2005-12-23

Consoada

Soa a palavra nos sinos,
E que tropel nos sentidos,
Que vendaval de emoções!
Natal de quantos meninos
Em nudez foram paridos
Num presépio de ilusões.

Natal da fraternidade
Solenemente jurada
Num contraponto em surdina.
A imagem da humanidade
Terrenamente nevada
Dum halo de luz divina.

Natal do que prometeu,
Só bonito na lembrança.
Natal que aos poucos morreu
No coração da criança,
Porque a vida aconteceu
Sem nenhuma semelhança.


Miguel Torga - Natal


Teria que esquecer-me de mim para esquecer cada Natal. Do ir - friorenta, ano sim ano não - a casa de uns avós sem mais netos. Ou de ficar, nos anos de permeio, na confusão magnífica da família grande. Teria de esquecer o barulho que fazíamos, os jogos que ficavam para depois da meia-noite. Teria de esquecer as confidências e as inconfidências ou a forma como devorávamos os doces pela madrugada. Teria de esquecer que já fui criança. Que havia lareira e doces e brinquedos. E os primos e as primas, além da irmã. Teria de esquecer uma casa que já não é nossa, a família que se foi dividindo por casas novas e famílias novas e novas crianças, com novos brinquedos.

E, no entanto, amanhã à noite haverá casa cheia e doces e bolos e lareira. E crianças a brincar. E jogos depois da meia noite. Confidências e inconfidências, como de costume. Será noite de consoada em casa de família grande...

Porque será que já não sabe ao mesmo?

1 comentário:

Hipatia disse...

Mais Vozes

On : 12/23/2005 6:00:24 PM Zu (www) said:

Não sabe ao mesmo porque cresceste. Porque à magia do Natal de pequenita se juntaram sombras que antes não sabias nem podias ainda ver ou sentir. É pelo menos isso o que eu sinto, a cada Natal...
Feliz Natal, minha querida. E obrigada por estares aí. Ou melhor, aqui. Ou onde quer que seja, desde que nesse qualquer lugar um pedaço seja o meu coração.
(Que pirosada escrevi! Mas foi o que saiu, lamechas e verdadeiro).


On : 12/23/2005 6:24:39 PM j.p. (www) said:




On : 12/23/2005 6:25:10 PM cap (www) said:

Agora que a Zu já tomou conta (e verdadeiramente bem) da parte lamechas, o que é que me resta?
Não somos nós que crescemos, são os espaços do passado que encolheram aos nossos olhos; foi o Menino que teve de ceder a vez ao Nicolau da viola... eh! da Coca-Cola! É isso, acho.
Beijo e:

Mary Xmas & Hip New Year!


On : 12/23/2005 8:26:25 PM Hipatia (www) said:

Antes de mais, mil perdões por o post já não estar tal como o viram antes. Mas é que publiquei e pus-me a andar, sem nem ver o resultado. E seguiu junto o post do dia 24

Quanto à tua lamechice, Zu, soube bem lê-la. E, sim, claro que perder o olhar da infância me fez encontrar hoje uma magia toldada. Mas o Torga tem razão também: "Porque a vida aconteceu/Sem nenhuma semelhança."

(Não estamos sempre onde está o nosso coração? Então estamos sempre perto dos amigos - Pega lá lamechice a dobrar )

Feliz Natal, menina de Dezembro


On : 12/23/2005 8:28:25 PM Hipatia (www) said:

Estás a piscar-me o olho, Jaquelina Pandemónio? Olha que a esta hora - e depois de lauto jantar, bem servido, melhor regado - eu já estou um bocado confusa a mais para ver certas coisas


On : 12/23/2005 8:32:29 PM Hipatia (www) said:

Onde antes se celebrava o milagre da vida agora celebra-se a danação do vil metal? É isso, Cap? Talvez tenhas razão... Mas não te esqueças que o Menino (que parece que até nasceu na verdade pela Páscoa), também já tinha apeado antes o Sol Invictus. É tudo a ver quem trepa mais e melhor a qualquer pedestal e cada um reza Avés ao que pode e ao que mais falta lhe faz


On : 12/25/2005 7:02:34 PM j.p. (www) said:

Hirpatia..,tou-te a piscar o olhp ,porque eu já vou pelo mesmo caminho


On : 12/26/2005 12:25:08 PM Hipatia (www) said:

lolada!

(já estás melhor? )
Hipatia | Homepage | 03.03.06 - 9:36 pm | #