2005-01-12

No feminino

(...)
No conozco la astucia,

no soy como la hoja del chopo
que en oruga se oculta y arracima
antes de dar su tierno cuerpo al viento,
soy clara y sin pudor,
soy entera y tajante,
y no sé seducir.


Clara Janés – No Sé (in, Eros, 1981)


Não sei se escrevo de forma feminina. Talvez escreva. Talvez diga as coisas de uma forma cuidada (mas nem sempre) e que isso possa ser entendido como uma escrita feminina.

Há uns dias atrás, a
miga chamou-me aqui o nome que me deu lá na casa dela: umbigo. E talvez afinal seja isso. Esta minha disposição para falar do meu umbigo. Talvez seja uma forma feminina de vir falar, dizer qualquer coisa, depois de ter andado a cirandar pelos blogues e ficar a achar que não tenho nada novo para dizer. Mas ainda assim – e de forma que suponho seja bem feminina – sou teimosa o bastante para escrever qualquer coisa.

O Frogas, por outro lado, acha que eu nunca conseguirei
enresinar o bastante, ainda que queime as pestanas a ler o que os quatro vão postando por lá. E às tantas é porque não sou gajo e não sei escrever de outra forma. Mas o Cachucho, após várias reclamações à gerência face à sobre-abundância de nus femininos, hoje lá me deu uma guloseima e eu, femininamente, trouxe-a para a minha voz para melhor me deliciar.

Pelos vistos, vou conseguindo discutir em mil pormenores estranhos as virtudes da horticultura à portuguesa e, suponho, esta brincadeira tem toda uma lógica de toca e foge de que acusam muitas vezes as mulheres no geral e a mim, em particular. Talvez também seja uma forma feminina de lidar com outros temas, sem os aprofundar particularmente e o
abf tem-me divertido com o troco que me vai dando e com a quantidade de comentários que passei a ter aqui nesta tasca perdida. De forma bem feminina, sinto-me lisonjeada.

Depois, ainda vem a
Catarina pôr-nos o George Clooney em t-shirt e a perguntar-nos se não está mesmo a jeito para que lhe saltemos à espinha e, de bom grado, de forma também ela toda loucura-hormonal-feminina, não tenho quaisquer pruridos em confessar que sim. Claro que sim!

Mas, depois disto tudo, ouço alguém a dizer-me – quase com aquele jeito de um "toma cuidado" paternalista – que esta minha casa é como espreitar à minha fechadura. Que até o fundo escuro é intimista, feminino. E aí já me dá para pensar. Não é que não saiba bem que me desvelo por cá. Não é que não tenha consciência que vou falando de coisas que me atingem, me preocupam, me deliciam. Mas assusta-me que vejam para além do umbigo que quero mostrar. Ou que achem que vêem.

O meu blog é um par de calças de cintura descida. Deixa ver o umbigo. O resto... bem, o resto espero não mostrar demais.

Talvez seja só mais uma daquelas paranóias femininas de querer preservar algum mistério...

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 1/12/2005 5:37:25 PM ocidental-acidental (www) said:

uma escrita feminina? Sim, bem me parece que sim. Mas não terá (quase) toda a escrita uma sombra do sexo que se lhe associa?
Obrigado pela inclusão em tal galeria de referências. Ainda bem que os 'comments' têm divertido.


On : 1/12/2005 5:53:14 PM Hipatia (www) said:

Têm divertido, sim, já tinha dito

Mas hoje acho que levei um puxão de orelhas É que as palavras dizem muito mas, ainda assim, não conseguem dizer tudo. Às vezes esqueço-me disso e, já por outras vezes, isso não deu bom resultado.

Beijinho


On : 1/12/2005 7:14:35 PM cachucho (www) said:

Por falar em enresinados um dia temos de falar sobre um assunto... bom, depois falamos quando eu tiver mais tempo


On : 1/13/2005 2:58:27 AM Caliope (www) said:

Se a escrita é feminina ou masculina não sei...
O que sei é que gosto de a ler. E isso basta.
Beijinhos


On : 1/13/2005 6:22:41 AM Maria Branco (www) said:

É feminina sim. É muito tua.. Gosto, gosto muito de te ler. Quanto aos comments, esses fazem-me sempre sorrir..
Um beijo grande


On : 1/13/2005 8:47:31 AM Diálogos Interativos (www) said:

Sabes...acho que a escrita não é nem masculina nem feminina, é as duas coisas juntas, só que `as vezes evidencia-se mais o lado intimista, intuitivo, sensivel, atribuido ao género feminino , outras o lado mais agressivo, factual, racional tipicamente masculino. Sabes, para ser sincero não sei de facto o que é isso de escrita femenina... sei , sim! que gosto muito de vir aqui ao teu cantinho ler o que escreves.
Beijos


On : 1/13/2005 2:13:06 PM Hipatia (www) said:

Cachucho, bolas! Essa é mesmo de gajo: vir aqui despertar a curiosidade feminina e depois dar de frosques

(o e-mail está ai ao lado; se esse não funcionar, o Mofo que te dê o outro)

beijinhos


On : 1/13/2005 2:14:33 PM Hipatia (www) said:

Obrigada, Caliope. Eu gosto muito de ler a tua. E, para que saibas, acho-a fabulosamente feminina

bjs


On : 1/13/2005 2:16:33 PM Hipatia (www) said:

Era o que eu suspeitava, Maria Não adianta muito tentar esconder certas evidências. E obrigada pelo elogio

Quanto aos comentários, nem sei explicar o deliciada que fico quando vejo que a minha seriedade pode ser contrariada. Também me liberta a mim...

Beijo grande


On : 1/13/2005 2:19:18 PM Hipatia (www) said:

Mas isso, Dialogos, deve ser para quem tem mais engenho e arte do que eu. Acho que os meus textos tresandam mesmo a "gaja", quer pela forma, quer pelo conteúdo. Mas não nego aquilo que sou, como é óbvio. E dar-me-ia um trabalho imenso - ocupando-me um tempo que não tenho - tentar disfarçar uma coisa que, no fim, nem é assim tão má.

E eu gosto de me saber lida pela tua sensibilidade

Beijo


On : 1/15/2005 8:20:51 AM ocidental-acidental (www) said:

disfarçar uma coisa que nem é má?....só é, aliás, boa...


On : 1/15/2005 8:51:08 AM Hipatia (www) said:

Porque há um espaço para tudo; porque há muitas formas de leitura; porque nem sempre somos verdadeiramente entendidos quando nos faltam os olhares, os gestos, os sorrisos, os tons da voz... por mais bonecos com que se encha este quadradinho