2007-11-12

Madrigal


"Terciopelo verde" © Rosa Vázquez

¡Oh, voz de nube!¡
Oh, terciopelo!
¿Cómo nombrar tu música de musgo
sin disipar las brumas que te velan?

Viene la voz entre un aroma urgente
de jazmines de luna y se derrama
sobre el camino ciego de la noche.

Baja por escaleras de tristeza,
para perderse entre remotos pinos
y aliviarse de penas en los duros
espejos de la nieve desolada.

Deja en el aire en llamas su caricia
y al recorrer los círculos del viento,
un caracol incierto la recoge
y la devuelve, al fin, yacente y pálida,
muerta sobre un paisaje de silencio.

¡Y no saber cómo nombrarte,
para que vuelvas a llorar, subiendo
los senderos de luna y de jazmines!
¡Oh, voz de nube!
¡Oh, inasible perfil de ausencia y lágrimas:
verte morir
y no saber cómo nombrarte!
¡Oh, terciopelo!

Hérib Campos Cervera - "madrigal para la voz en fuga"


Um amigo mandou-me hoje este poema, de um poeta que nem sequer conhecia (o que só pode ser culpa minha, obviamente), falando de uma "voz en fuga" tão diferente da minha que nem sei bem se há qualquer ponto de comunhão, mas que, ainda assim, é tão linda que não resisto a colocá-la aqui nesta minha "voz em fuga".

6 comentários:

Esther disse...

Hipatia! Como estás? Fiquei feliz que eu ainda esteja linkada aquí, apesar de tanto tempo sem te visitar... Tantas as coisas aconteceram no grande movimento da vida! Tu também continuas lá...firme! Grande beijo .

Anónimo disse...

Muito bonito, sem dúvida. Agradável é também a música que postaste há dias e que acabei de ouvir. Não conhecia - falha minha, com toda a certeza!

Boa semana. :)

deep

Luis Duverge disse...

De madrugada depois da insónia desafiando o frio que teima entranhar-se en las piedras, pero si resiste, siempre. Vivam los poetas, viva la voz, viva tu voz en fuga, siempre.

Un beso eterno

Hipatia disse...

Olá, olá Agatha. Bem-voltada a este cantinho :)*

Hipatia disse...

A do Eddie Vedder ou a dos Poets of the Fall? É que, com a falta de imaginação que para aqui vai, a música tem sido um óptimo recurso, Deep ;-)

E bom fim-de-semana :D

Hipatia disse...

Luís, tão bom ver-te de regresso à Voz! Como andam as coisas?

Beijo com saudades :)