2006-07-01

O dono da rede


aqui


Após o jogo do Euro contra a Inglaterra, tendo marcado um pénalti e, de seguida - deitando fora as luvas -, salvando outro, virou herói nacional. Foi herói breve, no entanto, que rapidamente começaram a aparecer as imagens do costume, com os frangos a tiracolo e a alcunha de frangueiro a querer esquecer tudo o que antes tinham sido elogios. Pois o frangueiro, não sem críticas de tudo quanto era lado, destronou de vez o Vítor Baía nas redes da Selecção e seguiu para a Alemanha este 2006. Depois do jogo de hoje, é novamente herói e o País grita "Ricardo" como se apenas um nome e um mísero jogo de futebol fossem o bastante para esquecer tudo o resto. Pão e circo, pois claro! Mas com pénaltis e Ricardo, parece que o circo é nosso e o pão não falta. Uma maré cheia à espera da queda próxima que se avizinha. Bastará sofrer um golo decisivo no próximo e já ninguém lembrará mais este. Acho é que nenhum inglês o esquecerá...

17 comentários:

deep disse...

De facto, o verdadeiro "Deus" neste jogo foi o Ricardo! Se não fosse o seu desempenho tínhamos sofrido, não um, mas vários golos, logo no início... parece-me... afinal de futebol não percebo quase nada!
Bom resto de fim de semana.

Nelson Reprezas disse...

Também tu, gaija do Norte?
:)

vanus disse...

Olha, ao menos serve para alguma coisa nos penaltis...por hoje passa, quero ver quarta contra a França.

Anónimo disse...

Acabo de postar sobre isso, ou parecido. Sobre o Ricardo, digo só uma coisa: sofreu muito menos "golos decisivos" que o Vítor Baía, por exemplo (só contra os EUA, no último Mundial, foram 3!), mas é só o guarda-redes que defendeu mais penalties na história dos mundiais de futebol.
Venham mais frangos como este.

Uxka disse...

Curta, concisa e lúcida. É sempre um prazer vir a esta casa. Boa semana!

Hipatia disse...

Mas a FIFA resolveu por um inglês a escolher o melhor jogador do encontro. Obviamente que foi escolhido um bife :S

Hipatia disse...

Também eu, Espomante :) Claro que também eu ;-)

Hipatia disse...

A questão é exactamente essa, não é? Ele passa sempre enquanto a selecção passar; depois volta a frangueiro...

Hipatia disse...

Já te estive a ler. Grande post! E, sim, há muita gente que prefere esquecer a pouca vergonha que era a selecção antes de aparecer o Big Phil: um antro de vedetas demasiado bem pagss que só faziam o que lhes apetecia, incluindo bater no árbitro e nos jogadores das outras equipas, com os clubismos doentios a mandar em tudo e mais alguma coisa. Mas, como sempre neste País, num instante se passa de bestial a besta. A ver 4ª feira...

Hipatia disse...

Obrigada, Uxka :)

Lisa disse...

Pelos vistos o tipo guarda-se para a selecção :DDD
(eu não percebo nada de bola, mas swe o dizem tã frangueiro, como hei-de eu perceber :S)

Anónimo disse...

Há muito tempo que o Ricardo é o meu jogador preferido de todos os tempos, sou fã incondicional mesmo quando o Sporting não leva a taça, que é quase sempre, e estes momentos só servem para exaltar o meu fervor :)
Ainda bem que terei alguém a fazer-me companhia para sempre. Ainda que pela negativa. Sim, ainda que sejam ingleses.
Nunca compreenderei estes meus compatriotas...

Hipatia disse...

Como dizia ali em cima o AdamastoR, outros há que sofreram verdadeiros "perus" e, no entanto, ainda hoje os queriam no lugar que não vejo outro - excepto o Ricardo - a ocupar. Até o Mourinho disse que o Ricardo não era "a escolha" dele. Agora, se não percebes nada de bola, talvez me saibas dizer aquilo que os que dizem perceber não me dizem: onde estavam os "frangos"?

:))

Hipatia disse...

Mas tu és um vendido aos estrangeiros, ora! Ainda deves estar para ai a roer-te pela Espanha, LOL. Deve ser dessa tua vizinhança, só pode... Quem é que em Portugal quer, neste momento, estar perto dos ingleses? Ainda levamos com um calhau na testa...

:P

Anónimo disse...

Calhaus na testa não levei, mas foram-me dirigidos alguns dedinhos grandes espetados quando, sentado no tejadilho do meu carro a cantar portugal olé olé, atravessei a beefolândia, lol.
Mas porque a justiça ainda conta alguma coisa por aqui, a maioria acenava amigavelmente e oferecia um sorriso de bom perdedor antes de se meter em casa.
E agora, dois dias passados, mundial ou não mundial, continuo a vê-los a apanhar sol, a mergulhar na piscina e a cantar nos karaokes com a mesma alegre ferocidade de antigamente.
Life goes on...

Hipatia disse...

Só dois dias? Passou-lhes depressa, lol :))

Anónimo disse...

Mais Vozes

Nem sabes o que me custa engolir sapos , eu que no inicio desta época trucidei o pobre moço, eu que no fim deste jogo me confessei culpado de todas as merdas que disse e pensei a respeito deste senhor .
Ricardo coração de leão primeiro ficará para todo o sempre gravado na memoria dos imbecis como eu .
frogas | 07.08.06 - 4:15 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Como dizia hoje uma pessoa amiga, ele só joga bem pela Selecção; no Sporting volta a ser frangueiro num instante. Mas sabes o que te digo? Quero lá saber! Eu nem sequer sou lagarta mas, durante um mês, mesmo não querendo, andei com as quinas ao peito. E este tipo, mais uma vez, soube usar a camisola. Que diferença para os fedelhos mimalhos que tinham ido fazer-nos passar vergonha na Coreia!
Hipatia | Homepage | 07.09.06 - 5:45 am | #

--------------------------------------------------------------------------------