2009-03-22

Mulheres (bem) resolvidas, breve ensaio

Só podia ser a Marie a achar que sou uma mulher desenvolta. Sim, não me nomeou “mulher bem resolvida”, expressão que questiona, passou-me este selo sob outra designação. Claro que fico babada por uma mulher como ela se lembrar de uma mulher com tantas inquietações de alma como eu, claro!

Tal como a Marie, podemos questionar: o que é uma mulher bem resolvida? É segura e independente? Não liga ao que os homens pensam ou dizem? É uma mulher que gosta de se vestir bem, maquilhar, etc? Ou é aquela que não liga peva a essas coisas ditas femininas? Pratica algum tipo de desporto para se manter em forma? Segue os seus ideais? Não tem medo de expressar as suas opiniões, mesmo que não vão de encontro às do seu interlocutor? Casada ou solteira, é aquela que se dedica à carreira e tem prazer em ser uma profissional bem sucedida?
Caberiam aqui, certamente, muitas mais questões (algumas até a contradizer-se) que contribuiriam para definir uma certa mulher-tipo a que estamos a chamar de “mulher bem resolvida”.
Reparem no selo. A menina tem um vestido hiper-mega-curto, as mamas a saltitar para fora, e um lenço ou uma écharpe a esvoaçar. É, ou não é, uma imagem muito do agrado masculino? E se há muita mulher que se identifica com a menina do selo, também há muita que olha para aquilo e pensa “Mas o que é isto?”. À volta dela as palavras: Amor, Trabalho, (uma que eu não percebo, será Sexo?), Seguro, Família, Amizade, Baladas.
Pensem comigo. Sejamos nós mulheres ou homens, todos sabemos que o amor, o sexo, o trabalho, a família, e a amizade são coisas básicas na vida de cada um. Claro que a hierarquia da sua importância não é igual para toda a gente, óbvio. Agora, digam-me, de que seguro é que este selo fala? É um seguro de saúde? Se fosse segura de si, ainda vá, mas seguro? Mais. Baladas? Porque é que uma mulher resolvida tem de gostar de baladas? Ou estou a entender mal e não estamos a falar de música?
Uma última questãozita. Bem resolvidas? Ou se está/é resolvida, ou não! Para que precisa a palavrinha “Bem” de estar ali, digam lá?


Há tantas questões a ponderar que a minha resposta a esta corrente só podia seguir a linha de pensamento da pessoa que ma passou, até porque ela sim, é uma mulher blogosférica que admiro.
Marie, tu é que és mulher bem desenvolta!

(Passo a todas aquelas que queiram questionar a expressão.)

Adenda ao post: Não sei quem é o/a autor(a) do selo, mas espero que não se ofenda. Bem sei que a intenção de o criar deve ter sido boa. Eu sou é um bocadinho do contra!

11 comentários:

Maria Arvore disse...

Obrigada pela resposta rápida. :)

Ter certezas e raramente ter dúvidas é uma característica dos ditadores, sejam homens ou mulheres e por isso só te agradeço que tenhas resolvido colocar interrogações. :)

Mostra a tua desenvoltura intelectual e quem a tem, também a tem na cama. ;)

Fabulosa disse...

Marie, as dúvidas surgem para que as certezas se dêem a conhecer. A minha desenvoltura intelectual ficou assoberbada com tal elogio. ;)

Anónimo disse...

as interrogações que coloca são muito pertinentes e leva-nos sempre à mesma questão - o que é ser mulher (nos dias de hoje)? aprecio o olhar sobre a mulher como ser humano e pouco ou nada, estereotipado. as questões que levanta tocam exactamente nesse aspecto. pois, não existem mulheres modelo (só nas passareles :). mas sim pessoas, de género feminino e que têm felizmente nos dias de hoje inúmeras possibilidades de fazer o que quiserem da sua vida. sejam felizes! até

Elipse disse...

é caso para dizer... "penso... logo existo!"

Fabulosa disse...

comsentido, este selo surgiu muito perto do dia da mulher, numa altura em que se reflecte onde estamos e para onde vamos. talvez por isso a maioria das respostas a este desafio fizeram uma de duas coisas: ou questionaram o que é isso de mulher "bem" resolvida; ou as pessoas afirmaram não ser essa mulher. =)

Elipse, obrigada. no fundo acabo por não dizer se sou uma mulher resolvida ou não. optei por me virar para o selo e para a expressão... =)

Maria Ostra disse...

Acho que o "seguro" era de sexo seguro. 0_*

A maior parte destes desafios e correntes blogosféricas, alguns até bem intencionados - no sentido do estabelecimento de uma rede virtual de partilha e solidariedade, costumam ser muito parvinhos, ahah!...

Maria Ostra disse...

Ah pois, e quanto à "resolução" : é aceitar o que não pode ser mudado, mudar o que for possivel e rir do resto!

Fabulosa disse...

Maria Ostra, sexo seguro, eheh!, pá, não me lembrei dessa! ;)

Alien David Sousa disse...

Pour moi ;) Uma mulher bem resolvida é uma mulher que se sente bem na sua pele. E mais nada. :)Tão simples como isto.
beijinhos e parabéns dona resolvida

Anónimo disse...

O Alien disse TUDO! Basta, mulher resolvida é isso!
Sua foto do perfil é de uma mulher absolutamente RESOLVIDA. Já postei no Varal, por isso! Parabéns!

Fabulosa disse...

Alien, sim também é isso que eu entendo. mas porque é que é raro ouvir essa expressão (bem resolvido) acerca de um homem? ;)

Eduardo, obrigada, gostei imenso daquela imagem. mas bem sabemos como uma imagem, uma aparência, pode enganar, né? ;)