2009-10-15

Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas




«estamos em perigo, e o inimigo, podemos finalmente apreendê-lo hoje, não é outro senão nós próprios.»

Edgar Morin



A catástrofe ecológica que parece pairar sobre o destino da Humanidade – em que momento ultrapassaremos o ponto de não retorno? – pode vir a exceder em muito qualquer hecatombe passada.

Se não conseguir implementar padrões de sustentabilidade, o Homem enfrenta a total destruição do Mundo tal como o conhece, sendo que a vida continuará provavelmente mesmo sem o Homem, mas o a Humanidade não será capaz de sobreviver se continuar a sobrepor-se e impor-se à Natureza, em lugar de procurar e implementar uma estratégia simbiótica, a única que, afinal, poderia parecer "apenas" natural.

E o futuro do nosso Planeta passa, cada vez mais, pela necessidade de envolver o homem comum, aquele que não decide nem legisla, não manda nem desmanda, na causa urgente de proteger a nossa Terra, a única que ainda sabemos como casulo possível para que, no futuro, a civilização (no seu sentido de continuação da história humana) tenha espaço e, acima de tudo, existência assegurada.

É que, no limite, a minha vida e a vida deste Planeta são a mesma coisa, o mesmo ar, o mesmo solo, a mesma água. E eu tenho um acto ainda por fazer, um hábito ainda por contrariar, um empenho soçobrante nesta que devia ser a escolha mais decisiva que alguma vez me será colocada: fazer a minha parte para proteger a biosfera; contrariar as mudanças climáticas e as suas consequências sobre o ambiente em geral e a vida humana em particular; pedir que os homens e as mulheres que a partilham comigo este momento decisivo da nossa história colectiva façam, também, a parte que lhes cabe. Só assim conseguiremos derrotar esse tal inimigo de que fala Morin.

E é no limite do meu eu egoísta, que me faz querer ser parte da solução para que as consequências não me sejam impostas, que aderi ao Blog Action Day de 2009.

3 comentários:

TheOldMan disse...

Acho que é mesmo uma característica básica do espírito humano, Hipatia.

É a eminencia da destruição que nos impulsiona em frente, e é a viagem para o futuro que possivelmente causará a nossa aniquilação.

A terra sobreviver-nos-á sempre.

;-)

Hipatia disse...

Somos bem mais perecíveis do que uma qualquer barata, não é?

E, sim, temos esta ânsia da fuga em frente pouco pensada, que o mais certo é acabar connosco. Quando dermos conta e nos marcar realmente o umbigo, talvez já seja tarde demais.

Anónimo disse...

Mais Vozes

Eu estou disponível para colaborar: sugiro que nenhum governante do mundo se desloque em veículos com cilindrada acima dos mil e trezentos centímetros cúbicos em Portugal obrigaria actuais e ex ministros do ambiente a deslocarem-se no veiculo mais económico em termos de consumo existente no mercado aos membros de todos os governos limitaria a velocidade aos 100 quilómetros hora ( estava a lembrar-me dum conhecido acelera defensor das ventoinhas ) e tinha mais uma centena de boas ideias mas como o texto fala de coisas de brincar fico-me por aqui e não perco mais tempo
Anonymous | 10.15.09 - 12:46 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Para o caso de existirem duvidas a respeito do acelera defensor das ventoinhas inestéticas mas ecológicas sempre posso adiantar que o dito também gosta delas para arrefecer motores de carros vermelhos com muitos cavalinhos

Contradições ecológicas aparentemente claro
Anonymous | 10.15.09 - 12:52 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

«O PM afirmou querer que Portugal esteja «na linha da frente na utilização dos carros eléctricos», o que se traduzirá, por exemplo, no objectivo de que 20% da frota automóvel do Estado tenha emissões zero a partir de 2011.»

É disto que estás a falar? :P
Hipatia | Homepage | 10.19.09 - 7:39 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

De astrologia de futurologia e de outras coisas acabadas em ia nada entendo eu limito-me a ter opinião sobre aquilo que vejo e, o que vi no almoço de despedida dos membros do ultimo governo foram apenas carritos de consumo reduzido e provavelmente já eléctricos
Anonymous | 10.19.09 - 11:21 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

http://www.environmentalleader.c...nergy-adoption/

Notícias encomendadas? Só pode! Talvez seja melhor ser só conhecido pelo Ronaldo e o "Allgarve".

Agora, a ver onde ficam estas políticas no meio dos ataques de casma da oposição.
Hipatia | Homepage | 10.20.09 - 1:07 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Não te enerves que eu reconheço que o anterior governo fez das energias alternativas o ponto mais alto da sua governação .

só que o facto não é impeditivo de te espicaçar um pouco
Anonymous | 10.20.09 - 11:56 pm | #