2005-01-13

Estrelas

Do ponto de vista de uma estrela, um ser humano é um minúsculo relâmpago, uma dos milhões de vidas breves que bruxuleiam de maneira ténue na superfície de uma esfera de silicato e ferro, estranhamente fria, anomalamente compacta, exoticamente distante.

Carl Sagan – Cosmos


Gosto de estrelas. Sempre gostei. Gosto de me perder no meio dos montes, com aquela temperatura certa das noites de verão, e ficar a olhar para o brilho intermitente de sóis distantes.

Gosto de imaginar que, lá longe, há uma hipótese de vida. Uma outra vida. Talvez a cometer os mesmos erros que a nossa, talvez a cometer outros mais graves ainda, talvez a solucionar umas quantas interrogações misteriosas.

Gosto de olhar o céu ponteado de luz. Sabê-la distante. Sonhar um dia em que as distâncias sejam transponíveis num suave piscar, em que o tempo e o espaço se curvem a nosso favor. Imaginar que há mundos paralelos. Pensar em buracos negros como caminhos, em lugar de sorvedouros sem fim. Pensar a hipótese de outras rotas, descobrimentos sem encobrimentos das verdades, viagens ancoradas em astróides, encontrar a medida certa para um espaço sem fim, ou curvo, ou em expansão, ou em regressão. Imaginar o estrondo silencioso de todos os big bangs iniciais.

Hoje queria ter estrelas para olhar. Mas o céu cinzento da chuva miudinha esconde-me os seus brilhos. E imagino esta nossa Terra que se aplanou à conta de um maremoto, esta Terra que se deslocou centímetros do seu eixo à custa de uma convulsão, ainda mais estranha, mais parada, mais bela, contra a velhice brilhante de luzes que, às tantas, já se extinguiram...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 1/13/2005 2:28:20 PM Diálogos Interactivos (www) said:

Estima-se que no Universo existam 200.000 milhões de galáxias, a nossa galáxia que nem é a maior têm para cima de 100.000 milhões de estrêlas. A velocidade da luz é de 300.000 KM/s. O Sol dista da Terra 8 minutos/ luz, Sirius a terceira estrela mais perto de nós, visivel entre o sul e oeste na constelação de cão maior dista 8 anos luz ,todas as outras estão a dezenas, centenas e milhares de anos luz ´, e isto so na Via Láctea. Quão pequenos e efémeros somos minha amiga !...
PS- Os livros de Carl Sagan são maravilhosos !!! E as observações à noite nas montanhas (desprovidas da poluição do halo luminoso), são profundamente espirituais.
Beijos


On : 1/13/2005 4:12:57 PM Hipatia (www) said:

É isso mesmo, Diálogos. Mas não custa olhar lá para cima e sonhar com "um dia". E talvez ainda seja durante a nossa vida, por mais breve e inconsequente que ela seja face à imensidão do Cosmos.

(Lembras-te da série? Eu adorava! Ficava colada à televisão, quietinha, de olhos bem abertos a deixar-me maravilhar por aquele magnifico comunicador, um homem brilhante, que fazia das coisa mais complicadas algo simples)

Beijinhos


On : 1/14/2005 8:15:35 AM Diálogos Interativos (www) said:

Lembro-me da série... sim..., com alguma nostalgia; de facto Carl Sagan tinha o dom de tornar o dificil , acessivel e, maravilhar-nos com o desconhecido, criando em mim, naquele tempo ainda criança, adolescente, as melhores expectativas sobre o futuro, só que esse futuro me parece cada vez mais distante, acho mesmo que a espécie humana não está preparada para dar esse importante passo ,que é o de definitivamente, passar a explorador do espaço, primeiro terá que ultrapassar a sua conflituosa adolescência.
BJS


On : 1/14/2005 12:55:42 PM Hipatia (www) said:

Sabes, não temo tanto o antes como o depois. Acho que a miragem utópica da conquista das estrelas é bem capaz de dar origem a uma qualquer maravilha idealizada por um sonhador. O homem sempre fez descobertas ao tentar vencer a barreira da utopia. O pior será depois, quando o sonho se materializa e vão a reboque os políticos, os donos dos dinheiros, os escroques de toda a espécie...

Beijo