2005-01-19

Dúvidas

Os grandes eixos modernos, a revolução, as disciplinas, o laicismo, a vanguarda, foram desafectados à força da personalização hedonista; o optimismo tecnológico e científico desmoronou-se, enquanto as inúmeras descobertas eram acompanhadas pelo envelhecimento dos blocos, pela degradação do meio ambiente, pelo apagamento progressivo dos indivíduos; já nenhuma ideologia política é capaz de inflamar as multidões, a sociedade pós-moderna já não tem ídolos nem tabus, já não possui qualquer imagem gloriosa de si própria ou projecto histórico mobilizador.

Gilles Lipovetsky - A Era do Vazio



Se a ideia de progresso está em crise e os conceitos operativos com que encarávamos o real vão perdendo sentido, será que podemos assumir que esta ideia de crise tenderá a estender-se a toda a realidade humana?

Então, será que enfrentamos uma era dominada pelo caos, enquanto nos empenhamos numa busca para encontrar maneiras novas de dizer e pensar a realidade, bem como novas formas para a estruturar?

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 1/19/2005 2:50:03 PM Caliope (www) said:

Eu penso que o que grassa são as pessoas que se empenham numa busca para mascarar a realidade, isto é, cadaq vez mais as pessoas se iludem a elas mesmas e aos outros. Mentem, omitem (vai dar no mesmo). (Sobre)vivem num estado anestésico... Os rebeldes da nossa era são os que insistem em dizer a verdade. São os proscritos, os marginais dos dias de hoje...
Beijinhos


On : 1/19/2005 3:00:54 PM Hipatia (www) said:

Sabes, acho mesmo que a grande maioria dos conceitos em que costumávamos assentar as nossas (re)construções do real está esgotada, vazia de sentido. Talvez por isso pareça ser, tanta vez, uma época de caos: nem temos sequer as palavras certas para dizer o nosso mundo. Talvez seja necessário inventar um glossário novo até para a nossa rebeldia.

Beijinhos


On : 1/19/2005 5:10:38 PM Maria Branco (www) said:

Infelizmente esta é uma realidade, vivemos na era do caos, do desamor, da ganância...

( Olha lá menina, então canto assim tão mal?? Bem.. prometo que irei aplicar-me nas aulas de canto, sim?'

Muitos beijos. Tem uma noite feliz!


On : 1/19/2005 5:18:19 PM Hipatia (www) said:

Eu não disse que eras tu Disse que tinhas sorte por cantar bem. Quando sou eu que me atrevo, começam portas a fecharem-se violentamente à minha volta e até escondem os cristais de família

Beijo grande!


On : 1/20/2005 4:57:11 AM Diálogos Interativos (www) said:

Acho que infelismente esse texto retrata muito bem a sociedade actual, falha de valores. Há necessidade de renovação e se calhar isso passa por encontrar novos valores éticos, morais, espirituais, que se ajustem à nova vaga de conhecimentos e aos novos desafios que se nos colocam. è necessário com urgência, inventar-se um novo ser humano, mais evoluido, um novo homo sapiens, embora acredite que o velho, ainda não esgotou todos os recursos, que ainda temos margem para a renovação.
Beijos


On : 1/20/2005 7:37:21 AM Maria Branco (www) said:

Bem, confesso que canto tremendamente mal, e só o faço quando a minha voz se pode esconder entre outras.. Agora, adoraria cantar bem.... Mas, pronto! Fazer o quê? Nem com aulas de canto..
Deixo o canto para quem sabe.. Limito-me a ouvir, o que já não é mau!
Um beijo grande
Desejo-te um dia muito feliz!


On : 1/20/2005 2:27:58 PM Hipatia (www) said:

Não sei se se esgotou o projecto do homo sapiens, Diálogos. Mas não me restam muitas dúvidas sobre o esgotamento dos conceitos operativos com que pensávamos e exprimiamos o real. E, nesses conceitos, estarão, certamente, incluídas nocções de ética, de moralidade, de valores, etc, etc, etc.

Beijinho


On : 1/20/2005 2:33:06 PM Hipatia (www) said:

Sabes, Maria, como quase todos os péssimos cantores - aqueles bem desafinados - adoro cantar. E o pior é que canto mesmo quando tenho oportunidade

Beijo grande!


On : 1/21/2005 9:50:13 AM Draw (www) said:

O caos tende a ser criativo. Enfrentamos antes uma era de estagnação, mais próxima do niilismo que de outra coisa, conservadora, mais por inépcia e comodismo do que por convicção, e com tendências retógradas relativamente aos valores humanos. Parece mais o lodo a assentar no fundo de uma poça estagnada do que a areia levantada num maremoto (imagem mais próxima do caos).


On : 1/21/2005 11:53:32 AM Hipatia (www) said:

Sim, concordo contigo, Draw: antes esta nova era que nos obriga a pensar conceitos novos para pensar coisas novas. Já era tempo de mudarmos de paradigma. Mesmo que, como em todos os esforços anteriores, em todos os momentos de mudança, de evolução, as "dores de crescimento" sejam por demais evidentes.

:*