2008-11-08

Shylock


aqui

«I am a Jew. Hath not a Jew eyes? Hath not a Jew hands, organs, dimensions, senses, affections, passions; fed with the same food, hurt with the same weapons, subject to the same diseases, heal'd by the same means, warm'd and cool'd by the same winter and summer, as a Christian is? If you prick us, do we not bleed? If you tickle us, do we not laugh? If you poison us, do we not die? And if you wrong us, do we not revenge? If we are like you in the rest, we will resemble you in that.»

William Shakespeare, The Merchant Of Venice, Act 3, scene 1, 58–68


Aqui há uns tempos, o Frogas interrogava-se numa das caixas de comentários da Voz sobre a ausência maioritária de outros que não homens brancos na política portuguesa. Ontem, ao assistir ao discurso de Shylock na versão de Ricardo Pais de "O Mercador de Veneza" (Teatro Nacional S. João), foi disso que me lembrei: de tal povo de brandos costumes que nunca fomos, que dizimou, ostracizou e se impôs a todos os que lhe eram diferentes: judeus, negros, ciganos, índios, asiáticos… E como no País cada vez mais multicultural, o "outro" é cada vez mais "outro". Agora, pode até ser um caucasiano, loiro e de olho azul, mas como é ucraniano só serve para trabalhar nas obras, num certo discurso melífluo e aparentemente inócuo. E eu aqui do meu Norte, tão longe da sociedade bem mais colorida da capital onde todas as cores e sotaques se vêem na rua a qualquer momento, penso como o Frogas talvez esteja certo e como estamos ainda longe de dar espaço representativo a todos. Como se sangrássemos de maneira diferente. Como se odiássemos de maneira diferente. Como se até a vingança procurássemos de maneira diferente.

5 comentários:

Carlos Gil disse...

se conseguires lâ a crónica da Leonor Pinhão no Correio da Manhã de hoje. última página.
(não sei se na net é visualizável mas o teu post lembrou-ma: quando "fui à bica" da manhã lia no café e pensei cá pra mim: "olha que rica linkadela". agora são duas :) vamos lá ver se consigo fazer o pleno :)

Carlos Gil disse...

http://www.correiomanha.pt/canal.aspx?channelid=00000236-0000-0000-0000-000000000236

pois, ainda não.... são e-editadas com um dia de atraso - e compreende-se.
se seroar vou lá cuscar após a hora dos lobisomens

Hipatia disse...

Pois! Parece que vou ter de esperar para compreender a que te referes :)

Carlos Gil disse...

já lá fui espreitar e ainda não foi actualizado. mas não me esqueço. depois deixo-a aqui. também são (sempre) pequeninas. aquela saiu bem "esgalhada" ao tema

Hipatia disse...

Há 70 anos foi a "Kristallnacht". 7 décadas depois, pergunto-me qual será o "outro" a vítima escolhida e por quem. E quais as retaliações. Porque quando se trata de ódio e de vingança, o bicho-homem é todo igual.