2009-04-19

Ter de ou ter que?

Qual será a forma correcta?

a) Tenho que me ir embora.
b) Tenho de me ir embora.

Escolheu “tenho que”? Pois é, realmente ouve-se tantas vezes este erro que até o tomamos como certo. Mas a frase correcta, neste caso, é a da alínea b). Vejamos porquê:


* Ter que usa-se no sentido de “ter algo para”. Usamos esta expressão quando antes do “que” podemos subentender as palavras “algo”, “coisa” ou “coisas.
* Ter de serve para exprimir “dever”, “obrigação”, “desejo” ou “necessidade” em relação a alguma coisa. Assim, tomando o exemplo inicial, “tenho de me ir embora” significa que se tem necessidade ou se é obrigado a ir embora.


Vejamos mais alguns exemplos:

* Tenho de estudar. = sou obrigado/ tenho necessidade de estudar
Tenho que estudar. = tenho muitas coisas para estudar

* Tenho que comer. = tenho alimentos para comer.
Tenho de comer. = tenho necessidade, ou devo comer.


Uma dúvida mesmo muito comum, bem explicada no blogue
Em Português Correcto

4 comentários:

Maria Ostra disse...

Dá jeito!
Vou cuscar!

Fabulosa disse...

Maria, o blogue faz lembrar o programa do Diogo Infante... eu gosto, dá sempre jeito cuscar estas coisas! =)

I. disse...

Obrigada, que hoje já aprendi alguma coisa.
Tenho de lá ir ;)

Fabulosa disse...

I., é sempre bom actualizar conhecimentos... =)