.
«Siempre imaginé que el Paraíso sería algún tipo de biblioteca.»
Jorge Luis Borges
Os léxicos são finitos. E todos nós usamos comummente uma fatia ainda mais finita do léxico, já que parecemos condenados a consumir um determinado conjunto de palavras, aquelas que conhecemos melhor, as que gostamos mais, as que fazem sentido para reflectir o nosso entendimento do mundo e o transmitir a outros. No fundo, um punhado de conceitos operativos espartilhados por umas quantas palavras dominantes. Não chega ainda a ser uma biblioteca. É talvez uma estante. Mas, ao ser nossa, é com cuidado que tiramos o pó às palavras e aos conceitos. E os defendemos, possessivos.
8 comentários:
Eu que sou um gatófilo (claro que não é assim que se diz um amante dos pequenos felinos, mas não conheço a léxico-palavra que me ajude a definir) não sabia que os gatos eram capazes de reconhecer até 400 palavras diferentes. Sem dicionários. E esta?
Tantas assim? E eu a pensar que resolvia a coisa com um "bsss, bsss" e mais um "comida!"
Na verdade, tive um gato que só lhe faltava mesmo falar. Um dia conto como aprendeu a abrir a porta da cozinha para ir namorar ;-)
Pré, eu também sou gatófila! :P
E quantas vezes nos acontece lermos algo e sabermos que foi X ou Y que escreveu, porque "este discurso é mesmo dele/a"?
Sem dúvida, Noitinha. E então quando há o hábito de leitura dessas pessoas, são sempre gatos escondidos com o rabo de fora ;)
Elurófilo é o palavrão que designa um amante de gatos. Pelo menos, é como se auto-intitulam as minhas amiguinhas :)))) (Brincadeira parva a parte final)
Tudo bem aqui na Voz...?
Bss, bss, bsssss! Anda cá gatinho? LOL
Tudo mais ou menos. A compor-se enquanto, tal como os gatos, se lambem umas feridas.
E tu? Agora que te tinha voltado a apanhar o rasto, não sei o que me parece dar com o nariz na porta :(
Enquanto souber-te por aqui, deixarei sempre rasto (saudades!); se saltares fora, bom, sabes como sou persistente.
(Levanta essa laroca liiinda e lembra-te que não és só gata, mas pantera! :)
Acho que ainda vou ficar por aqui uns tempos mas, se resolver partir, fazemos um trato: digo-te para onde vou e vais lá visitar-me. Pode ser?
Obrigada! :*
Enviar um comentário