2007-01-09

Presumíveis culpados?

A GNR-BT, nos auto-stops, começou a fiscalizar os CD's piratas que temos no carro.


Como é que, em menos de uma hora, recebi cinco forwards de um e-mail que me avisa para tirar possíveis cópias de CDs que tenha no carro, porque o lobo mau polícia pode ver e apreender-me a viatura?… Mas está tudo doido? Alguma vez a polícia pode meter a unha dentro da minha propriedade privada sem mandato das instâncias competentes, i.e., um tribunal? Mas será que já ninguém sabe que direitos tem e como os reclamar?

Nenhum polícia de nenhuma operação stop pode tocar no que é meu e esteja dentro do meu carro. Até a porra do triângulo tenho de ser eu a desencantar da mala.

A presunção de inocência ainda não é letra morta, bolas! E o direito à propriedade privada continua a existir.


(Desculpem lá o desabafo irritado; sei que o fizeram com a melhor das intenções. Mas nenhum agente da polícia pode presumir alguém culpado de um crime de pirataria só porque viu um cd dentro de um carro, com ar de cópia. Os agentes da lei não presumem; cumprem a lei. Até aquela que existe para nos proteger dos abusos de autoridade.)

13 comentários:

Anónimo disse...

boa! também recebi o mail, também me irritei, e 'tava a ver que ninguém chamava a razão a estas coisas!

TheOldMan disse...

Há quem acredite em tudo, Hipatia.

Pergunta a esses teus contactos se algum deles quer comprar o Cristo-Rei, faço um desconto jeitoso...

;-)

Anónimo disse...

Faz tempo que aqui não vinha, mas tenho de confessar que és uma lufada de ar fresco no meio desta terra de mansos.
Nunca percas essa tua maneira de ser ...mulher do norte.
Olha ando com vontade de fechar a minha tasca, agora que a hora da verdade está a chegar. Já te passou alguma vez algo idêntico pela cabeça ?
Vou indo ...nunca sem antes deixar-te um beijo.

Hipatia disse...

Vou dizer uma coisa que, provavelmente, à maioria dos meus leitores do Sul não vai gostar: acho que, a sul do Douro, as pessoas reclamam de menos, como se tivessem medo ou vergonha de reclamar. Tenho amigas dai que poderão afiançar em como sou boa a reclamar e já me viram até fazê-lo. Acho que, aqui por cima, as pessoas reclamam bem mais alto e, talvez por isso, não nos assuste facilmente qualquer ameaça de lobo mau. A bimbice tem inúmeras vantagens...

Hipatia disse...

Mas alguém quer uma imitação mal amanhada do Cristo Redentor, sem Pão de Açucar? Só se o preço for mesmo especial, Old Man ;-)

Hipatia disse...

De há uns meses para cá, penso nisso todos os dias, Luís. Começo a fazer isto por metas: cheguei aos dois anos, vou chegar a não sei quantas visitas, ainda nem sequer escrevi mil posts... E vou resistindo. Na verdade, de cada vez que penso que é desta que vou parar, acontece alguma coisa que me dá vontade de escrever. E é por isso que te digo que não vale fechares o teu: ainda vai haver muita coisa para dizer, mesmo depois da "hora da verdade" :)

E por falar nisso... como vão as coisas? Já está pronta, pronta?

Beijo!

TheOldMan disse...

Hipatia, quem acredita que os GNR's se vão interessar pelos CD's copiados, já não contando com o enquadramento legal de uma busca desse género, também acreditará que o cristo-rei de Almada é o único genuíno e com selo de garantia...

;-)

Anónimo disse...

Podes ter uma memória esquisita, podes até andar baralhada relativamente às tuas colegas de 9º ano, mas q sabes umas coisitas, ó lá isso sabes!!

Ehehehe...

(Essa por acaso, não desfazendo, até eu sabia, confesso!!, lol. Basta ir à feira...)

Hipatia disse...

Não acho que seja ingenuidade, Old Man. Acho antes que é falta de hábito em questionar. E parece-me um risco demasiado grande deixar de pôr em causa qualquer notícia (e nós até sabemos como são tão facilmente fabricadas) só porque sim.

Hipatia disse...

Mas descansa que não fico bem na estante. Aliás, terias uma trabalheira em conseguir-me manter em tal sítio :P

(há muita gente que não vai à feira; ou, pelo menos, nunca o admitira, lol)

Nelson Reprezas disse...

Hipatia
Estou de todo com o Old Man na análise da questão:

1. Não é crível que a GNR andasse agora a ver se os CD's são piratas. Seria como verem o dinheiro para ver se era falso;

2. Os mails são perigosos. Umas vezes falam de coisas porque os seus autores não têm mais nada para fazer, outras vezes apenas porque têm graça:

3. Não concordo contigo sobre o facto da malta do Sul reclamar pouco. Acho é que a malta do Norte reclama muito. Talvez porque são mais bairristas e vivem com a ideia permanente de que toda a gente os quer "enrolar;

4. Vê o que aconteceu recentemente com um cém
lebre relatório do árbitro Carlos Xistra. o JCD do Blasfémias escreveu um chiste sobre o árbitro, inventando um relatório de fim de jogo falso, com um hilariante mau-português. Não te passa pela cabeça o múmero de bloggers que gozou o árbitro, invocando o tal relatório que, logicamente era falso e tinha sido uma brincadeira do João Caetano Dias. E não só bloggers. Até a Leonor Pinhão, conhecida jornalista, escreveu n'A Bola sobre o assunto, transcrevendo o tal relatório. Falso, claro. O JCD fartou-se de chamar a atenção para o assunto no blog dele, dizendo que o relatório era falso e que tinha sido ele próprio a fazê-lo, mas não foi possível parar a onda do boato;

5. Ocorre-me ainda um vídeo de uma criança com o braço a ser esmagado por um camião. O vídeo correu a net e saltaram logo as boas consciências de que se andava a torturar crianças árabes bla bla bla. O Vídeo foi depois desmentido e tecnicamente descascado ao pormenor...

8. E vou-me calar, que estes gajos do sul, como eu, reclamam pouco mas falam muito. Mas gostam de ti, dá uma coisa para a outra :)))
Beijinhos republicanos

Hipatia disse...

Meu caro Espumante, vamos por partes então:

1. Esse foi exactamente o mote do post. Claro que não é crível. Aliás, não é sequer até à data exequível. Porque é que só concordas com o TOM?

2. Os mails não são perigosos. Quem os escreve é que pode ter agendas estranhas. E este parece-me um caso flagrante.

3. Não concordo que a questão do reclamarmos mais tenha a ver com bairrismo. Até porque reclamamos muito uns com os outros. E não tem nada a ver com o pensarmos sempre que nos estão a enrolar. Tem antes a ver com a falta de predisposição para nos deixarmos enrolar o que, volta e meia, acho que desapareceu de outros pontos do País. A cultura do "deixa a andar" não nasceu aqui, disso estou certa.

4. Dei uma vista de olhos a essa polémica que referes e, confesso, não me aqueceu nem arrefeceu. Aliás, acho que ficava era espantada se alguns arremedos de jornalistas não viessem caçar notícias a blogues ou tivessem já aprendido que as notícias não podem ser feitas de boatos.

5. Esse vídeo, tal como os tipos que escrevem os e-mails que viram forwards intermináveis, também tinha a sua agenda. Uma agenda bem evidente, aliás. E os estragos pretendidos eram do género boato, claro: corrosivos.

8. (8? Onde está o resto?)Preferia que não te calasses, ora. É que eu gosto sempre mais de quem fala em lugar de tantos que se limitam ao "deixa andar". E por isso mesmo levas beijinhos a dobrar :)

Anónimo disse...

Mais Vozes

E até me cheira a peta. Por exemplo a BT tem competência é para o trânsito, não para a actividade económica.
Aliás, o que acontece às vezes são operações stop conjuntas com a ASAE em que aí sim fiscalizam outro tipo de coisas.
Jorge | Homepage | 01.10.07 - 7:00 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Concordo com o Jorge. E parece-me que este mail está a ser difundido por alguém que sente os seus interesses lesados.
Ricardo Garcia | Homepage | 01.10.07 - 12:19 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Claro que é peta. Só não percebo porque estão tantos dispostos a engoli-la, Jorge.
Hipatia | Homepage | 01.10.07 - 6:13 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Provavelmente, Ricardo. Mas só faz sentido porque as pessoas nem se lembram de questionar a "ameaça" :S
Hipatia | Homepage | 01.10.07 - 6:14 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

A credulidade das pessoas é sempre de espantar.
Jorge | Homepage | 01.10.07 - 8:35 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Eu sou crédula o suficiente para achar que sabemos ser melhores que isso
Hipatia | Homepage | 01.10.07 - 8:46 pm | #