2013-06-12

WTF?

2 comentários:

Paulo Abreu e Lima disse...

Essa estórias dos contratos swaps também foi muito mal contada. Tu, como eu, sabemos que os swaps são contratos para minimizar riscos vários (cambiais, taxas de juros, etc). Podes-me elucidar melhor o que realmente aconteceu?
(pode ser numa linha, acho que basta...)

Hipatia disse...

Claro que é muito mal contada e, muitas vezes, origina discussões absurdas. Mas o WTF era para a facilidade com que se muda de ideias neste Governo. A quem terá o Borges puxado as orelhas?

Quanto aos swaps e numa linha, a melhor explicação que li na comunicação social e que toda a gente continua a não querer entender, discutir ou sequer começar a perceber: http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/detalhe/os_swaps_e_a_business_judgement_rule.html#.UYlTmZYW3hE.facebook

Mas é que mudam os tempos e, num instante, se diz que mudaram as vontades, mesmo quando não mudaram nadinha. Aliás e a título de exemplo, está ali em pano de fundo o Catroga a dizer que era o PREC IV que queria ir além da troika. E com cara séria! E vai haver quem não se vai lembrar de quem disse e como foi. A memória dá sempre jeito, desde que devidamente adaptada aos novos tempos verbais. Os swaps são disso vítima.

Dito isto tudo, há de factos contratos verdadeiramente dantescos, como o que foi feito pelo Metro do Porto com o Santander. Profundamente especulativo e mais do que evidente que nunca seria capaz de proteger do risco que pretendia limitar. Mas alguém deve ter ganho muito dinheiro...