2005-09-28

Medo

Se não há Deus, tudo é permitido.

Dostoievski - Os Irmãos Karamazov


Eu não acredito num qualquer Deus, tal como o pintam as religiões. E, no entanto, sinto em mim a necessidade de Divino e nem é só por temer a excessiva responsabilidade que comporta a minha solidão responsável, tal como a entendem os existencialistas.

É mais um temer a incompetência, já tantas vezes provada, da Humanidade.

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 9/28/2005 12:40:34 PM Lauva (www) said:

A min... paréceme inxusto crer nun Deus pola necesidade que se tén del, dunha vida alén da morte. ¿Non?
O teu blog é moi interesante
mediobiquiño


On : 9/28/2005 12:41:07 PM Lauva (www) said:


On : 9/28/2005 12:45:58 PM Hipatia (www) said:

Bem-vinda, Lauva

E claro que tens razão: precisar acreditar em Deus por medo é uma injustiça para o próprio conceito de Divino. Mas a verdade é que também não consigo acreditar nele como fonte de esperança. Sobra-me não acreditar. E isso também me assusta, porque também me dá jeito ter uma muleta para as minhas dúvidas

Obrigada pela visita e pelo comentário. Volta mais vezes


On : 9/28/2005 1:12:41 PM duende (www) said:

O segredo está em não acreditar mas duvidar sempre que estejamos certos.


On : 9/28/2005 2:10:05 PM frogas (www) said:

Penso que dá sempre jeito acreditar um bocadinho. Senão naqueles momento de desespero em que não temos a quem recorrer não nos sentiremos confortáveis para lhe pedir uma ajudinha. Eu inventei um, feito ás minhas medidas e a condizer com as minhas necessidades


On : 9/28/2005 2:40:01 PM Hipatia (www) said:

Essa é uma excelente opção, Du Mas às vezes dava jeito se fosse ao contrário


On : 9/28/2005 2:41:48 PM Hipatia (www) said:

Sendo agnóstica - ou, pelo menos, considerando-me assim - acho que também acabei por fazer um à minha medida, Frogas. Mesmo que, ainda assim, duvide intrinsecamente da sua existência


On : 9/28/2005 3:07:04 PM mailto:?subject=Your comment about Medo(www) said:

às vezes é preciso acreditar, ter uma fé qualquer. aliás, é sempre preciso! mas prefiro acreditar que Deus está na minha força, nas minhas capacidades, no meu empenho em conseguir e não numa entidade externa :)
não sei se me expliquei...
beijinho


On : 9/28/2005 4:24:10 PM maria arvore (www) said:

Para o bem e para o mal quero ser responsável pelos meus actos até à náusea.

Claro que para aguentar isso todos criamos as nossas muletas. Julgo que é pouco importante o nome que lhe damos.


On : 9/28/2005 6:09:25 PM Jorge Morais (www) said:

Hip,
eu não sinto essa necessidade de divino sobrenatural. Para mim o divino está em coisas (a)palpáveis: numa música divinal, num momento divino, etc... É claro que quando as coisas me correm mal fico sem ninguém a quem culpar...


On : 9/28/2005 8:05:43 PM mrf (www) said:

o que é importante é tranquilizar-nos. já achei sintoma de fragilidade acreditar em invisiveis deuses (e há muitos). agora continuo a pensar a mesma coisa mas aceito essa fragilidade.


On : 9/28/2005 8:58:52 PM frogas (www) said:

Mas hipatia como queres tu que eu duvide de uma coisa que eu sei ter sido criada por mim ?


On : 9/29/2005 1:01:04 PM Hipatia (www) said:

Olá @anónim@

No Deus mediado das religiões eu não acredito mesmo; mas acredito na nossa necessidade de Divino, nem que seja um divino contruído por nós, feito das nossas forças e alimentado pelas nossas fraquezas


On : 9/29/2005 1:03:17 PM Hipatia (www) said:

Pois, Maria Árvore Eu não me desculpo com noções de pecado ou sequer com noções de tentações. Sou responsável pelas minhas escolhas e pelas suas consequências. Mas, às vezes, dava jeito saber acreditar na intervenção divina, especialmente quando sinto como se não tivesse qualquer capacidade de ingerência sobre as questões em causa


On : 9/29/2005 1:05:00 PM Hipatia (www) said:

O divino não tem de ser, necessariamente, sobrenatural, Jorge. É só o conceito - a acreditarmos nele - a que podemos apelar quando tudo o mais já perdeu o sentido. A questão nem é o conceito em si; é antes a capacidade/vontade de acreditar.


On : 9/29/2005 1:08:23 PM Hipatia (www) said:

Lembrei-me de "A Um Deus Desconhecido" e nessa capacidade imensa que temos de fazer deuses por medida, mrf Gostava de ter uma fé imensa, avessa a qualquer dúvida. Mas não sei ser assim. Talvez ainda não tenho encontrado a árvore certa


On : 9/29/2005 1:09:11 PM Hipatia (www) said:

Essa é também, uma das minhas perguntas, Frogas. E não lhe sei responder


On : 9/29/2005 3:04:15 PM maria arvore (www) said:

Hipatia,
quando me sinto impotente lembro-me sempre de uma máxima que diz que se não tenho solução para o problema, então o problema não é meu e lá me vou à procura de um problema que eu tenha capacidade de resolver.

Eu só posso protestar contra o esbanjamento dos recursos naturais praticado por muitos países mas posso efectivamente poupar água através de inúmeros pequenos gestos.


On : 9/30/2005 12:10:37 PM Hipatia (www) said:

Claro que tens razão, Maria Árvore. E, na verdade, na maior parte dos dias, é assim também que funciono: dou o contributo à medida das minhas possibilidades, responsável por mim, numa atitude muito próxima do que se poderia considerar uma apropriação personalizada do existencialismo. Mas pesa-me em demasia a falta de Divino, a quem pedir, a quem culpar


On : 11/7/2005 3:50:27 PM mailto:?subject=Your comment about Medo(www) said:

Mais Vozes

Hipatia, Deus não é pintado, para mim, por nenhuma religião. É nossa a sede de divino e isso é humano, somos nós, humanos, querendo atingir o divino.
Um beijo
vague | Homepage | 09.29.05 - 4:14 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Claro que Deus - a existir - é pintado por quem desenha os dogmas das religiões, Vague. Aliás, parece-me ser essa uma das grandes funções de quem exerce o ofício da religião: manter Deus mediado e pintado de forma a que não percam totalmente o controlo do rebanho.

Beijo
Hipatia | Homepage | 09.29.05 - 7:00 pm | #