2005-08-03

(a)moralidades

d'un coté la guerre et les conquêtes, et de l'autre le progrès du despotisme, s'entraident mutuellement... les princes conquérants font autant la guerre à leurs sujets qu'à leurs ennemis...

Rousseau - Jugement sur la Paix Perpétuelle



A guerra poderá alguma vez ter justificação? E a guerrilha, parente pobre e suja da guerra? E o interesse de qualquer estado poderá alguma vez exigir comportamentos amorais? Ou serão antes eles rapidamente propostos, desculpando-se o uso de um "terror menor" contra um terror sob a alçada de legitimidade de um estado terrorista? E como se mede o terror? Em números de vítimas? Em números de vítimas evitadas? Ou apenas pelo silêncio dos que nem como vítimas se podem afirmar?

Já agora: ainda alguém se lembra dos Hutos e dos Tutsis? Dos Balcãs? Da Indonésia pré e pós Timor? Dos Khmers? Do Afeganistão? Da recusa dos EUA em aceitarem a jurisdição do Tribunal Penal Internacional?...

Hoje estava a pensar nos ataques terroristas de Nova Iorque, de Madrid e agora de Londres. Em todos reconheço um caracter amoral, as vidas inocentes perdidas sem aviso, sem hipótese de salvação.

Mas alguém se lembra como a História parece sempre capaz de lavar as morais das diferentes histórias? Vamos apanhar e condenar todos os Noriegas e todos os Pinochets depois de eles perderem valia para as politiquices do costume?

A verdade é que me parece que não há aqui novidade alguma. Só mudam os lados vitimados e as dimensões das hecatombes.

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 8/3/2005 4:06:19 PM Caracolinha (www) said:

Apesar de nenhuma guerra ter justificação, continuam sempre a arranjar-se novas justificações para que elas comecem ... beijinhos encaracolados anti belicistas ~:o)


On : 8/3/2005 6:03:10 PM riquita (www) said:

é só uma repetição da história


On : 8/3/2005 7:02:19 PM Hipatia (www) said:

Alimentam-se a elas mesmas. São sorvedouros de interesses e calculismos. No fim, devoram tudo, numa corrida entre o nepotismo e o despotismo e, como sempre, apenas uns poucos lucram.

E choca-me, especialmente, saber que não há nada a fazer para levar ao TPI gajos como os soldados americanos que fizeram fotos obscenas no Iraque ou mudaram as torturas para barcos-prisão em águas internacionais. Porque os EUA - que tanto se arvoram em polícias do mundo - se recusam a ratificar o Tratado de Roma para que nunca aconteça a gajos como os Bush o que aconteceu ao Pinochet quando resolveu "sair de casa".


On : 8/3/2005 7:03:55 PM Hipatia (www) said:

Quando estava a escrever o post, só me lembrava do livro "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, escrito há mais de 2500 anos... e não mudamos nada, afinal!


On : 10/24/2005 3:17:34 PM Hipatia (www) said:

Mais Vozes

que dizer mais?
Jacky | Homepage | 08.04.05 - 12:56 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ui! Tanto que calei, Jacky Mas era só mais do mesmo, infelizmente.
Hipatia | Homepage | 08.04.05 - 1:02 am | #