2009-10-19

O melhor peixe

.

«Com crise ou sem crise, política, social ou económica, os chefes de Estado estiveram sempre acima dos humores dos portugueses. Aníbal Cavaco Silva acaba de abrir um precedente: é possível um presidente sair mal na fotografia. (...)

Apenas 35,5% do universo de respostas considera que o Presidente esteve bem, contra ainda 15,9% que diz assim-assim. Esta avaliação é ainda mais relevante quando se pediu aos portugueses que dessem uma nota de 0 a 20 de avaliação da actuação de Cavaco Silva em Outubro. O presidente recebeu um chumbo: 9,6! Nunca Cavaco Silva tinha descido do bom (14,5 foi a sua nota mais baixa, em Outubro de há um ano).»

in Jornal de Negócios



Isto de o jornalismo se travestir de peixeirada tem de dar resultados estranhos. Tão estranhos que uma notícia que não é bem uma notícia e fala de suspeitas sem factos (como se fosse a primeira!) acaba transformada numa outra notícia que também não é bem notícia, mas que levou a violação de fonte como se fosse uma qualquer violação de segredo de justiça (é abrir os jornais, senhores!). Temos, portanto, um pregão para durar e durar e fazer corar as peixeiras verdadeiras. Se ainda houver dúvidas, podemos ir à lota convidar umas quantas senhoras para o próximo Prós & Contras para aferir de como fazer uma peixeirada a sério e lançar pregão com dignidade. No entretanto, até o PR leva uma nega. Está bem! Cá para mim – que não votei nele – só peca mesmo é por tardia. Mas, já agora, não se pode também dar negativa a estes arremedos de jornalistas e directores de informação (quanta pompa, que até já viraram todos colegas quando antes colegas eram só as putas!) para ver se isto ao menos ganha juízo pelo lado do contra-poder? Ah?! Já não há disso? Pois! Estava a esquecer-me que há sempre um bolso que paga o frete.

2 comentários:

siceramente disse...

realmente é o único voto que me arrependo até hoje, perdi alte oportunidade de experimentar votar nulo!

Hipatia disse...

Nunca levou - e nunca levará - o meu voto. Mas penso que, com esta história, se prepara para a reforma. Finalmente! Só espero que leve com ele todos as múmias que ainda restam do cavaquismo. Mas que se saibam os podres: não pode virar mito quem nunca valeu um vintém e fechou a boca sempre que devia ter falado, inventando tabus, só a abrindo para deixar cair migalhas de bolo-rei. Eu nunca esqueci - nem vou esquecer - o que foi feito a Fernando Nogueira. Em certa medida, repetiu-se agora com a coitada da Manuela Ferreira Leite, também tão facilmente queimada. Ou com a história do cartaz com que ajudou a queimar o já estorricado Santana Lopes. E é porque nunca esqueço que nem sequer me espanto: o chumbo tardava, mas espero que, por mais tarde que seja, finalmente os pés de barro se quedem em cacos pequeninos.