2007-05-06

Palavras reclusas (2) - Vende-se país




Continuando a minha proposta de publicação dos textos produzidos pelos escritores detidos do E.P. Setúbal, aqui fica o anuncio escrito pelo grande Washington, num dia em que era melhor rir para não chorar:


Vende-se País

· Superfície: 8511965 Km2
· Moeda: Real
· Recursos Naturais: Ouro, Ferro, Pedras Preciosas, Petróleo, Madeiras, Mulheres Bonitas, etc..
· Clima: Tropical

Oportunidade única para você, homem milionário e empreendedor que ambiciona explorar todo um país a fim de obter grandiosos rendimentos, compre o Brasil!!
Propriedade possuidora de alvará de exploração indiscriminada, rica em recursos humanos e naturais. Políticos de fácil maneio.
Com clima tropical, propício ao turismo todo o ano, onde pode desfrutar de longas, belas e seguras praias , recheadas de exuberantes atributos Humanos.
Um país em franco desenvolvimento, amigo do ambiente e de população serena e satisfeita.

Urgente só esta semana a preço de banana!!!


Nota:
registarei todos os comentários de forma a que sejam entregues na prisão.

7 comentários:

Maria Arvore disse...

Os pedaços mais apetecidos para a exploração e corrupção são os paraísos tropicais...

E nesta altura do campeonato já nem se pode mandar de cá um cheirinho de alecrim. ;)

Luis Duverge disse...

Num País À beira da ruptura, em que Lula virou Calula, e o Movimento Sem Terra pergunta cadê a Reforma Agrária , Lula ? Como é que é, mudou nome, agora é Calula ?
Aquilo que você (Calula) devia fazer era estudar a História do seu País.
E tentar perceber porque é que há séculos, mesmo depois da Independência o Povo vive sempre como pé rapado. Lembra Getúlio Vargas e a Revolução de 1930, o café baixou tanto que não valia mais nada, vai daí toca de queimar café ...sem solução deu tiro no coração. E de recessão em recessão chegou nos dias de hoje exactamente na mesma. Sim tem novas tecnologias , mas para quem ?
Quando vai acabar o menino da rua, nem criança tem direito à inocência, a fantasiar no Sítio do Pica-Pau Amarelo. O Sítio virou passeio de rua, e o Pica-Pau é negro de tanta tristeza ...menino tem de se virar ... para arranjar um pouco de comida seja a pedir, seja a roubar.
Mas vamos sair do Brasil ...porque será que todos os Países onde há riqueza natural há a exploração do mal ?
Já agora alguém me explica o que são as Nações Desunidas ?
Volto já.

Miguel Horta disse...

Grande Luís! Muitas destas questões estiveram lá antes da escrita. falou-se muito do Brasil e das diferenças sociais. A babilónia da prisão tem lá várias nacionalidades e o tempo para o debate sobra...

Miguel Horta disse...

ECO:
"E nesta altura do campeonato já nem se pode mandar de cá um cheirinho de alecrim. ;) "
Podes crer Maria... Isto aqui também tem muito de república das bananas (não é só na Madeira)

Miguel Horta disse...

Fico contente com a reacção no Blog do Zé Prisas (:http://osolaosquadradinhos.blogspot.com/):
"Do outro lado desta cidade, outras vozes nos chegam em forma de coisas simples. É o caso dos reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Setúbal que, como referi num dos posts abaixo, ganharam um aliado de peso: o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas."

Hipatia disse...

Fico muito contente com as respostas :)

E cheira-me que o que mais há para ai são repúblicas das bananas... aliás, está a acontecer hoje mais um circo na TV, bem exemplificativo do tipo de bananeira.

Anónimo disse...

Mais Vozes

Pensei começar este comentário com a historia das moscas e do seu respectivo habitat, mas depois de reflectir um pouco (mesmo muito pouco) e atendendo a que o texto se refere a essa coisa do mercado, decidi-me por algo um pouco mais sério.
A minha proposta seria a seguinte : porque não lançarem do Brasil uma OPA a este mercado irmão ? Melhor , porque não lançarem uma OPA a este vosso irmão gémeo . Podem os brasileiros acreditar que os produtos aqui produzidos são da mesmíssima qualidade e podem também estar certos que estes terão grande aceitação no mercado global ( os nossos políticos não ficam a dever nada aos vossos melhores). Eu sei que por enquanto ainda não temos por cá os alegres arraiais de tiros nem o numero de mortes violentas que por ai existem, mas acredito muito sinceramente que com a vontade e empenho demonstrados pela nossa classe politica a nossa alegria se equiparar á vossa (é apenas uma questão de tempo)
frogas | 05.09.07 - 1:36 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Existe um riso inteligente em quem publica um anuncio como este, a par de uma enorme saudade do seu país, mesmo cheio de tiros e de tudo aquilo que falas, amigo Frogas.
Será que o riso é a nossa ùltima plataforma de contestação social?
gaivina | Homepage | 05.10.07 - 2:22 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Amigo Gaivina creio que a malta que queima carros em França ou se faz explodir no Iraque é capaz de não entender a questão que me colocas, estou convencido que para essa rapaziada o rizo e o humor são produtos já á muito fora de prazo
frogas | 05.11.07 - 3:02 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

(riso amarelo)!...
gaivina | Homepage | 05.11.07 - 10:48 pm | #