2007-05-24

Um prémio sumarento



Considero um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano.
Brit Com


A Marta acha que a Voz em Fuga é um blogue com tomates. Ora ai está uma nomeação com que não contava, até porque só meia Voz tem de facto um par dos ditos.

Confesso que achei piada. É que nunca levei demasiado a sério esta coisa de ter um blogue, ainda que leve muito a sério esta vontade, quase necessidade, de ter opinião sobre tudo e mais alguma coisa, um lugar onde mandar bitaites e – recompensa imerecida – até leitores que gostam.

Mas os que me lêem – incluindo a
Marta, portanto – sabem bem que isto é assim a modos para o lado em que está o vento: não tenho nem tempo nem vontade para mais e, se há dias em que me atraco a um qualquer tema que acho importante e onde se deve dizer sem medos o que se pensa (como foi a questão da despenalização da IVG), também há muitos mais dias em que não há cá opinião nenhuma, nem causa nenhuma, nem luta nenhuma. E nem é necessário, porque não precisamos andar todos os dias a correr atrás de batalhas, nem a fazer guerras, muito menos a ser chatos até dizer chega com meia dúzia de conceitos que se dobram e desdobram em não sei quantas opiniões.

Depois, vem a parte do “passa a corrente”. Sendo assim – e vendo-me na obrigação de escolher cinco blogues com tomates – penso que só me apetece escolher blogues que não se escusam a ter voz e opinião sobre tudo e mais um bocadinho, além da coragem para o fazer sem parecer que estão a subir nas hierarquias de qualquer coisa, pensando todos os imponderáveis, todos os prós e contras, antes de correr o risco de apenas dizer.

Já agora, vão só mulheres. Parecem-me sempre tê-los bem mais onde é preciso, mesmo não os tendo (felizmente!) por uma imensa e gratificante abébia do destino.

Crónicas das Horas Perdidas - Luna
O Doutor dá Licença? - I
Chez Maria - Maria Árvore
Pópulo - Emiéle
Divas & Contrabaixos - Rosarinho


(ver as regras aqui)

17 comentários:

Maria Arvore disse...

Ó Hipatia,
só tu para mos fazeres cair ao chão. ;)

Sabes que acabaste de me chamar o meu apelido-rótulo preferido e isso me derrete toda?... :)E agora o que é que eu faço?... Posso nomear-te também?... É que o teu é logo o 1º blog com tomates que me ocorre. :)))

José Manuel Dias disse...

..lol....Bem...quer dizer...sem palavras!

Hipatia disse...

E depois eu ia ter de arranjar quatro bloggers macho com tomates em bom estado? Tu vê lá no que me metes!

E olha que a culpa é da Marta. Tu já viste isto? O meu blogue tão anónimo, tão anódino, agora um blogue exibicionista, de fruta à mostra. Tss tss!

E também nos podia ter calhado uma nomeação aos marmelos, certo? Afinal, uma mulher que tem um blogue com tomates, de certeza que se vai à vida de peito feito, não te parece?

Hipatia disse...

Sem palavras? Não me digas que já me danificaram a fruta... ai o caracinhas!


(Queria ter lido um "meme" teu e não ligaste nenhuma ao meu link, José Manuel... Fiquei tristinha!)

I. disse...

Ó mulher, tu metes-me em cada uma! Lá vou eu ter que por o neurónio (sim o que sobrou nesta semana de doidos) a trabalhar.

Mas desde já te digo que um dos nomeados vai ser a tua Voz, olaré.

E, como já foi sugerido, para quando o prémio "blog com marmelos"??? :D

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

A britcom nomeou-me e eu vim aqui com a intenção de te nomear quando percebi que já tinhas ganho o prémio - e não li tudo, nomeadamente, que me nomeavas!!! Peguei noutros candidatos com igual mérito quanto a tomates, mas "virgens" nesta distinção... e agora reparo na tua lista!!!

Sou uma senhora de tomates____ cegos___ (já desconfiava)

Mas caramba, obrigada!

Grande beijoka

Hipatia disse...

Sabes quem é que eu acho que ganhava o prémio de blogue com maiores marmelos? O Miguel, do "E Deus Criou a Mulher": nunca vi tanto marmelo em tão pouca quantidade de pixeis ;-)

Hipatia disse...

Essa ideia de "blogues de tomates virgens"... lol!

Não sei bem se quis pensar em termos de coragem; preferi antes escolher quem não se inibe de ter opinião. Certas ou erradas, defendem uma ideia e argumentam e nenhuma das nomeadas me parece fazê-lo para ficar bem na fotografia. Ora, num ambiente onde cada vez se traficam mais influências e se vêem repetições de argumentos, de acordo com o "clube do bolinha" onde cada um se insere à vez, gosto de vozes que opinam porque acham que é importante fazê-lo. E és uma delas :)

Miguel Horta disse...

Uma resposta à altura!

Anónimo disse...

Mas queiras ou não, com marmelos ou sem eles, basta ler este teu post, para se ter a certeza que escolhi bem.
:))

Isto é traficância de influência?

cereja disse...

Se calhar devia ter escrito aqui primeiro antes de fazer o post lá no estaminé, mas inverti a ordem dos factores.
Também interpretei a ideia não como o ter coragem (o que é dificil de medir, não conhecendo as pessoas) mas quanto à frontalidade com que se diz o que pensamos. Sabes que uma das coisas giras destas 'cadeias' é irmos encontrando no caminho outras pessoas que não conhecíamos e quase sempre vale muito a pena conhecer.
Como expliquei lá, não sei se este prémio é merecido, porque eu gosto da frontalidade mas também é certo que por vezes tenho receio de magoar as pessoas.
[se calhar, fóra do contexto, este meu 'defeito' veio de ter coabitado num outro blog, famoso porque um dos seus fundadores era de uma extrema violência no contra ataque a quem não concordava com ele; isso fez-me por as barbas de molho]
Contudo meto o nariz em tudo, tudo me interessa e gosto de dar a minha opinião, lá isso...

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

... também existem tomates gémeos (parece que até convém!), touros, carneiros, tipicamente balanças, etc.. :)

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

É sempre preciso alguma coragem para se ser frontal, se não o que temos é impulsividade___ o que também pode ser bom!

Hipatia disse...

Ainda bem que achaste, Gaivina :D

Hipatia disse...

Não, não é Marta. Nós não jogamos na liga das traficâncias: aquilo que escrevemos é porque nos dá vontade escrever ;-)

Obrigada por te lembrares de mim. Gostei da ideia de alguém achar que eu tenho tomates, lol

Beijinho

Hipatia disse...

Eu sei, Emiéle: havia guerras que não eram tuas mas, se fores a ver bem, havia também muita gente que sabia escolher e que ia a esse blogue só para comentar alguns dos autores. Aliás, se eu olhar para trás, acho que das poucas vezes que lá comentei, foram sempre respostas a ti ou ao Sharkinho.

Quanto à nomeação que te fiz, parece-me mais do que merecida: tens opinião sobre tudo e dizes o que pensas de forma simples e directa.

E como eu dizia outro dia no post dos 6 graus, acabamos por andar todos relativamente perto, orbitando nas leituras dos outros. E, num instante, uma "corrente" destas, leva-nos até novas e interessantes leituras. Às vezes pode ser claustrofóbico estarmos assim todos tão perto. Mas há outras alturas em que é mesmo muito giro :)

Hipatia disse...

Suponho que sim, Rosarinho. Aliás, o que menos gosto de ler por aqui são atitudes tão pensadas, tão pouco impulsivas, que mesmo a frontalidade aparentemente demonstrada me parece menor. De qualquer forma, deve ser defeito meu, já que sempre achei que este deveria ser um meio realmente alternativo, que as grandes análises cuidadas ainda podem ser publicadas noutros suportes e em forma de artigo, por exemplo. Talvez seja deformação profissional, mas nunca achei que um blogue precisasse ser confundido com outra coisa e que a opinião, por aqui, merecia ter a impulsividade que outros media, pela sua própria natureza, não devem nem podem suportar. Só não sei é se isso é ter tomates, lol