gostes da cor )


On : 10/25/2005 6:36:25 PM Hipatia (www) said:

Ah! Já acabaste de pagar a tua chaise? A que arranjei lá no teu ainda não está completamente paga. Mas estou a pensar trocar para a Tele 2 para eles me soterrarem nos cêntimos que faltam

Tchin-tchin, JP

Beijo


On : 10/25/2005 7:11:59 PM Zu (www) said:

Isto agora parece meio deslocado, aqui no final de tantos comentários sobre outros temas, mas vai na mesma.
Claro que foste muito, muito má. Afinal, eu sou uma mãe de família, tenho uma filha que me lê, não posso pô-la perante os gajos bons que me der na veneta ou perante as minhas fantasias mais loucas ou depravadas!
Mas vou dizendo disparates por outras bandas, como aqui (obrigada pelo sofá cativo, sabe mesmo bem!). E assim vai havendo quem conhece os meus gostos e até me oferece um "gato" para o Natal


On : 10/25/2005 7:45:47 PM Hipatia (www) said:

Desde que digas os disparates, Zu E claro que por aqui podes dizer o que bem entendas. É que eu cá sou uma "gaija do nuorte" e tu só o és a fazer de conta, traidora

Beijo


On : 10/26/2005 5:46:37 AM Zu (www) said:

Registada como tendo vindo ao mundo na Rua de Santa Catarina (foi na Trindade, na verdade, mas os meus avós moravam ali) - queres maior certificado de tripeirice?


On : 10/26/2005 7:32:09 AM Hipatia (www) said:

Nem sotaque tens. Pffftt Tripeirice de fazer de conta, é o que é.


On : 10/26/2005 2:09:09 PM Zu (www) said:

:)


On : 10/26/2005 3:30:09 PM Hipatia (www) said:

Estás-te a rir? Aprende a dizer "murcona" primeiro


On : 10/26/2005 6:30:01 PM Zu (www) said:

Eu seie! E quando me zango a pronúncia do norte faz-se sentir... ligeiramente!


On : 10/26/2005 6:53:58 PM Hipatia (www) said:

muito ligeiramente...


On : 10/27/2005 4:05:03 AM Zu (www) said:

O que tu tens é inveja do meu sotaque cristalino


On : 10/27/2005 7:38:40 AM Hipatia (www) said:

Acho que esse cristal tem dedadas


On : 10/27/2005 3:50:35 PM Zu (www) said:

Dedadas nortenhas, olarecas!


On : 10/27/2005 4:22:03 PM Hipatia (www) said:

Então são boas dedadas. É que nem sempre é no centro que está a virtude


On : 10/28/2005 6:18:08 AM Zu (www) said:

Estás a colocar em dúvida o meu carácter virtuoso??????


On : 10/28/2005 12:34:25 PM Hipatia (www) said:

E não?

ihihihihihih

Anónimo disse...

Mais Vozes

Esse é 1 dos problemas da (demasiada?) exposição na net. A certo ponto deixamos de ser 'anónimos' e isso acarreta uma série de inconvenientes.

Sabes os problemas q tive no Púrpura secreta, e recentem/ na maré.

É chato e cobarde. Não me interessa a vida de cada 1 e é mto fácil propagar mentiras e lançar boatos e quem faz estes ataques não tem dto de incomodar os blogs dos visados nem os dos outros p/ ataques pessoais e disfarçados (in)devidamente acobertados pela corajosa capa do anonimato.

Sim, qq um pode ser 'alvo' dos chatos q comentam no Sharkinho mas não será por isso q vou deixar de lá comentar qdo me apetecer.

Ando meio desligada da blogosfera (e a blogosfera ressente-se :lol ms a minha ausência é geral. Mas não entrem em pânico, minha gente, que eu volto, vou voltando, vai-se vivendo

bjs e responde ao post lá de baixo - explicações de configuração q não me deixam comentar no outro sistema. Ou então explica aqui, sff.
vague | Homepage | 10.25.05 - 11:11 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Esta situação é diferente da que experimentaste, Vague Maria. Porque, no teu caso, os ataques eram contra ti nos teus blogues e a tua identidade "blogueira" era usada contra ti. Por mais criminoso que fosse, por mais nojento que fosse, era ainda net. No caso do que vieram escarrapachar no meu blogue, não havia net alguma. Só lavagem de roupa suja de assuntos que não me interessam e não podem, de forma alguma, interessar a quem usa os "meus" sistemas de comentários. A vida privada dos outros não me interessa, enquanto estiverem atracados a um nick. A vida privada do amigo por trás do nick só me interessa quando esse amigo me resolve, em privado, fazer confidente. O resto é lixo. Lixo!

(vê as configurações do Norton, Vague. Vê como estão para os "pop ups". Vou ver se encontro a explicação que a Maria Árvore me deu na altura e mando-te por mail. Mas, às tantas, aproveitava e também perguntava ao Cap )
Hipatia | Homepage | 10.25.05 - 2:38 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Tal e qual ... esta tua casa então é um dos meus cantinhos de eleição e venho cá sempre que posso ... gosto da forma que usas para descrever a blogosfera e os blogs ... é tal qual como dizes, eles acabam por nos reflectir, espelham as nossas emoções ... aqui se fazem partilhas, nestas nossas portas que estão sempre abertas para quem quiser entrar ... a propósito, e uma vez que sou uma das frequentadoras deste teu espaço ... agradeço desde o primeiro dia a ternura com que me recebeste e retribuiste as minhas visitas.

Beijoquinha encaracolada
Caracolinha | Homepage | 10.25.05 - 4:25 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

A simpatia retribui-se, não é, Caracolinha? E a ternura também. Porque haverias de merecer de mim menos do que aquilo que sabes dar? As portas das Vozes, da Voz, estão sempre escancaradas para ti

Beijinhos
Hipatia | Homepage | 10.25.05 - 6:54 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Obg : )
vague | Homepage | 10.25.05 - 7:30 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Já entras nas outras?

Vou ver