2005-11-18

Para a Maré



No filme do Lawrence Kasdan, de 1983, "The Big Chill" ("Os Amigos de Alex"), um grupo de sete amigos dos tempos da Universidade junta-se para o funeral de Alex, o radical nas ideias e nas mensagens que, no passado, foi a força centrífuga que os juntou e que, passado tantos anos, os junta de novo, apenas porque desistiu e cortou os pulsos. A reunião é pois para enterrar Alex, mas é também para enterrar os anos 60. Ao mesmo tempo, durante um fim de semana, vão, por uma última vez, desenterrar o passado para ver se ainda encontram uma razão para o futuro que os aguarda na segunda feira seguinte.

O "Whiter Shade of Pale" faz parte da banda sonora e lembrei-me imediatamente do filme. Talvez por eu ser já de outra geração, daquela que preferia as festas de garagem, da geração em que as meninas se sentavam de um lado e ficavam aos cochichos à espera que um rapaz as viesse buscar para dançar. As meninas não ficavam pálidas: coravam de alegria e de vergonha. E os beijos já se davam, mas muitos ainda às escondidas, talvez atrás do pavilhão de ginástica, ou no canto mais escuro da tal garagem.... O recato e o amor sempre andaram de mão dadas, mas nunca empalideceram por isso. E todos sabiam o que se passava e todos tratavam para que se passasse com eles também...

Mas isso eram os amores em fase inicial, as primeiras tentativas de mocinhas de 14, 15 anos... Adultos hoje, temos mais é que assumir, frontalmente, os nossos amores e dizer-lhes o quanto gostamos deles, mesmo que não se aprecie particularmente algumas escolhas que eles fazem.

(...)

Pálida só de irritação mesmo, por ver que o nosso Alex, a nossa força aglutinadora, vai descambando dia a dia...

________

Sei o tanto que gostaste deste texto, quando o leste pela primeira vez. E, por isso, deixo-to aqui hoje, com o meu beijo de parabéns.

Que contes muitos, amiga!

1 comentário:

Hipatia disse...

Mais Vozes

Minha querida amiga

Dar contigo no meu cantinho foi uma surpresa daquelas com sabor a chocolate quente em noites frias. Vim de um pulo.
Há coisas que não se esquecem e lembro bem como partilhamos esse post e a tudo o que levou no abrir sentido do que se seguiu.
Não quero parecer-te bruta, mas a vida que insisto tanto ser bela também é uma besta quando por força de circunstâncias nos limita no que de melhor se recebe dela. Mas, não temas, não empalideças porque em ti reside essa força aglutinadora e eu hoje estremeci aqui com os olhos molhados de amores que por muito que a vida tente não vão descambar. Pouco importa distâncias, ausências, silêncios aponta aí no caderninho dos sentimentos que não há como fazer quebrar o que nos diz tanto. Se há coisa que tenho como certa é que em nós caiu a semente dos amores e germinou em terra fértil tão rapidamente que depressa ficou um imponente imbondeiro que resiste a secas, tempestades e com a força única só do amor ficará para sempre como indestrutível e de pé. Assim muito Alex mesmo, por muito tempo que passe.
Há prendas que não mereço! Esta tua hoje garanto-te que guardarei para sempre junto às já famosas pedrinhas.

Muito, imenso, tanto mesmo minha amiga.

Maré dobrada sorrindo. Que seja para ti um dia bem pintado de amor.
Maré | 11.18.05 - 1:40 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Só posso dizer-te uma coisa: tu mereces todo e qualquer carinho que recebas porque, antes, já o deste em dobro pela certa

Beijo grande!

S.
Hipatia | Homepage | 11.18.05 - 1:50 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

oh maria (pq rima com hipatia)
não sei como explicar o gozo que me dá ver como se gosta de ti

um beijo por seres boa
pirata vermelho | 11.18.05 - 10:14 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ui! Tanta gente que, certamente, não concorda contigo, Pirata

Não falávamos antes dos presentes dados no dia certo e na importância que podem ter? Pois é isto: é saber que fiz feliz, nem que fosse por breves momentos, uma amiga de que tenho muitas saudades, numa amizade que tenho polvilhado de ausências
Hipatia | Homepage | 11.18.05 - 10:26 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

On : 11/29/2005 6:19:55 PM frogas (www) said:

grande filme .


On : 12/5/2005 12:33:55 PM Hipatia (www) said:

É sim senhor
Hipatia | Homepage | 03.03.06 - 10:29 pm | #