2006-10-14

Muhammad Yunus


aqui

Não dês o peixe; ensina a pescar.


Disse Lech Walesa (também um Nobel da Paz) que Yunus merecia o Nobel da Economia pelo o impacto que teve e tem nas sociedades onde se aplica o seu modelo de micro-crédito àqueles que, antes, se diria que são pura e simplesmente insolventes e, por isso mesmo, incapazes de aceder a financiamento.

Sabemos há muito que em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão. Ao pôr nas mãos, especialmente de mulheres, uns poucos quebrados que permitiram lançar pequenos negócios familiares, Yunus deu de comer a milhões de pessoas. Essas pessoas, mais do que continuarem a ver-se como condenadas ao perpétuo fatalismo da fome, reconstruíram uma teia de relações sociais cheias de vontade nova num mundo melhor.

Dar dignidade, esperança e de comer a quem nada tem, não é um dos melhores caminhos para a Paz?

E quantos de nós se lembram realmente dos nomes dos diferentes Nobel da Economia? E quantos de nós não sabem encadear pelo menos quatro ou cinco nomes de Nobel da Paz? Até na nossa memória, o reconhecimento é selectivo. E eu acho que foi merecido este Nobel da Paz. Assim, ninguém se esquece!

2 comentários:

Lisa disse...

Muito merecido, sim senhor. Este senhor, com acção em vez de palavras, fez mais pela paz do que se possa imaginar. Restituíu a dignidade a quem a havia perdido, a esperança a milhares. :)

Hipatia disse...

E, no entanto, num ápice, chuveram as críticas. Como sempre, aliás...