2008-11-02

BPN nacionalizado

.

«o BPN está centrado na figura de Oliveira e Costa, que se articula com um grupo preciso, sustentado em relações pessoais (tendo inclusive levado o filho, José Augusto, para a gestão). (...) o BPN tem uma base política clara, tendo ido buscar pessoas ligadas ao PSD. Para além de Oliveira e Costa, o CEO, e do líder do Conselho Superior, Rui Machete, também Dias Loureiro, Amílcar Theias, Daniel Sanches e Arlindo de Carvalho, todos ex-ministros sociais-democratas, estiveram sentados em órgãos sociais do grupo. Oliveira e Costa é ainda uma figura controversa, tendo estado associado a uma polémica de perdão de juros fiscais a empresários de Aveiro.»

in, Público (15/02/2008)



Há tempos que se sabia que havia problemas graves para os lados do BPN e, com a chegada de Cadilhe, as denúncias, as auditorias e as várias negociações entre o Banco, a CGD e o BdP, seria de esperar que as coisas estivessem mesmo tremidas.

Agora pergunto-me é se o PSD precisava de mais esta. Ou mesmo Manuela Ferreira Leite. Porque, mais do que um Banco que acaba nacionalizado à conta dos resultados de uma gestão danosa e da incúria de quem se serviu da Instituição para apenas enriquecer à grande, há as consequências para o maior partido da oposição.

E se a oposição já andava em frangalhos, agora pior pode ficar. E eu temo que seja desta que a maioria absoluta do Governo PS se aproveite do caos alheio para destrambelhar de vez.

Depois, não vale confundir o que aconteceu a este Banco com a crise financeira generalizada que se tem vivido nos últimos tempos. Se a crise tem culpa de alguma coisa, é de ter impedido que se continuassem a esconder as maroscas. É que o que aconteceu ao BPN resulta de forma directa de má gestão, gestão danosa e, pior, gestão criminosa. Foram apanhados! Não tenho pena e só espero que, por uma vez, sofram as consequências dos seus actos.

9 comentários:

Filipa Paramés disse...

Pois realmente a oposição ainda consegue ser pior do que o governo, porra!!

.. ainda é só o começo na terra daquele que diz que "não se passa nada está tudo bem"..

bjs

Hipatia disse...

Pior do que isso: com o acumular de roupa suja para os lados dos laranjas, o Governo fica demasiado à vontade. Não faz bem a ninguém existir um PM destes sem uma oposição com sentido :(

Marco Rebelo disse...

BPN? isso é um banco ? :)

Hipatia disse...

eheheh

Parece que era :)

Maria Arvore disse...

A Manelita só tem coisas que a ralem, tskksksksks... ;) Mas é da tradição do PPD/PSD que para o destruir basta os que lá estão. ;)

O que não me parece inocente e dada que 2009 esta quase aí é que a medida seja tomada agora, com a consequente divulgação mediática. ;)A justiça é que me quer parecer que será mais lenta. ;)

Anónimo disse...

HÁ ALGUEM HONRADO E SÉRIO QUE VÁ VOTAR NO PSD DA senhora mamuela ferreira leite?
SE A RESPOSTA FOR SIM ,MERECE SER PRESO!!!

Hipatia disse...

É que é isso mesmo, Maria Árvore e a vingança, pelos vistos, continua a servir-se fria: "queimaram" o Ferro Rodrigues? Então estes agora "queimam" todos os ex-ministros e secretários de Estado do Cavaquismo.

Acho sempre que estas coisas só aparecem quando interessam. Tirando essas alturas, são sempre todos muito amigos, desde que quem se foda seja o mexilhão.

Hipatia disse...

Provavelmente há, anónimo. E provavelmente também há gente honrada e séria a votar nos outros partidos. E ninguém deve ser preso pelas suas convicções, mesmo quando estas são tão (mal) representadas, como a social-democracia do PSD dos últimos tempos, ou o Socialismo deste Governo.

Anónimo disse...

O Calimero, o da casquinha de ovo na tola , numa situação destas chorava e dizia que ninguém gostava dele . O Vitinho do banco de Portugal vem de novo dizer, como se a coisa não lhe dissesse respeito, que mais uma vez foi enganado.

Afinal de contas foram só setecentos milhões coisa difícil de se encontrar. Cada vez estou mais de acordo com um amigo meu cada vez estou mais convencido de que esta é a melhor banca do mundo.

Em português diria : PUTA QUE OS PARIU A TODOS
frogas | | 11.02.08 - 8:33 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Mesmo achando estranho que tanta coisa passe ao lado do Vitinho, temo que estas coisas venham de bem antes de ele lá estar. E suponho que ainda haja muito mais para descobrir.
Hipatia | | Email | Homepage | 11.02.08 - 8:59 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ele está lá à quantos anos? São setecentos milhões setecentos milhões a somar ao BCP e aos cinquenta milhões para o filho do outro .

Agora nacionalizamos a falência agora vamos todos pagar de modo a que alguns naõ fiquem prejudicados

É justo não é
frogas | | 11.03.08 - 12:14 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ainda a semana passada nos foi dito q não haveria nacionalizações agora sabemos q a historia já vem sendo conhecida desde 2002 (isto se ouvi bem )
frogas | | 11.03.08 - 12:16 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Não interessava antes, isso parece-me óbvio. E todos fizeram o jeito para que só fosse agora. Aliás, cheira-me que, não fosse a crise, nem agora era. Quando são mesmo as eleições?
Hipatia | | Email | Homepage | 11.04.08 - 1:43 pm | #