2004-12-10

Conquista

Escuchas otras voces en mi voz dolorida.
Llanto de viejas bocas, sangre de viejas súplicas.

Pablo Neruda - Para Que tú Me Oigas


Um dia disseram-me "nunca vou conseguir". E eu respondi "só não consegues se não quiseres".

Durante doze longos anos não conseguiu. Não teve força, nem vontade, nem juízo. As prioridades estavam todas trocadas, a importância real dos sonhos contaminada, o ego fragilidade, atado, carcomido.

Depois houve um renascer da esperança e o trabalho árduo e difícil de quem reencontra o valor das pequenas coisas. E das grandes coisas também. E até uma simples palavra quase sem valor ganhou a força de um rito. O incentivo já não era estranho ao eu. A vontade era mais forte do que todos os medos.

E hoje conseguiu. Brilhantemente. Quase com pompa. Renovou as suas circunstâncias. E eu quase nada fiz e, no entanto, o bem pouco que tenho consciência de ter feito, é ainda assim visto como muito. Porque todos nós damos a importância certa ao que tem significado real e intrínseco para nós. Não a importância relativizada de quem actua. A importância exponensiada de quem recebe.

Hoje há festa. Faço parte dela. Sinto que só dei um ouvido e uns poucos conselhos básicos. Sentem que estive por perto, acreditando ainda, mesmo quando já não era possível acreditar.

Na prática, que fiz eu? Quase nada. Só continuei a acreditar no valor real que sempre vi, por trás de qualquer máscara anémica de um ego macerado. Só isso: acreditei. E estava certa. Ainda bem que estava certa.

Hoje há festa. Se me perguntarem o que fiz, direi apenas que emprestei um portátil. Mas talvez tenha bastado isso. Ou talvez o portátil tenha ganho as asas do sonho concretizável.

Vou para a festa...

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 12/11/2004 1:50:30 PM corpo visivel (www) said:

Momentos como este fazem com a vida valha bem a pena!
E que sorte ter-te por perto!!


On : 12/12/2004 6:18:32 AM Miguel (www) said:

«Camafeu», este teu ''hino'' á persistência, luta por algo, é uma pilha de carga POSITIVA....

eSTIVESTE (MAIS) UMA VEZ muito BEM.

bEIJOS, E ATÉ 6ª fEIRA!


p.s-» am/fm, dos Gift é LINDO! TÁ A OUVIR! levo-te uma cópia na 6ª Feira.


On : 12/12/2004 10:04:26 AM Hipatia (www) said:

Fazem sim, Corpo Visível. E como fazem... Nunca saberia pôr em palavras o que senti realmente.

Acho que basta estar "alguém" por perto. A solidão mata todos os sonhos, não é?

Beijinhos


On : 12/12/2004 10:08:26 AM Hipatia (www) said:

Sabes, Crominho, tenho o portátil de volta. Confesso que andava cheia de saudades de bichinho. Mas confesso também que, mais tempo fosse ele preciso, mais tempo estaria emprestado. Há coisas que merecem pequenos esforços e o meu anémico sacrifício valeu plenamente o empolado resultado.

Estou à vossa espera. Com saudades. Muitas.

(e, pronto, não te deixo dormir na banheira...)

Beijos