2005-09-09

Vibrações


Para além de um ponto crítico dentro de um espaço finito, a liberdade diminui quando os números aumentam.

Frank Herbert - Dune


Dizem que as palavras produzem vibrações. Lembro-me, por exemplo, como no "Dune", do David Lynch, baseado na soberba obra de Frank Herbert, as palavras eram usadas para fazer a guerra, pela vibração que produziam. Da mesma forma, o som confortador de uma voz amiga é, muitas vezes, quanto nos basta para nos sentirmos melhor. A voz da nossa mãe, por exemplo, que temos tão entranhada na mente que, num simples sussurro, reconhecemos entre todas as outras, será sempre um porto de abrigo.

Mas na net as palavras são mudas, planas. Não carregam a vibração do nosso sentir. São vazias das vibrações que tocam todos os cantos dos nossos sentidos. Transmitem a mensagem possível, empobrecida.

Ás vezes sinto que encho páginas atrás de páginas de palavras mudas, como se pelo número compensasse a pobreza implícita de palavras que não vibram. Ou talvez seja por isso que dou ritmos às frases, abusando de figuras de estilo, para que não pareçam todas tão silenciosas, escritas em silêncio para em silêncio serem lidas.

Só que o número não resolve.

E amontoo palavras num espaço cada vez mais finito, o que pode, eventualmente, apenas conduzir ao caos. Como moléculas de gás aprisionadas, soltam-se depois iradas, enfurecidas, mudas ainda e cada vez mais pobres pelo gasto excessivo de energia...

Talvez por isso, hoje apetecia-me que todos pudessem ouvir o meu riso, ou o meu grito, ou o meu sotaque. Ou tão só a forma como desejo bom fim de semana.

Hoje queria palavras vibrantes. Umas poucas, preciosas de tão escassas, que de alguma forma tivessem conseguido escapar ao silêncio da palavra escrita.

Ouçam o meu olá...

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 9/9/2005 4:42:53 PM riquita (www) said:

hipatia
as palavras não vibram? vibram sim hipatia, por alguma razão as mesmas palavras escritas por ti ou por outra pessoa me transmitem coisas diferentes :)
de qualquer modo, se há vozes que eu gostaria de conhecer da blogosfera, a tua era uma delas:)
beijinho


On : 9/9/2005 8:38:01 PM Uxka (www) said:

Percebo o que queres dizer, mas por aqui as tuas diferentes entoações e estados de espíritos são ouvidos loud and clear.
E não estou sob o efeito de nenhuma "spice" ;)
X


On : 9/10/2005 1:45:58 PM Hipatia (www) said:

Um dia havemos de marcar um café, Riquita Da próxima vez que eu aparecer ai por baixo, talvez. Ou então, terás de visitar o meu Porto. Há quanto tempo cá não vens?

Em relação à tua resposta, percebo que o ritmo que dou às palavras seja diferente do ritmo que outros lhes dão. Mas, ainda assim, quão diferente não é a palavra escrita da palavra falada? Fica mais pobre. E, mesmo vibrando ainda, é um simples suspiro em forma de vibração


On : 9/10/2005 1:53:32 PM Hipatia (www) said:

Acho que não é difícil apanhar-me os "moods", Uxka. Mesmo quando são passageiros, venho pô-los na Voz e, num instante, dou-lhes contornos perenes. E são sempre feitos de "spices" naturais Mas não é bem a mesma coisa para quem, além de os ler, tem de os aturar "ao vivo e a cores"


On : 9/10/2005 5:15:13 PM Zu (www) said:

Eu ouvi o teu "Olá!" Com entoação, sotaque e tudo.
Beijo grande.


On : 9/10/2005 5:23:20 PM Hipatia (www) said:

Mas há demasiada gente que ainda não me conhece a voz, as manhas, o sotaque, como falo e quando falo. E às vezes temo não ser "ouvida", pelo menos "ouvida" da forma certa


On : 9/10/2005 9:34:22 PM j.p. (www) said:

Olá Pati que te leio com pronúncia e tudo


On : 9/10/2005 9:44:42 PM Hipatia (www) said:



Olá


On : 9/10/2005 10:36:17 PM Noite (www) said:

Compreendo-te, pois imagino qual a tua voz e a entoação com que lês. Por vezes ao ler o que acabei de escrever penso: se não o lêem como o estou a sentir, não compreenderão.
Mas é giro, porque vou imaginando as vossas vozes e já me aconteceu, quando há um contacto, chegar à conclusão de que não são nada como imaginava. Não faz mal, fica pelo menos com a certeza que tento dar emotividade às tuas palavras, como se estivesse a sentir-te dizê-las.


On : 9/10/2005 11:04:49 PM Hipatia (www) said:

Faço a mesma coisa a ler os outros, Noite. Às vezes, sinto que "quase" sei como falam. Imagino até os sorrisos, ou os esgares... E às vezes apetecia-me "ouvir" cada uma das palavras que apenas leio. Como se suspeitasse que há mais, muito mais, por trás de uma qualquer palavra silenciosa que a minha imaginação veste da entoação possível.


On : 9/11/2005 10:58:32 AM Luna (www) said:

Acredita, a tua voz ouve-se mesmo!


On : 9/11/2005 1:33:20 PM Hipatia (www) said:

Obrigada, Luna


On : 11/7/2005 3:37:27 PM (www) said:

Mais Vozes

Obrigada!
Jinhos
Vera Cymbron | Homepage | 09.09.05 - 7:17 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

De nada
Hipatia | Homepage | 09.10.05 - 7:47 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Eu cá gosto do teu amontoado de palavras, mesmo sem sonoridade
jacky | Homepage | 09.10.05 - 9:07 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Obrigada
Hipatia | Homepage | 09.10.05 - 9:14 pm | #