2005-09-24

Amor virtual


No novo mundo virtual, descobre-se que a paridade ganha terreno. Os homens e as mulheres trabalham a sua libido com a mesma constância nos fóruns, nos chats e SMS. A Internet substituiu os bailes populares e as discotecas. (...)Os novos infiéis debicam e multiplicam encontros. (...)Fazem zapping. É uma nova forma de amor com telecomando(...)

Robert Ebguy, in Le Nouvel Obcervateur (citado na Visão de 02/09/2004)


Amor com telecomando? Mas por acaso alguém pode ligar "o amor" clicando num qualquer botão on/off?

Fode-se on-line. Ou há masturbação mútua, higienicamente anónima.

Mas não há como construir amor. O amor é bem mais do que sexo e, mesmo quando mantido à distância, em algum momento precisará da proximidade do tacto, dos cheiros, dos olhares, das substâncias e circunstâncias mútuas, para se consubstanciar.

Ou então fica, também ele, um sentimento fast-food, descartável. Um enamoramento passageiro, com botão on/off e os dias contados e recontados da inconstância.

Pode alguém amar sem confiar? Pode alguém confiar nas palavras tesudas que, dia após dia, são o repertório repetido, os signos e os símbolos expurgados de sentido, dos roteiros das quecas on-line?

Não basta fazer um upgrade dos conceitos. Eles precisam continuar a significar alguma coisa...

2 comentários:

Hipatia disse...

On : 9/24/2005 5:48:08 AM sha-la-la (www) said:

Mas quem está a falar de amor?

São apenas trocas de palavras vazias entre duas pessoas iludidas...

O amor é outra coisa....




On : 9/24/2005 8:55:24 AM cachucho (www) said:

grande texto! mais um para não variar.

Acho que mais logo tb vou escrever algo sobre este assunto


On : 9/24/2005 9:11:58 AM Hipatia (www) said:

Amor está no título do post. Reparaste, não reparaste, Sha-la-la? E há quem chame "amor virtual" às fodas que vai dando on-line. Mas eu não concordo com este abusar do conceito do coitado do amor.

E também não sei se as pessoas estão iludidas. Cada um acha o que procura e, às vezes, o que merece


On : 9/24/2005 9:12:24 AM Hipatia (www) said:

Então escreve, para eu ir ler, peixinho exagerado


On : 9/24/2005 9:32:22 AM sha-la-la (www) said:

Talvez nem todos acham o que procuram ou o que merecem. Talvez algumas pessoas ainda procurem alguma companhia na sua solidão. Os meios não serão, em muitos dos casos, os mais adequados, mas não custa tentar. Não me meto em "aventuras virtuais", mas já fiz uma amizade ou duas (no meio de tantos contactos) através da net.

E se não é uma ilusão,que nome lhe dar?


On : 9/24/2005 9:45:57 AM frogas (www) said:

Senhoras e senhores meninos e meninas não percam a possibilidade de ler nos enresinados as lindas historias de amor do peixinho apaixonado.
Quanto ao amor virtual o que posso dizer é que acho bem, pessoalmente gosto mais daquele que vem empacotado e é entregue ao domicílio .
MI LIGA VAI mi liga onde cê quisé pode ser na tóstadeira qé mais quenti né carinho
www.tostadeira.amô.carinho
um amo mai caliente .


On : 9/24/2005 10:16:55 AM Hipatia (www) said:

Concordo contigo quando dizes que há quem procure companhia, Sha-la-la. Mas será que a vai encontrar? Ou vai antes dar de caras, muito mais rapidamente, com um fdp qualquer que vai abusar dessa necessidade?

Não tenho nada contra os encontros on-line, percebes? Nem sequer contra as amizades que, por aqui, também soube construir. Mas, em algum dia, é preciso saltar para fora do virtual e, ai e só ai, me parece ser possível construir o amor.

Claro que o amor em si também pode ser ilusório. Mas quando há olhos, quando há posturas corporais, torna-se mais fácil discernir onde acaba a mentira e começa a verdade. Na virtualidade, somos um pedaço de nós. E algumas pessoas são pedaços bem feios, mascarados de palavras certas.


On : 9/24/2005 10:19:24 AM Hipatia (www) said:

Amor empacotado e entregue ao domicílio, Frogas? Conta lá como é isso. Vem em caixinha fechada, com laçarote ou nem por isso? É que não tenho grande confiança nos CTT e acho que pode ser perigoso uma encomenda ficar assim, fechadita, esquecida em qualquer lado...


On : 9/24/2005 11:27:21 AM frogas (www) said:

Quanto ao resto posso te garantir que sou assim um pouquinho a puxar para o envergonhado. Para mim a coisa tem que ter muita troca de olhos e muito boa vontade da parte de lá para me por ao caminho. é um pouco como a historia da lebre só a fome e o frio. O problema é que o Inverno esta a chagar , para além disso adoro comer a horas certas e ultimamente a coisa não esta a ser a meu gosto
É a vida



On : 9/24/2005 11:31:06 AM frogas (www) said:

engano evidente no comentario


On : 9/24/2005 11:44:46 AM frogas (www) said:

Concordo em absoluto com a tua resposta ao sha-la-la, apesar de também acreditar que coisas bonitas possam acontecer através da NET . para mim as palavras não são o suficiente apesar da repetição das mesmas nos poder fornecer algumas pistas. O olhar nos olhos o sentir o nervosismo as alterações do tom de voz mais um milhão de pormenores não são por vezes o suficiente .acreditar apenas na beleza das palavras é muito pouco. Por norma gostamos de acreditar naquilo que mais jeito nos dá por vezes nem o somatório de todas as pistas é suficiente para avaliar bem uma situação

este é que é este


On : 9/24/2005 12:07:54 PM Hipatia (www) said:

Já te tinha lido lá em baixo, Frogas Mas tu comenta quantas vezes quiseres e onde quiseres

Sim, às vezes parecemos gostar de ouvir/ler as palavras certas. Mas eu nunca chego a confiar só em palavras. E, depois, tenho uma espécie de instinto nestas coisas, assustador porque quase sempre funciona.


On : 9/24/2005 1:12:53 PM frogas (www) said:

Eu na confio nada no xtinto , e no branco ainda menos.
Penso que já trocamos ideias a este respeito ai para um lado qualquer, eu pessoalmente sou um perito em precipitar-me a respeito das pessoas, tanto no bom como no mau sentido.


On : 9/24/2005 3:37:58 PM Hipatia (www) said:

Sim, já tinhamos falado sobre isto E, se queres saber, o meu instinto só me diz bem de ti Mas às tantas andei a beber branco ou tinto, tudo misturado...


On : 9/24/2005 4:00:39 PM sha-la-la (www) said:

tretas!

Como não se vê com os olhos, mas com o coração, ao vivo ou on-line a ilusão é sempre uma forte probabilidade. Até porque o amor não é uma coisa fácil (já dizia o'neill).

Mas insisto que não estava a falar de amor.






On : 9/24/2005 4:10:33 PM Hipatia (www) said:

Nem eu estava a falar de amor. Quem fala é o sociólogo francês Robert Ebguy. Eu limitei-me a questionar esse tal de "amor com telecomando". E, já agora, desculpa que te diga que, se só viveste até hoje amores ilusórios, então desperdiçaste algo de maravilhoso, que é um amor concreto, forte, que supera tudo, até a morte. Porque há - mesmo - amores que são bem mais do que ilusões, mesmo que de ilusões feitos. E essa é a grande diferença.


On : 9/24/2005 5:14:08 PM frogas (www) said:

Não sei tenho palavras suficientemente bonitas para expressar o meu contentamento pelo gosto desse palheto. Obrigado pela confiança obrigado mesmo


On : 9/24/2005 5:49:22 PM mysticat (www) said:

e será q há amor online sem ilusão? ou o amor n existe online?
queca por queca, mais vale dá-la ao vivo, mas mesmo sendo assim, nada garante q seja mais ou menos fictícia do que uma na internet.

bjs


On : 9/24/2005 5:57:10 PM Zu (www) said:

Não acredito no amor com telecomando, mas acredito que se possa encontrar na net (em chats, blogs e sei lá que mais) alguém por quem nos interessemos e nos apaixonemos quando o conhecimento passa a ser ao vivo.

Quanto a ilusões e enganos, podem existir em qualquer forma de relacionamento, ao vivo ou virtual. Podem-se dizer palavras com os olhos fixos nos olhos do outro - e nada disso ser mais do que uma ilusão ou uma mentira.


On : 9/24/2005 6:59:21 PM cap (www) said:

Os novos infiéis! Cuidado! Eles andam aí. (e irritam-me ao extremo)


On : 9/24/2005 7:24:53 PM Hipatia (www) said:

Não tens nada a agradecer, Frogas

Beijoca


On : 9/24/2005 7:27:25 PM Hipatia (www) said:

Claro que não, Misty. As quecas on-line ou dadas ao vivo e a cores podem ser sempre ilusões deliciosas. Mas não desatamos a chamar amor a qualquer coisa, pois não? Ou será que já chegamos a uma fase da nossa história que, há conta de comer tanto MacDonald's, já não sabemos apreciar um Cozido à Portuguesa?


On : 9/24/2005 7:32:18 PM Hipatia (www) said:

Nada encontrar pessoas na net, Zu. Eu já encontrei também. Mas passei para além da net, como é óbvio, antes de me entregar e antes de confiar nessa pessoa.

E o facto de os amores serem falhados e, muitas vezes, à posteriori, os julgarmos como simples ilusões, não fazem deles menos amores, pelo prazo em que foram vividos. Mas não tinham - não podiam ter, se lhe chamaste mesmo amor - um telecomando incorporado.

Sabes que não gosto particularmente de grandes conceitos onde tentamos aprisionar seja o que for. Mas ainda é preciso distinguir luxúria de amor; ainda é preciso distinguir a confiança que se tem em quem se ama, da fleuma com que descartamos uma simples queca, seja ela virtual ou não.



On : 9/24/2005 7:36:17 PM Hipatia (www) said:

LOL Cap

A mim também me irritam. Mas acho que nem sequer teria o direito de ficar irritada.

A questão é que, muita vez, as pessoas tendem a limitar a infidelidade ao acto sexual. E esquecem que ele nem é necessário para sermos profundamente infiéis e para pormos um par de hastes no parceiro. Depois, com a quantidade de apelos que a net juntou aos velhinhos bailes dos bombeiros, a facilidade em trair tornou-se ainda maior. Mas vai haver sempre quem se escude dizendo que nunca traiu, porque nunca passou do sexo virtual. Mesmo assim, ainda há quem lhe chame amor...


On : 9/24/2005 7:43:54 PM cap (www) said:

Mas... se nunca souberam o que é amor a sério, é desculpável que o chamem ao sexo ou a conversas mais ousadas. Desculpável e, sobretudo, lamentável.


On : 9/24/2005 7:51:18 PM Hipatia (www) said:

Sem dúvida, Cap. Era o que dizia ali em cima à Misty: quem fica satisfeito com um hambúrguer, nunca vai conhecer o verdadeiro prazer de degustar um prato elaborado.

Será que somos só sortudos, Cap?


On : 9/25/2005 6:09:26 AM mysticat (www) said:

exactamente hipatia.


eu tb prefiro um belo cozido à portuguesa. é que nem se coloca outra hipótese!
beijinhos!


On : 9/25/2005 10:28:06 AM Hipatia (www) said:

E não confundes nunca um com o outro, pois não, Misty? Então como pode alguém misturar "amor" com o que se passa nos sítios de engate da net?

:*


On : 9/25/2005 12:08:27 PM mysticat (www) said:

nota-se a milhas de distância o cheiro de um hamurger do Mcdonald's e o cheirinho de um belo cozido.

e quem confunde estes cheiros é porque não sabe comer... ou neste caso, amar.


On : 9/25/2005 12:34:23 PM Hipatia (www) said:

Pois é

Boa sorte para amanhã. Estou a fazer figas E tenho a certeza que vais conseguir. Se a minha opinião conta para alguma coisa, metes muitos a um canto com a maior das limpezas Não tens de ter medo. Tu vales o suficiente para te safares lindamente

Beijinho!


On : 9/25/2005 12:54:57 PM Zu (www) said:

Não falei no meu comentário de amor, Hipzinha: falei de ilusões. Essas podem acontecer em qualquer meio, real como virtual. E vivam os cozidos à portuguesa, claro está.
Reli o texto que serviu de base ao post. Na verdade, usa-se ali o termo amor como um eufemismo, da mesma forma que se diz fazer amor quando se trata de sexo - quantas vezes o amor não está ausente do acto sexual? Eufemismos, pois. Mas não se confundam estes com os verdadeiros sentimentos.


On : 9/25/2005 1:01:51 PM Hipatia (www) said:

Dai que eu tenha falado, no post original, em não perder a noção do que são, realmente, os conceitos, Zu. Já se abusa em demasia dos eufemismos, não te parece?

Anónimo disse...

Gostei tb do texto.
Não tenho vergonha de dizer, já fiz sexo virtual a pricipio ele bom, mas depois fica o vazio... O nada. Pior ainda qdo vc não goza e o outro do outro lado não faz questão nenhuma em satisfazê-la...

Me senti como uma boneca inflávil onde esses meus parceiros somente me procuravam para isso... Nem tesão já nem sentia mais, me tornei uma máquina de dar prazer.

O que vale mesmo, é sexo real, olho no olho, sentir o corpo, o cheiro... No virtual vc transa com o computador o seu companheiro de todos os dias... Por que fazemos isso? Sei lá... Talvez, seja porque somos idiotas solitários.