2005-04-01

Direito a morrer em paz




Há tanta coisa no pensamento deste homem com que não concordo que nem sequer vale a pena mencionar.

E, no entanto, tenho-o em conta de um homem bom.

Merecia mais respeito. Merecia – porque acho que o conquistou – o direito a morrer em paz, longe das vistas, dos boatos, das imagens embaraçosas de um corpo que já não pode mais suportar a dimensão de um espírito que já não quer lá ficar.

Acho um desrespeito para com o direito de qualquer um à decência, à preservação da humanidade que nos é intrínseca, o que andam a fazer à imagem deste homem.

Deixem-no partir. Sem exposições dúbias. Arranjem mas é outra forma de encenar as políticas das nomeações e sucessões.

Este homem merecia mais do que acabar recordado como um corpo decrépito empurrado para os olhos do mundo desde uma janela, arfante, silencioso, débil e caduco.

___
imagem aqui

3 comentários:

Noitadas disse...

ate quenfim encontro um sitio para comentar o (senhor de branco) mas nao sei o que comentar agora que ja se foi, que ja nao faz parte de nos a nao ser em espirito. embora nao crente nem praticante tenho de o louvar foi digno da sua existencia.

Hipatia disse...

Não merecia este circo mediático, não é?

Bem vindo à Voz, Noitadas. Volta sempre ;-)

(psst... vários blogues fizeram referência à morte de João Paulo II. Basta procurara :)))

Hipatia disse...

On : 4/1/2005 7:46:56 AM Jorge Morais (www) said:


Tens toda a razão... É incrível tudo o que tenho visto na televisão, até a contarem os pormenores de como ele será dado como morto... Já não tenho paciência para isto...

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 7:56:57 AM 1poucomais (www) said:


Acho que já há tempos disse que estive numa audiência papal há pouco tempo. Custou-me estar ali, a fazer parte de um "rito" que o obrigava a expor-se assim. Doeu-me - nele vi a imagem de alguém muito querido que tinha morrido com a mesma doença. Mas ele não se quis esconder, quis que o vissem assim (apesar de em muito poder ser poupado, claro, não estou a defender o aproveitamento mediático). Ao dar a cara desta forma, o meu respeito para com João Paulo II aumentou imenso.Tal como tu, discordando embora de muitas coisas do seu pontificado, dou valor a outras, e sobretudo ao homem que ele é. E por isso tenho a certeza que ele vai morrer em paz.

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 7:58:14 AM 1poucomais (www) said:


(faltou o final) E por isso tenho a certeza que ele vai morrer em paz, com mais urubus de repórteres e de hierarquia do Vaticano em cima do acontecimento ou não.

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 8:05:49 AM duende (www) said:


Sim e não, Hipatia. Porque a exposição não acredito que lhe seja imposta. É por vontade dele que aparece. Claro que depois há o aproveitamente mediático, mas nem outra coisa se poderia esperar. Também não concordando com muitas (tantas) das suas convicções, o admiro. Enfim, se ele escolheu mostrar o seu fim ao mundo, seja como ele escolheu. Mesmo que me repugne esta triste violação do mais básico dos direitos que é morrer longe dos holofotes.

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 8:08:35 AM duende (www) said:


E caramba, vê lá se mudas de tema de uma vez por todas!

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 10:41:54 AM Diálogos Interactivos (www) said:


Também acho chocante toda esta exposição mediatica de uma figura publica que possivelmente já algum tempo que não dispõe de toda a lucidez necessária para ocupar tão elevado cargo. Eu que me habituei a apreciar as pessoas não como ídolos mas como seres humanos, frágeis, animais na sua mais pura essência, apenas dotados de um grau mais elevado de consciência. Choca-me assistir a todo este alarido à volta de uma figura que me merece o maior respeito e consideração, mas que para mim é apenas um homem como qualquer outro, apenas com a diferença de ter ocupado o lugar mais alto de uma instituição religiosa secular, que nos lega uma história cheia de contradições e de actos que não dignificam a doutrina em que se sustenta. Não estou através deste comentário a tentar desconsiderar o poder e o papel da Igreja Católica Apostólica Romana, mas sim, criticar o papel dos média, que deveriam ter uma conduta deontológica mais de acordo com os padrões civilizacionais considerados eticamente correctos, visando essencialmente, informar e esclarecer, e não apenas tentar conquistar audiências, aproveitando-se das nossas emoções mais negativas, apelando às qualidades mais medíocres da Natureza Humana, para atingir fins que não são os mais dignos.
E tanta coisa que fica por esclarecer e informar noutros dominios que podiam ajudar a humanidade a evoluir para padrões de desenvolvimento mais ajustados e mais justos , mais de acordo com o conhecimento que acumulamos mas que ainda não sabemos gerir da forma mais adequada às necessidades globais da humanidade.
Desculpa-me este longo comentário.
Beijinhos





--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 11:23:48 AM Hipatia (www) said:


Nem eu, Jorge. Nem eu. Já desisti de ver o telejornal.

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 11:27:53 AM Hipatia (www) said:


Suponho que a exposição decidida pelo Papa seja realmente um acto de coragem. Não é vergonha ficar-se doentee não escondê-lo, especialmente se com esse acto se conseguir chamar a atenção para a necessidade de focar a investigação médica nessa doença em particular. E isso, julgo que faz parte do caracter de João Paulo II e da forma como sempre se posicionou. Mas, nestes últimos momentos de vida, merecia que aquilo que foi, que é, uma acto cheio de significado, não ficasse contaminado com tanta porcaria empacotada e debitada à hora de jantar pelas tv's

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 11:31:04 AM Hipatia (www) said:


Não sei se o Papa ainda estará capaz de decidir seja o que for, Du. Foi doloroso vê-lo naquela janela, sem conseguir falar, a arfar, a definhar. Mais doloroso ainda ligar o rádio do carro ou a televisão e ver a forma como, tantos, tentam aproveitar ao máximo o seu quinhão de notícia escabrosa.

Além disso, tinha encontrado esta foto espantosa. Já mudei de assunto, como podes ver acima. Mas ainda queria postar a foto

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 11:32:06 AM Hipatia (www) said:


Diálogos, obrigada. Acabaste por dizer tudo. Limito-me a dizer que sim, que concordo, que adoro os teus longos comentários.



--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 12:45:03 PM CotaMarada (www) said:


Concordo em pleno contigo Hipatia (já começa a ser um hábito) e acho que a Diálogos veio colocar a cereja em cima do bolo de forma magistral. Duvido seriamente que esta opção, de assistirmos de plateia, à sua morte, tenha sido feita pelo Papa na plenitude da sua consciência. Parece-me mais que o Papa, desde há já algum tempo, tem vindo a ser uma marionete nas mãos da poderosa Igreja. Choca-me que, como qualquer pessoa, não tenha tido o direito de viver com serenidade e dignidade os seus últimos tempos e não possa, agora morrer em paz.

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 12:55:52 PM Hipatia (www) said:


"Choca-me que, como qualquer pessoa, não tenha tido o direito de viver com serenidade e dignidade os seus últimos tempos e não possa, agora morrer em paz."

Eu não soube dizer tão bem!

É mesmo isso

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 4:12:48 PM maria arvore (www) said:


Desde a primeira guerra do golfo, nos idos de 91 em que vimos a guerra em directo na televisão, tudo passou a ser passível de ser visto em directo no pequeno ecrã.
Porque haveria o Vaticano de desperdiçar esta oportunidade de acompanhar os tempos?...

(na minha opinião, João Paulo II não merecia um sofrimento exposto aos olhos de todos como se estivesse na cruz)

--------------------------------------------------------------------------------


On : 4/1/2005 4:30:58 PM Hipatia (www) said:


Essa guerra televisionada, transformada em jogo de playstation, lúdica, que esconde os olhos de quem morre do seu algoz e depois vira espectáculo mediático é uma das características mais insensíveis deste nosso mundo de hoje. Entendendo ainda como conseguiu o seu espaço na Aldeia Global, estranho a forma como tantos de nós ficam presos ao ritual mórbida à hora de jantar.

Quanto ao Papa, dizem os católicos que ele decidiu carregar a sua cruz até ao fim. E ai talvez os não católicos é que tenham razão: nada de imagens. Afinal, não fazer imagens à semelhança da divindade não era uma das leis de Moisés?