2005-04-18

Despojos antigos

No céu cinzento sob o astro mudo
Batendo as asas pela noite calada
Vêm em bandos com pés veludo
Chupar o sangue fresco da manada


Se alguém se engana com seu ar sisudo
E lhes franqueia as portas à chegada
Eles comem tudo eles comem tudo
Eles comem tudo e não deixam nada


A toda a parte chegam os vampiros
Poisam nos prédios poisam nas calçadas
Trazem no ventre despojos antigos
Mas nada os prende às vidas acabadas


São os mordomos do universo todo
Senhores à força mandadores sem lei
Enchem as tulhas bebem vinho novo
Dançam a ronda no pinhal do rei


Eles comem tudo eles comem tudo
Eles comem tudo e não deixam nada


No chão do medo tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos na noite abafada
Jazem nos fossos vítimas dum credo
E não se esgota o sangue da manada


Se alguém se engana com seu ar sisudo
E lhe franqueia as portas à chegada
Eles comem tudo eles comem tudo
Eles comem tudo e não deixam nada


Eles comem tudo eles comem tudo
Eles comem tudo e não deixam nada


Zeca Afonso - Vampiros


Para a Mar:

"Maçonaria vai entregar lista de informadores da PIDE à Torre do Tombo"



Fico a fazer equilibrismo entre duas vontades. Por um lado, o temor dos bufos ainda estarem entre nós, disfarçados, a contabilizarem segredos depois trocados por misérias e dor; por outro, a ideia de que não pode haver futuro se não formos capazes de fechar as feridas do passado.

A maçonaria guardou até este Abril o segredo de uma lista com 3600 nomes. Três mil e seiscentos bufos que se acolitaram por este País fora, sangraram vidas, mataram destinos nas celas da PIDE/DGS.

Mas tanto pode ser o pequeno pulha que contou um mero conto a troco da velha cunha, como pode ser alguém ainda alcantilado em lugares de destaque de um regime que, melhor ou pior, fez a sua transição para a democracia sem dinamitar verdadeiramente as raízes do Estado velho.

A lista vai ficar em segredo. Precisa ficar em segredo? Talvez precise. Revelar hoje o que não foi dito em 1974 e nos anos seguintes, talvez só levante entre as massas a velha vontade inquisitorial que permitiu, se formos a ver bem, que os bufos se transformassem numa força oculta dos vampiros do poder, perpetuando as chagas de um regime baseado na lei do bufo, na lei do medo.

Não sei até que ponto a democracia conseguiu apear os vampiros. A lei da cunha e do segredinho continua por aí. Trocam-se favores numa lógica velha, tão velha como este nosso Portugal. Fazem-se e desfazem-se carreiras com base no boato. Fez-se a última campanha política bufando segredos de alcova. Dar 3600 nomes a bufos do regime deposto não serviria apenas para causar mal estar? E os bufos de agora? Alguém os contabiliza? E quando se fecham de vez as feridas ainda mal suturadas do País que fomos, tão parecido ainda hoje com o País que somos?

Os vampiros ainda aí estão. Os bufos sempre foram as suas armas, as melhores armas, porque toupeiras silenciosas, mesquinhas, fazendo da convivência e da proximidade a porta para os segredos a revelar. Os bufos de agora terão, talvez, ares de doutor, em vez de serem o padeiro do cimo da rua. Mas as lógicas que permitem que os vampiros continuem a engordar, abafam as histórias até um qualquer interesse as levar a público. Décadas depois de se conhecerem os factos, porque foram agora – e só agora – bufados os escândalos da Casa Pia? E este é só um exemplo. Mais haveria, nesta terra de vampiros e bufos. Haver uma lista de bufos velhos aberta a toda a coscuvilhice, resolverá verdadeiramente as lógicas subversivas que continuam a perpetuar as suas existências?

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 4/18/2005 3:09:39 AM Margens (www) said:

Não me parece Hipatia..
:(

Assim meio a correr, venho deixar-te um beijo e desejar uma semana muito feliz!


On : 4/18/2005 6:23:14 AM Ricardo Garcia (www) said:

Raios, até fiquei arrepiado... Agora deixaste-me preocupado.


On : 4/18/2005 6:42:11 AM Wilton Chaves (www) said:

Bom dia!
Agradeço sua visita, será sermpre um prazer. Estava navegando, quando deparei-me com um blog interessante como o seu. Gostei de imediato.Desculpe não ter agradecido antes, agora, foi que reparei em seu comentário.. Quando eu aprender, estou no incio, colocarei, se me permite, a inclusão de blog como referência de bom gosto e qualidade.Estou em processo de aprendizagem. Ainda há falhas na elaboração dos textos. No entanto, se precisar de alguma coisa, pode solicitar a este carioca de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil
Um forte abraço
Wilton


On : 4/18/2005 8:46:11 AM duende (www) said:

Complicado, muito complicado. Sabes de quem me lembrei quando ouvi a notícia? De Simon Wiesenthal. Dizia ele que não era por uma questão de vingança, mas de justiça que 'perseguia' nazis. No entanto, o facto é que passados vários anos, os conceitos se diluem e não sabemos se reabrir feridas não será mesmo já só vingança e se essa vingança não nos fará pior ainda. Estou como tu. Não sei. Mas realmente é um facto que 'os assassinos continuam entre nós'.


On : 4/18/2005 11:48:02 AM sharkinho (www) said:

Mas que registo tão diferente do pré-férias. E com a mesma desenvoltura com que fala de outra coisa qualquer.
Vens de férias com a "caneta" afiada, manteira...


On : 4/18/2005 5:06:59 PM Hipatia (www) said:

Pois, Margens

Espero que a tua semana tenha começado melhor do que a minha. Hoje custou mesmo, irra!

Beijinho grande


On : 4/18/2005 5:08:33 PM Hipatia (www) said:

Preocupado com o quê, Ricardo? Por haver por ai tantos vampiros e tantos bufos? Eu cá acho que eles nunca desapareceram. Só não sei é se dar um nome aos bufos do antigamente resolverá alguma vez os problemas de agora


On : 4/18/2005 5:12:36 PM Hipatia (www) said:

Wilton, obrigada pela visita e pelo comentário tão simpático. Eu vou continuar a espreitar a tua quitanda, tentando matar saudades dessa cidade linda que não vejo a hora de rever. Que saudades de uma água de coco! Até lá, se eu souber e conseguir resolver algum desses problemas de "iniciante", faz favor de abusar do mail que está ali ao lado


On : 4/18/2005 5:17:28 PM Hipatia (www) said:

Du, tu às vezes não és Duende, és bruxa. Sabes que me lembrei muito do Wiesenthal quando estava a escrever o texto? Pelas mesmíssimas razões que apontas: onde passa a justiça a ser vingança? E o que resolve? Que eles andam ai, não há dúvida. A questão é porque só se tornam visíveis de vez em quando, como se, mais uma vez, a lei do bufo falasse mais alto.

Eu não sei mesmo... é daquelas onde parece não haver vencedores. Só lavagem de roupa em praça pública em alturas estrategicamente escolhidas. Porquê o mês de Abril? Só esta pergunta já me deixa de pé bem atrás sobre qualquer resposta possível.


On : 4/18/2005 5:22:35 PM Hipatia (www) said:

Oh Tubarão de água doce, mas então não sabias que eu também falo a sério em alguns dias? É que eu vou nas ondas

Obrigada

(e agora a pergunta imbecil: o que é "manteira"?... bem, vou-me ao dicionário )

Ah! Fez-se luz (apre! que ainda viro lampiona )... é das mantas, certo? Ou será qualquer palavra esdrúxula da mourolândia?




On : 4/19/2005 6:41:44 AM Mar (www) said:

Obrigada Hipatia, foi mesmo importante fazeres este post, eu nem vi a notícia (falta de tempo para ler jornais e ver TV é mentira )

Mas eu acho é que se devia ter feito a justiça na altura certa.
O que não concebo é que tenha havido vários poderes desde 74, com estes elementos nas suas mãos e que não tenham feito NADA! Isso sim é que me preocupa, e agora, face a anos de impunidade surgem as questões que colocas...Justiça? Apesar de tudo, eu acho que sim, não me parece que se deva pôr isso em causa, não é de vingança que se trata. Vingança será o que os familiares e os amigos das vítimas desejam fazer há 30 anos...


On : 4/19/2005 1:16:07 PM Hipatia (www) said:

Neste como em tantos outros temas que a história se tenta encarregar de escorraçar para debaixo do tapete da memória, a linha que separa vingança e justiça é demasiado ténue. Mais do que vingar a dor passada, não seria antes tempo de olhar para o futuro e tentar evitar que o mesmo volte a acontecer, ainda que a coberto da nova democracia?

Eu não tenho qualquer resposta, Mar. Não sei qual seria "melhor" Parece-me que não há mesmo lugar para vencedores...




On : 4/20/2005 9:25:44 AM Mar (www) said:

Eu não tenho qualquer dúvida que, acima de tudo, olhar para o futuro e garantir que os princípios da liberdade nunca mais sejam postos em causa e que ninguém mais possa cometer estes CRIMES no nosso país, como noutros, é a prioridade,Hipatia.

Agora, embora concordando que o sofrimento, durante 45 anos, foi demasiado e teve repercussões indeléveis no nosso percurso como povo, para que nos consigamos sentir "vencedores" (no mínimo resta-nos a vergonha de termos tido este episodia na nossa história...), também não me restam dúvidas que estes gajos deveriam ter tido a punição à altura dos CRIMES que cometeram. Na hora ou 100 anos depois, não me interessa.
Branquear isso é pactuar com eles. E não se pode pedir isso a quem preza a liberdade e a democracia como o ar que respira.


On : 4/21/2005 5:37:34 PM Hipatia (www) said:

Mar, estou a morrer de vergonha Só te li agora. Desculpa!

Sabes, a minha família foi alvo de perseguição. Essa é uma das feridas ainda abertas, já que o Estado Novo não perdoava a quem pensasse diferente e, todos nós, em maior ou menor grau, carregamos sempre nas veias o sangue do meu bisavô anarquista. Por isso, sei pelo que me contava o meu avô, sei pelas parcas memórias que guardo do meu bisavô, sei pelo que contam até hoje a minha avó, os meus tios, a minha mãe, o que foi viver sobre o estigma da ditadura. A grande maioria dos bufos - que até sempre se soube quem eram - foram-no a troco de uma mísera nota para calar a fome da família. Deve haver nomes de muitos desses no tal livrinho. E, para tantos desses - tacanhos, esfomeados, iludidos, analfabetos, pobres de corpo e de espírito - espero que não haja um reabrir de velhas chagas. Penso que muitos foram vítimas também.

Há, no entanto, os bufos gordos, endinheirados, vampiros poucochinhos. Escaparam por entre os pingos enquanto, como sempre, quem se tramava era o mexilhão. Deve haver nomes desses no livro. Para esses devia haver contas com a justiça e, em certos casos, até direito à vingança. Mas duvido que esses comedores o tenham sido só no antigamente. Devem estar a comer à nossa custa até hoje e não acredito que, contra eles, alguma vez se faça seja o que for.

Depois, como separar o trigo do joio? É que não me parece justo enfiar todos os bufos no mesmo saco: motivações e necessidades diversas, lucros bem diferentes, mesmo tendo todos eles bufado e causado dano a tanta gente.


On : 4/22/2005 5:48:12 AM mailto:?subject=Your comment about Despojos antigos(www) said:

São os vampiros que me enojam mais que tudo, Hipatia. Os de ontem como de hoje. E é isso que quero dizer ali em cima. Quanto ao trigo e o joio tens razão, há que ter em conta as motivações para julgar, descobrir os atenuantes e agravantes e aplicar a pena justa. É por isso que eu nunca poderia ser juíza...


On : 4/22/2005 5:48:57 AM Mar (www) said:

Xi caraças, não acerto uma, era eu ali em cima sorry!


On : 4/22/2005 1:58:24 PM Hipatia (www) said:

Os vampiros também me enojam a mim, Mar. E de que maneira!

(pelo menos, não vieste de Nini )