2005-12-13

Não matarás!


Sadly one Sunday, I waited and waited
With flowers in my arms, for the grief I'd created
I waited 'til dreams like my heart were all broken
The flowers were all dead and the words were unspoken
The grief that I knew was beyond all consoling
The beat of my heart was a bell that was tolling
Saddest of Sundays

Then came the Sunday when you came to find me
They brought me to church and I left you behind me
My eyes would not see what I wanted to love me
The earth and the flowers of the lover above me
The bell tolled for me and the wind whispered 'never'
But you I have loved and I bless you forever
Last of all Sundays

Diamanda Galas - Gloomy Sunday





Se há coisa que não consigo imaginar é como viveria com a minha consciência se fizesse parte de um daqueles júris americanos, tão pródigos em condenarem pessoas à morte. Porque, se há crimes demasiado hediondos, uma condenação à morte é também um crime de morte. E haveria sangue nas minhas mãos...

Todas as vidas são demasiado breves. Todas são demasiado preciosas. Matou. Não tinha esse direito. Mas vinte e cinco anos depois - ou em qualquer outro dia - a quem cabe o direito de matar a coberto da capa da justiça, sempre cega?

E a cega justiça matou hoje. Pela mão do homem.

Cumpriu-se a lei. Morreu um homem nomeado para o Nobel da Paz. Mas será que se fez justiça? E quem lava o sangue das mãos dos que condenaram, ordenaram e não pararam a máquina cega da justiça assim vilipendiada no mais sagrado dos mandamentos: não matarás! Mesmo que seja para punir um crime de morte.

Nunca se fará certo um erro repetindo-o, ainda que a coberto da lei.

Não matarás!

Mas as mãos continuam sujas...

E Stanley "Tookie" Williams foi executado...

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 12/13/2005 5:04:23 PM maria arvore (www) said:

É a hipocrisia americana. Toneladas de referências a Deus, a torto e a direito, por tudo e por nada, para, por lei, contrariar o mandamento "Não matarás!".

É nesta alturas que me lembro que Portugal foi o primeiro a acabar com a pena de morte.

E parafraseando, fico chateada, é claro que fico chateada. Os americanos falam, falam e só os vejo a fazer a merda.


On : 12/13/2005 5:14:30 PM Hipatia (www) said:

Sabes, Maria Árvore, enquanto estava a escrever o texto estava mesmo a pensar como, sempre que há uma execução, do lado dos que mostram serem favoráveis à pena de morte, estarem os mais conservadores e cristãos E é como se a Lei de Talião ainda valesse por tudo e como se nunca uma figura - só lembrada quando convém - tivesse ensinado o dom do perdão e do dar a outra face


On : 12/13/2005 6:28:30 PM frogas (www) said:

os muricanos tem problemas para guardar tantos meninos mal comportados , este é certamente o modo de resolverem o problema. No fundo , estas condenações não são por mal ,são apenas por dinheiro.
quem elegeu aquele governador artista sabia o que queria


On : 12/13/2005 7:21:03 PM Hipatia (www) said:

Estranho é - com tantas ganas em matá-los a todos - serem um dos países com mais meninos mal comportados "per capita"

E não é só o governador mister músculo. Vê só o lunático bêbado que têm como presidente...


On : 12/14/2005 10:56:28 AM vague (www) said:

Posso concordar ctg nalgumas destas questões - e por princípio condeno a pena de morte.
Mas não utilzaria esta frase:

"Morreu um homem nomeado para o Nobel da Paz."

É sensacionalista, Hip.




On : 12/14/2005 11:14:36 AM vague (www) said:

Hip, hip : )

Como sabes, sou católica e crente, mas não é linear a associação entre isso e o louvor entre aspas da pena de morte.
Sou a primeira a criticar certas posições da Igreja.

Qto à pena de morte, sou por princípio contra e muito me repugnaria vê-la aplicada cá. Mas digo-te, Hipatia: se alguém fizesse algo aos meus que retirasse sentido à minha vida, se eu sentisse que não tinha nada a perder porque me teriam retirado esse sentido,
não sei, mas eu acho q fazia justiça pelas minhas mãos, continuando a defender a abolição da pena de morte.
Isto faz sentido para ti?
Para mim faz. Estar-me-ia a contradizer e teria q aceitar a punição nas o conflito entre a razão e a emoção seriam radicais, ou nem tanto, Nem sequer quero imaginar.


On : 12/14/2005 6:16:02 PM Hipatia (www) said:

Vague, desculpa, só seria sensacionalista se não fosse verdade. É que este homem - que morreu a dizer-se inocente e por isso mesmo não recebeu o perdão do Governador Mister Músculo - estava há anos nomeado para o Nobel da Paz pelo serviço que prestou a todas as crianças e jovens de zonas de risco nos EUA.

Quanto ao que dizes no segundo comentário... bem, eu tenho (quase) a certeza que mataria para defender aqueles a quem quero bem. Ou a própria vida, acho. Mas não é um crime que pode alguma vez desculpar outro. E, mesmo não sendo católica e os valores cristãos serem, para mim, apenas uma espécie de pano de fundo que me condicionou por viver numa sociedade eminentemente cristã, não consigo achar aceitável que um crime a coberto da lei possa ser tolerado. A pena de morte é, para mim, uma aberração do passado que alguns Estados caducos ainda acham necessária. Talvez porque não saibam fazer as coisas de outro modo.

Haver pena de morte em tantos dos Estados Americanos alguma vez lhes garantiu uma sociedade mais segura? Não! Continuam à frente - e bem à frente - em número de crimes violentes, incluindo assassinatos, do chamado 1º mundo


On : 12/15/2005 7:28:59 PM frogas (www) said:

vague eu compreendo que se possa acreditar em deus sem respeitar as posições da igreja catolica mas ser catolico e negar os mandamentos dessa mesma igreja já não me entra tão bem