2005-01-03

Silêncio

Suponho que em toda a sociedade a produção de discurso é, ao mesmo tempo, controlada, seleccionada, organizada e redistribuída por um certo número de processos que têm por fim conjurar-lhe os poderes e os perigos, dominar-lhe o acontecer aleatório, evitar-lhe a pesada, a temível materialidade.

Michel Foucault - A Ordem do Discurso


Hoje olho ali para baixo e apenas sei temer a demagogia. A minha demagogia.

Hoje não quero ver as notícias e a demagogia de outros.

Hoje vou ficar em silêncio.


(Porque hoje não tenho voz para conjurar nenhum dos meus demónios.)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

On : 1/3/2005 2:59:02 PM Diálogos Interactivos (www) said:

Há momentos em que o silêncio é ensurdecedor. Outros há em que só este nos apazigua.

muito obrigado pelo link...
Beijinhos


On : 1/3/2005 5:20:35 PM abf:ocidental-acidental (www) said:

Há mesmo momentos assim... no início de cada ano vale bem a pena usarmos o silêncio para comunicarmos... ainda mais neste particular 2005, após um atribulado ano português e um horrível catastrófico final, a oriente. Vou estar mais atento aos teus belos 'posts'. Obrigado pelo... 'Obrigado' do link. Bjs.


On : 1/4/2005 5:50:36 AM Caliope (www) said:

O silêncio pode ser também ensurdecedor . Noutras vezes é óptimo para ordenar pensamentos.. E sentimentos....

Um à parte:
os demónio não necessitam de ser conjurados. Aparecem sem serem chamados


On : 1/4/2005 5:59:21 AM Maria Branco (www) said:

Hoje fico em silêncio contigo...
Um beijo grande!

PS: Os teus posts, cairam...


On : 1/4/2005 12:47:45 PM Hipatia (www) said:

Não tens que agradecer o link, Dialogos. É mais do que merecido

Sabes, eu quando chego a casa, preciso mesmo de silêncio. Talvez por isso a Net se tenha transformado num vício tão grande. É aqui onde me escondo, em silêncio. E onde ponho os pensamentos em dia. Mas há dias em que nem pensar me apetecia


On : 1/4/2005 12:52:33 PM Hipatia (www) said:

Fui deixar-te uma coisinha lá no A Oeste. Também não precisas agradecer essa coisita, ABF

Hoje pus a explicação do post de ontem. Ou parte dela, pelo menos. Não é fácil lidar com o silêncio quando pensamentos medonhos nos gritam aos ouvidos da mente.

Espero estar melhor amanhã para continuar a ver quanto de velho tem este ano novo


On : 1/4/2005 12:54:38 PM Hipatia (www) said:

É verdade, Caliope. E olha que tinha sido bem melhor que alguns desses demónios não se tivessem lembrado de aparecer. Teria sido preferível um dos demónios velhos. Com esses já sei lidar... e livrar-me deles


On : 1/4/2005 12:57:27 PM Hipatia (www) said:

Obrigada pelo silêncio partilhado, Maria. Partilhar silêncios é uma forma de evitar que eles nos pesem em demasia

Quantos aos posts fugidios, julgo que em algumas horas se resolva. Parece ser culpa de um dos visitantes que me deixou ali um "refferer" de tamanho XXL


On : 1/5/2005 3:50:37 PM Draw (www) said:

Uau! Estou linkado! Obrigado Hipatia. Mas, Silêncio?...Nunca!
É o poder das palavras que a sociedade teme, é desse temor que nasce a necessidade de as controlar. Qual demagogia !? Demagogia é a palavra que ressoa no estômago vazio do povo? Que faz tinir os músculos cansados do povo? E daí? Tirando o medo que a sociedade e o estado têm do poder popular, que mal vem ao mundo que alguém fale o que o povo entente (o que EU entendo) ? Resta é saber se quem fala é ou não um demagogo, doença cujos sintomas até agora não vejo este blog padecer. Quem cita Foucault está practicamente imune a essa doença.


On : 1/5/2005 4:13:53 PM Hipatia (www) said:

(Ando há dias a ganhar coragem para estrear o sistema de comentários do Esquema, confesso. E quase me parece um crime ir contamina-lo com um bitaite qualquer.)

Sabes, às vezes o ruído à nossa volta - especialmente o que se sente proveniente dos três canais generalistas e de mais todos os jornais dos mesmos grupos de interesse, acrescentando ainda todos os discursos de todos os políticos - deixam-me com vontade de silêncio. Um silêncio que desconstrua discursos, desconstrua demagogias, tape a boca aos demagogos.

E, sim, temo e tremo quando me sinto a escorregar para os braços da utopia: quando ainda há esperança, quando o discurso não pretende ser mais do que isso, quando as crenças e os valores e os credos e a moral ainda encontram espaço e conjuram as suas verdades.

É que terá de ser bem longe dos tentáculos peçonhentos da demagogia bacoca com que se contabilizam mortos como se fossem sacos de batatas e se ferem os olhos em prime-time e se discursa por tostões.

E às vezes só nos resta mesmo o silêncio para tentar escapar "a pesada, a temível materialidade" por trás das palavras.

É um privilégio poder linkar-te