2005-06-19

Nem tudo começa num beijo


Amor and Psyche


Queria ter sido capaz de te amar. Ou melhor: nem é bem isso, porque há vários tipos de amor e até acho que te amo profundamente. Mas queria ter sido capaz de te amar com aquele amor tresloucado e possessivo, quase paranóico, que nos faz perder o chão, perder o ar. Porque acho que mereces ser amado assim. E eu não soube, ou então apenas não sei como.

Queria ter sido capaz de te amar de forma ciumenta, implacável, sem espaço para mais ninguém, excepto nós. Queria ter sido capaz de fazer um casulo para nos escondermos, proteger-te do mundo, para que me protegesses a mim.

Queria que me tivesses partido o coração. Para que eu soubesse que te amei, mais do que te amo ainda, muito para lá do confortável, muito além da estima.

Queria ter-te feito meu, plenamente meu, tão meu que tivesses sido capaz de me fazer esquecer todas as minhas coisas. E eu te tivesse feito esquecer as tuas. Queria que nos tivéssemos perdido, para lá de nós, das nossas penas, dos nossos fantasmas, das nossas limitações.

Queria saber amar-te como mereces. Quero saber-te feliz. Porque te quero, ainda assim: quero-te bem! E tu sabes disso. Como podes duvidar?




La Luna (Lunatic Love Letter) - Ottmar Liebert

7 comentários:

Hipatia disse...

On : 6/18/2005 6:47:29 PM Condessa às Avessas (www) said:

"Nem tudo comea num beijo"
"Queria ter sido capaz de te armar"

Freud explica... tanto acto falhado!!! :lol: :lol:

Quanto à última pergunta só ele é que te saberá responder!

Porque é que o amor só é considerado amor quando é arrebatado, explosivo, doloroso, insaciável... quando é desconforto... e não serenidade, prazer silencioso que se vai instalando dentro de nós devagarinho? Porque é que amor é sinónimo de dor? (rima pirosa)


On : 6/18/2005 7:05:49 PM maria arvore (www) said:

Oh Hipatia,
a grande soda é que mesmo que não duvide, pode não te retribuir.
Deixa lá de procurar razões para os «erros meus, má fortuna, amor ardente».
Pelo lado positivo: ele nem sabe o que perde!


On : 6/18/2005 7:56:53 PM Zu (www) said:

E de repente, eis que esta caixa se abre de novo para mim! Aleluia!

Na verdade, eu prefiro o amor calminho tal como o descreve a nossa Condessa, ou como o canta o João Gilberto no seu "Amor em paz" (fale-se de amor, e eu lembro-me desta canção linda, linda). Aquele que se instala aos poucos, nos invade de mansinho e nos faz sentir reconciliados com tudo - até com o amor :)

Depois explica como puseste aqui a musiquinha do Ottmar.


On : 6/18/2005 8:46:06 PM Hipatia (www) said:

Meninas, este post é só uma prenda para alguém que é muito importante para mim, mesmo que o seja bem para lá do amor romântico. Alguém que, no entanto, hoje resolveu desligar o telefone, talvez porque não teve como esperar o tempo que demorou a minha net a arrancar.

O "Nem Tudo Começa Num Beijo" é o título de um livro

E não houve erros, nem má fortuna. Aliás, acho que o fado foi benigno desta vez, ao dar-nos a hipótese de fazermos, ainda, parte da vida um do outro


On : 6/18/2005 11:14:47 PM mysticat (www) said:

if you love somebody.... set them free


On : 6/19/2005 7:11:09 AM Hipatia (www) said:

Estás a dar-me música, Misty?




On : 6/19/2005 10:00:47 AM espumante (www) said:

Nem tudo começa num beijo,
Nem tudo num beijo começa.
Mas quando o beijo acontece,
É certo perder-se a cabeça...
Beijinho e segue o conselho da Misty
:)


On : 6/19/2005 2:04:46 PM Hipatia (www) said:

Está livre, Espumante. Nunca esteve "preso". Talvez porque eu não me saiba prender; talvez porque não era meu para prender; talvez apenas porque não tinha de ser

Eu gosto de beijos


On : 6/19/2005 3:00:31 PM vanus (www) said:

Tão bonitinha!

Afinal o amor não é um papão, e veste-se de muitas formas (até de pé de gesso), e às vezes, só quando passa sabemos que o foi

(estou aqui a presumir..., como estamos em época de gémeos e isso...)


On : 6/19/2005 3:02:36 PM vanus (www) said:

Ah, só uma dúvida, na primeira frase é mesmo armar ou amar?


On : 6/19/2005 3:23:21 PM Hipatia (www) said:

LOL

Já corrigi o "armar". Como é óbvio, não tinha dado conta

E, sim (ainda que não perceba essa do pé de gesso), acho que estás a presumir bem

E, não, o amor não é um papão. Eu é que, às vezes, sou


On : 6/19/2005 5:15:52 PM mysticat (www) said:

lol acreditas que eu queria escrever mais qualquer coisinha, mas era tão tarde, mas tão tarde, que a noite virou dia. já passava das 5am.
E eu não podia deixar passar esta entrada sem a comentar numa outra altura mais lúcida.
E tive de escrever o chavão do Sting! Mais que não seja para começar a fazer eco. A mim tb, claro!
Achas que o amor é mais intenso se for vivido de um modo que nos arranca a sensatez e nos torna numas pessoas sedentas e possesivas?

talvez, sim...
porra, tenho mesmo de começar a ver menos filmes e dedicar-me ao love.

beijinhossssss!

ps: pé de gesso!???? o amor é mesmo cego


On : 6/19/2005 5:18:12 PM mysticat (www) said:

Desculpem, queria corrigir:

"E eu não podia deixar passar esta entrada sem a comentar imediatamente. Nem quis esperar para uma outra altura mais lúcida."

é da ressaca, não liguem.


On : 6/19/2005 5:30:28 PM Hipatia (www) said:

Essa do pé de gesso também não entendi, Misty. É que nunca vi tal coisa na pessoa em causa, mas a Vanus vê coisas que a própria razão desconhece

Não sei se tem de ser algo sedento e insensato. Mas tem de ser mais do que apenas confortável. Tem de ser algo bem diferente de um sucedâneo, algo para mascarar o que não se tem E sabiamos ambos o que não era. Talvez seja ainda difícil dizer o que foi


On : 6/19/2005 7:19:15 PM vanus (www) said:

A vanus também nunca lhe viu um pé de gesso, na pessoa em causa, na realidade acho que nunca lhe olhei para os pés

O que ela queria dizer, é que quando toca ao amor, até um pé de gesso se engole (era para continuar a frase, lol),...pá isto vinha a propósito de uma discussão muito antiga que tivémos aí no porto a atravessar uma estrada, sobre pés de gesso, unhas e gravatas, e hoteis

(eu hoje devia ter jogado na lotaria, ou uma coisada assim, estou com a minha PES à flor da pele )


On : 6/19/2005 8:32:43 PM cap (www) said:

And so it is...


On : 6/20/2005 5:11:25 AM Jorge Morais (www) said:

Esse "Nem tudo começa num beijo" daz-me lembra o filme "Pretty Woman"

Eu já desisti de tentar definir o amor (foi mais ou menos ao mesmo tempo que desisti de tentar perceber as mulheres).

Já agora, comentando a canção do Sting, "Se amas alguém, deixa-a(o) livre" foi, segundo ele, um antídoto contra a canção "Every breath you take", que falava sobre um amor possessivo.


On : 6/20/2005 10:22:05 AM Lisa (www) said:

Pois eu gosto desse amor tresloucado e intenso, que é paixão, chama, loucura. Faz-nos sentir vivos!
Se bem que tem o seu revés: o fogo arde, consome e extingue-se; a brasa já dura, dura, dura - se houver o cuidado de a manter acesa.


On : 6/20/2005 11:34:33 AM Hipatia (www) said:

Porra, miga! Tu com a PES à flor da pele deve ser mesmo de fugir

E lembro bem essa conversa e, mesmo não gostando de admitir, o certo é que temos - às vezes - que engolir uns pés de gesso. Na certeza, porém, que logo lhes daremos um banhinho de loja


On : 6/20/2005 11:34:51 AM Hipatia (www) said:

Ai sim, Cap?




On : 6/20/2005 11:36:08 AM Hipatia (www) said:

Oh Jorge, que eu saiba o "Pretty Woman" era sobre uma puta. Não sei que analogia querias fazer, mas, olha, não gostei. Nem um bocadinho!


On : 6/20/2005 11:38:14 AM Hipatia (www) said:

Mas há pessoas e há alturas nas vidas das pessoas em que esse amor tórrido é mais necessário do que noutras ou para outras, não é Lisa?


On : 6/20/2005 5:44:54 PM Jorge Morais (www) said:

Hipatia,
acordaste de mau humor.
Não tem a ver com uma puta, mas com uma prostituta, que é diferente... E cuja condição para acompanhar o Richard Gere é que não há lugar a beijos na boca, pelos vistos uma condição necessária para evitar a paixão. A verdade é que não começou com um beijo, mas quando se beijaram não houve mais retorno. Já ficaste mais contente, depois da explicação?


On : 6/20/2005 5:55:49 PM Hipatia (www) said:

O "Pretty Woman" é, como dizia hoje a alguém, bem mais do que a história de uma puta, Jorge. Mas a questão do beijo é uma coisa de puta. As putas é que não beijam os clientes. Aliás, como não há começo nem fim, excepto a cópula ocasional, nem faz sentido associar o beijo ao serviço prestado pela puta. E continuo a não entender a analogia e continuo a não gostar. Não lhe encontro sentido num texto que dediquei a alguém especial para mim, que nunca me tratou como puta, nem eu tratei como cliente. Mesmo que prefiras chamar prostituta e venhas com essa do evitar a paixão. É que não tem nada a ver. E o retorno das putas, quando não se mascaram de cinderela, é o preço combinado à cabeça. O "Nem tudo começa num beijo" é o título de um livro belíssimo, sobre um amor quase impossível, entre quem vive num sótão e quem vive numa cave. Mundos diferentes, linguagens diferentes, até um dia...

E não, não tem a ver com o facto de ter acordado melhor ou pior disposta. Tem a ver com limites. E acho que tu passaste para lá dos meus com esse comentário que, espero, tenha sido só infeliz.


On : 6/20/2005 6:19:55 PM Jorge Morais (www) said:

Hipatia,
já respondi por e-mail.


On : 6/20/2005 6:41:28 PM Hipatia (www) said:

Eu respondi a um mail teu. Espero ter ficado tudo claro, Jorge.


On : 6/20/2005 7:03:49 PM Jorge Morais (www) said:

Só respondeste a 1, não sei se recebeste o outro.


On : 6/21/2005 7:37:11 AM Hipatia (www) said:

O outro tem resposta?


On : 10/14/2005 5:54:54 PM Hipatia (www) said:

Mais Vozes

Não consigo aceder às vozes pelo que recorro às outras vozes para te dizer o óbvio: belíssimo post. Lindo.
bastet | Homepage | 06.20.05 - 11:55 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Não! E nem tudo acaba com um beijo, mas acontece também...
Jinhos...gostei.
Vera Cymbron | Homepage | 06.20.05 - 12:52 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Amas. Amas em liberdade, talvez este amor não se revista da loucura, daquele amor que desejamos, que nos rouba a lucidês. Este não cobra, não exige, liberta, vive-se no desejo de ver o outro feliz. Não é menos amor. Não dói, apenas...

AMEI, este teu post! Não tenho dúvidas que esse alguém, ficará profundamente comovido.. eu fiquei.

Um beijo grande.
Margens | Homepage | 06.20.05 - 1:46 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ora bolas não consigo ler as vozes! Estão em fuga?
bastet | Homepage | 06.20.05 - 5:06 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Já mandei por mail, Bastet. Assim podes ler E que fizeste tu às configurações do Explorer? A Zu não conseguia abrir, mas agora já consegue e deixas tu de conseguir? Não percebo!

Quanto ao primeiro comentário: obrigada!
Hipatia | Homepage | 06.20.05 - 5:59 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

É verdade, sim, Vera. Aliás, acho que é ainda mais frequente não acabar tudo num beijo. E é uma pena que assim seja porque, no fundo, é apenas mais um ciclo que se fecha e, às vezes, são histórias que mereciam bem mais do que a amargura com que as terminámos
Hipatia | Homepage | 06.20.05 - 6:01 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

A amizade é uma espécie de amor para mim, Margens. Amo profundamente aqueles que escolhi chamar amigos: gosto deles a vários níveis, especialmente pelas pessoas maravilhosas que são.

E não concebo qualquer tipo de amor que tente cortar asas. Nenhum!

Obrigada por teres gostado tanto

Beijinho
Hipatia | Homepage | 06.20.05 - 6:04 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

É mtº raro passar por aqui, mas posso dizer que conheço-te de outras caixas de comentários!

Mas este post foi irresistivel, e por isso deixo uma msg:LINDO!

Obrigada! Precisava de ler uma coisa profunda e com todo o sentido! Com este sentido!
Cristina | 06.27.05 - 10:13 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Obrigada, Cristina Este post foi escrito para alguém especial. Sei que essa pessoa gostou. Fico encantada por saber que outros também gostaram

Às vezes saem umas coisas mais de acordo com o goto de quem lê; outras nem por isso. Talvez na próxima passagem me encontres novamente a teu gosto. E que sejas sempre bem vinda
Hipatia | Homepage | 06.29.05 - 7:51 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Enganaste Hpatia!
Estás sempre a meu gosto!!! Eu é que não sou de deixar comentários nas caixinhas para esse efeito... mas, como te disse em cima, sempre gostei de te ler, e dos teus comentários nas caixinhas dos outros!

Obrigada, e um beijo!
Cristina | 06.30.05 - 1:18 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Mais uma vez, obrigada, Cristina

Vou esperar ter-te por cá quando me lembrar de um bom desafio. Ando a planear um sobre histórias de encantar... que te parece?
Hipatia | Homepage | 06.30.05 - 1:46 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

simmmmmmmmmm!!!!
Cristina | 07.01.05 - 12:01 am | #

vague disse...

que bonito e quão verdadeiro!
pq é q amor rima com dor e mesmo doendo e pq dói é mais sentido?
ah raça humana!

para ti:

http://www.youtube.com/watch?v=xsPwQtP9i1U&feature=player_embedded

Hipatia disse...

Obrigada, miquinhas :)))

Mas mal que pergunte, que andas a fazer a comentar-me posts de 2005? Quase não dava contigo (ou a prenda):D

vague disse...

2005? lol

vague disse...

devo ter clicaso no blogroll p/ aceder aqui :P

vague disse...

clicado*

Hipatia disse...

Os meus arquivos são os teus arquivos, minha amiga :D E acho que não tinhas comentado este na altura ;-)