2006-11-13

Paralelos


"The End" Apocalypse now
Colocado por nicobus


Vão tratar de fugir rapidamente, a tempo de prevenir que nas próximas presidenciais o custo da guerra seja ainda mais elevado. Vão deixar tudo no caos, na desordem, numa guerra fratricida e sem esperança, mais um cancro a espalhar metástases por toda a região. Como antes. Como sempre. Terra queimada. Carne putrefacta. Mais bombas e bombistas e corpos e desespero. Vão fugir depois da merda? A merda já está feita. Como antes. Cada vez mais igual. E, para já, para lá da contagem dos corpos e dos pedaços de corpos, as mulheres já pagam mais um naco da ração do costume do sofrimento: perseguidas por um regime que se ergue sobre os escombros e baseia o seu poder numa interpretação míope do Corão, são obrigadas a regressar à idade da pedra dos direitos civis. Já começou. Só falta a retirada apressada. Só falta mais um instante de insanidade…

Kata ton daimona eau tou(*)? O epitáfio de Morrison parece-me profundamente lúgubre neste momento…

((*)fiel ao seu espírito)
_______
Adenda: Sobre a actual e previsível situação futura das mulheres iraquianas, ler este post.

7 comentários:

Lisa disse...

Ainda ontem comentava com um amigo esta situação, dizia ele que vai ser outra Saigão. Não me admira nada. Já ninguém fala do Afeganistão, reparaste? Sairam de fininho e aquilo ficou a ferro e fogo, e parece-me que no Iraque não vai ser muito diferente. Uma tristeza.

deep disse...

E querem convencer-nos de que estamos no século XXI! Estaremos de facto?

Boa semana.

Hipatia disse...

Já se perfilam as consequências de um governo fundamentalista que será, provavelmente, o resultado da saída apressada da coligação ocidental. E as mulheres, mais uma vez, são as vítimas de uma mentalidade medieval. Não antevejo ali qualquer progresso; antes vejo um retrocesso assustador para padrões semelhantes ao dos vizinhos mais próximos: burkhas, apedrejamentos, falta de direitos e, às tantas, até o regresso da excisão.

Hipatia disse...

As promessas do fim do século XX e início do XXI há muito que apenas provaram como é fácil ao Homem retroceder a padrões de barbarismo, Deep. E que acontecerá se os irascíveis israelitas se decidirem a bombardear o Irão?

TheOldMan disse...

De tudo isso, Hipatia, a única coisa que tenho por certa é Morrison ter sido fiel, não ao seus espírito mas sim ao seu ego.

;-)

Quanto ao resto, é opressão. Um dos sistemas de interacção favoritos entre os seres humanos.

Hipatia disse...

Gosto de imaginar que o nosso ego, bem exercitado e sem defeitos de fabrico, é uma boa parte do nosso espírito. Se não gostarmos de nós e formos o nosso RP por excelência, quem o fará por nós?

E, sim, é opressão. E ninguém nunca aprende nada...

Anónimo disse...

Mais Vozes

O mal foi terem lá ido.Agora não sabem como hão-de de lá sair e é complicado.
Não conseguem controlar e o que vão fazer?
Levaram para lá o terrorismo, que não existia e ninguém sabe o que fazer.
Trrível
mfba | Homepage | 11.13.06 - 7:01 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Podemos admitir que o "antes" não era nada bom. Aliás, não tenho quaisquer problemas em admitir que a ditadura de Saddam era má, muito má. Mas não vai ficar melhor. Isso já está visto. Não fica assim demonstrado que nunca lá foram para pôr melhor? E, no entretanto, vão vomitando todas aquelas tretas de cristãos renascidos e afins... mas a cartilha que vomitam nada tem de cristã.
Hipatia | Homepage | 11.13.06 - 8:18 pm | #