2008-11-26

O Natal é Christmas

Este não é mais um daqueles posts anti-consumismo. Que o Natal já não é o que era já todos sabemos. Também sabemos que a maneira como o festejamos é cada vez mais extravagante. Nada tem a ver com o tempo dos nossos pais ou dos nossos avós, bastante mais despojado.

As nossas tradições vão sendo misturadas com outras, de outros países. O que é normal, é da globalização! Até as músicas, nas lojas, são maioritariamente cantadas noutras línguas (I wish you a Merry Christmas, I wish you...). Creio que o mesmo deva acontecer nesses outros países... talvez... (será?)
Depois, quando vamos comprar postais, encontramos tantos a dizer “Merry Christmas” quantos os que dizem “Feliz Natal” (nalgumas lojas mais até dos primeiros). E damos por nós a ficar indecisos na escolha.

Antigamente era o Menino Jesus a distribuir as prendinhas. Veio a publicidade e impôs a figura do Pai Natal, aquele velho de barbas que se veste de vermelho e tem uma pança sem ar nenhum de caber numa chaminé. Agora, até já ouvi umas crianças chamar-lhe Santa Claus. Santa Claus?! Mas o que é isto?! Podem até já não acreditar, mas sabem falar português, certo?

Ah! Falta falar da competição de luzes. Coisa muito pouco ecológica, diga-se de passagem. Antes, o elemento que tinha luzes a piscar era a singela árvore de Natal na sala. Nos dias de hoje, além do interior, é o exterior do lar, ou home sweet home, a estar enfeitado e com luzes a piscar. Nem quero imaginar as contas de luz do mês de Dezembro!

Por tudo isto, e mais algumas coisas deixadas de fora para não tornar o post ainda mais longo, o Natal de hoje é Christmas!

Pronto. Fico-me por aqui. Se me esquecer de vos desejar um Feliz Natal, sempre vos posso gritar Merry Christmas! Posso?

6 comentários:

Anónimo disse...

agradeço e retribuo. com um 'Festas Felizes', que prefiro :)

cg

susemad disse...

Em Portugal sê português! :)
A época natalícia está a perder o seu encanto. Tenho pena, mas tudo muda...
Aqui em casa ainda tento que seja como no tempo dos meus avôs. Sabe sempre melhor!

PreDatado disse...

Excellent post. Nothing to add. See you soon.

Ah é verdade (that's true) um ganda (biga) Merry Christmas para ti também (also).

Fabulosa disse...

anónimo cg, claro... =)

tons de azul, não temos de fazer tudo exactamente igual aos nossos avós. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, sei disso. Só me parece que copiar tudo o que vem de fora nem sempre é bom. As extravagâncias nem sempre são boas. Este ano estamos em crise. A ver vamos como vai ser. =)

PreDatado, thanks man! ;)

Anónimo disse...

Nos países onde se fala inglês, para compensar, os míudos cantam: 'O menino está dormindo, nas palhinhas despidinho, os anjos lh'estão cantando...'
Não, mas é pena (e é mais pena que ao menos os 'nossos' não o façam), porque é uma belíssima canção.

Por falar nisso (esta já é velha, mas tenta-se), sabes quem é a mulher do Pai Natal?
É a Mary Christmas.

Fabulosa disse...

info-excluído(s), algumas "velhas" ainda me fazem rir e sorrir... foi o caso! ;)