2009-07-31

Números


aqui

Os números são coisas muito jeitosas. Se bem que, no dia a dia, seja fácil e evidente uma soma de dois mais dois (ou, cada vez mais habitual, um subtracção de quatro), há alturas em que até o mais pragmático dos resultados tende a esconder uma qualquer pirueta. E é com cada pirueta que já nem estranho o número: afinal, isto já é um circo há muito tempo.

E os números são especialmente jeitosos em anos de eleições, quando é preciso mostrar serviço ou convencer do serviço a fazer: dão para tudo e são pragmaticamente adaptados às piruetas que interessam. Tirando isso, não servem realmente para nada, ainda que seja óbvio o jeito que aparentemente dão.

Atolados na crise, nas insuficiências crónicas, nas sinergias perdidas, nas falsas promessas ou nas verdades mentirosas, já nem estranho o jeito que se dá aos números. Como se bastassem agora e fossem claros como cristal, usados como adagas ou, pior ainda, como arma de gatilho rápido ou uma qualquer caçadeira com mira num zepelim.

Depois, dá no que dá o espectáculo: há sempre alguém que também sabe fazer contas e usar os números. Como há sempre alguém que tem memória para os números de há uns anos atrás. E, aí, é o caraças e rais’parta os números: desde as contas feitas com convicção em prime-time desmontadas em vídeo no youtube até aos números do défice e de quem gastou mais ou menos, lá vêm os números e as piruetas.

No entretanto, restam-nos os números que sobram no fim do mês. Costumavam ser para os alfinetes. Agora já ninguém usa disso: é só mais uma pirueta e já está.

5 comentários:

candida disse...

tenho aqui a prenda para o sr. esteves, um caldo de nabiças e outros verdes do meu quintal acabadinho de fazer. até fumega de tanto lume.

mfc disse...

Os números a que me dedico mais são os do EuroMilhões!

Hipatia disse...

Ai sim?...

Hipatia disse...

E saiu alguma coisinha, Manel? Tu não te esqueças dos amigos, homem! :D

Anónimo disse...

Mais Vozes

pois é, o poder dos números, os números como argumento, os números como arma de ataque e de defesa... acho que os números devem odiar os políticos, não achas?
fabulosa | Homepage | 08.04.09 - 10:01 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Tenho a certeza que odeiam, Fab. Ninguém gosta de ser explorado e só lembrado de quatro em quatro anos
Hipatia | Homepage | 08.06.09 - 7:11 pm | #