2005-12-28

Resumo de um ano banal


Aqui está minha vida.
Esta areia tão clara com desenhos de andar
dedicados ao vento.
Aqui está minha voz,
esta concha vazia, sombra de som
curtindo seu próprio lamento.
Aqui está minha dor,
este coral quebrado,
sobrevivendo ao seu patético momento.
Aqui está minha herança,
este mar solitário
que de um lado era amor e, de outro, esquecimento.

Cecília Meireles


Não mudei de emprego, não troquei de casa, não troquei de carro. Fui aumentada abaixo da inflação, ganhei uns prémios, perdi outro por 69 pontos (cabrão de número!). Deram-me cabo do juízo e eu dei cabo do juízo a alguns. Mandei os médicos pastar e os remédios pela retrete abaixo. Emagreci uns quilos e tive de comprar roupa nova. Comprei uns sapatos novos para o carro. O mais longe que viajei foi Barcelona, mas a feira do sexo já tinha acabado. Não troquei de homem, fui trocando. Não me apaixonei nem me partiram o coração. Fui ao cinema como de costume. E fui para os copos de vez em quando. Aproveitei para visitar amigos, mesmo que as saudades não parem de aumentar. Quase morri por duas vezes. Chorei muitas mais. Ri-me desalmadamente sempre que pude. Insultei condutores e políticos, com a mesma vontade e igual vigor. Confessei pecadilhos e lidei com culpas. Pedi desculpas um par de vezes. Pediram-me desculpas a mim. Não fiz um filho. Nem escrevi um livro. Nem plantei sequer uma árvore. Fui mal humorada, cabra muitas vezes. Ofereci ajuda sempre que o soube fazer. Escondi-me da vida mais um bocadinho e irritei-me por deixar a vida passar. Senti-me velha. Senti-me jovem. Fui ingénua. Fui sabida. Fui teimosa e fui mordaz. Fui amiga, acho, mesmo que nos meus silêncios. Fui ausente, demasiadas vezes. Estive presente sempre que me pediram. Beijei sempre que pude e tive vontade. Irisei-me com um par de assuntos e não sei quantas palmadinhas na cabeça. Confundi-me. Perdi-me. Calei-me. Gritei de dor e de prazer. Chorei com as histórias dos outros. Guardei as minhas lágrimas, como de costume. Aprendi algumas coisas. Repeti erros velhos. Não sonhei o suficiente...

E não aconteceu nada de importante...

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 12/28/2005 4:41:36 PM Fausta Paixão (www) said:

Que treta de vida, minha amiga!

Mas não sejas diferente. É assim que a vida é. A gente é que tem a capacidade imensa de nunca estar satisfeita. Ao menos isso é bom!
Que o próximo ano não seja pior.
E que venham até ti muitas abóboras encantadas para teres o prazer de as ver transformadas em príncipes. Depois logo se vê se rebolam ou se permanencem. Depende sempre do conteúdo.


On : 12/28/2005 4:45:40 PM Spray (www) said:

"E não aconteceu nada de importante... " ? Tu és importante!

( ai se aprendo o caminho dos comentários...ui ui....ena fui a primeira? é o que dá darem o lugar aos mais baixo e aos que gritam e tudo e tudo...mesmo aqueles que escutam o grito silêncioso mas ensurdecedor dos outros... )

Teaser... Teaser of life and shadows.... és isso e muito mais...os balanços são assim, há sempre algo que se balança e entre os deves e haveres a nós mesmas... há sempre alguém que erra nas contas ( não vês o País? lol)... ( os teus positivos são bem mais que os menos....aliás, basta ver pelas gentes que aqui fazem questão de te ler.... é por mérito teu, somente isso...mérito teu e das tuas caracteristicas nobres....agora vou antes que te promova a cavaleira da vida não redonda, mas provocadora vulgo C.V.P.)

Beijos...( e eu passo, só não escrevo...mas parece que tenho de te pegar no queixo e elevar-te-o para ergueres os olhos e veres um pouco de céu...mais que não seja enterrar-te essa cabeça nas nuvens...Pensa que são puffs e que não rebentam...lol)

Bom ano para ti...o meu, enquanto te ler e passar por este teu umbigo para te "ver"...vai ser! (ai que lamechas....socorrooooo! lol )

Fuiiiiii.......hasta la vista, baby



On : 12/28/2005 4:49:02 PM frogas (www) said:

Tens a certeza que nos signos chineses não és dragão ? Ou será que cabra está para o feminino como dragão para o masculino?
Não importa , não entendo nada de signos ,só sei que nos nossos , nos de cá, sou gémeos , e se retirarmos essa historia dos homens vitimas de canibalismo, esta coisa por ti escrita parece ter sido vivida por mim
( tenho de confessar com não tive muitos problemas nem com pontos nem com patrões)


On : 12/28/2005 5:14:52 PM velvetsatine (www) said:

Aconteceu tudo de importante, foi o q me pareceu. :-) Mts felicidades no próximo ano.


On : 12/28/2005 5:31:13 PM Rosmaninho (www) said:

Aconteceu sim, Hipatia, todas as pequenas alegrias são importantes. No ano que aí vem, aproveita para sonhar mais e solta as tuas lágrimas, mesmo que seja em segredo. Sabe bem deixar sair tudo cá para fora. Feliz 2006.
Beijinho
Rosmaninho


On : 12/28/2005 6:18:04 PM maria arvore (www) said:

Hipatia,
aconteceu o mais importante: tiveste opinião sobre tudo, sentiste tudo que passar pela vida em pantufas é o mesmo que dormir.

E lembro-me de neste ano, um texto teu aqui, sobre um homem que bateu no teu carro me ter posto lágrimas nos olhos, reais, como nunca me aconteceu em blog nenhum.

E já viste quantas coisas não fizeste que podes fazer em 2006?
Que cada dia de 2006 seja o primeiro do resto da tua vida!


On : 12/28/2005 9:45:25 PM (www) said:

Brincas!
Pelo que eu leio aqui, tenho cá a impressão de que a tudo o que aconteceu, de bom ou de mau, espremeste o sumo, emborcaste-o até à última gota, fosse doce ou azedo, viraste o copo na mesa e disseste: "Next!".
Um grande 2006 para ti.
Beijo


On : 12/29/2005 3:53:10 AM sofia (www) said:

Será sempre tudo importante
Beijinho


On : 12/29/2005 12:02:32 PM j.p. (www) said:

Nada de importante?
Ok...acho que te vou mandar umas fotografiazinhas de misérias alheias


On : 12/29/2005 12:03:48 PM cruzeiro do tejo (www) said:

Pode ser que o que não fizeste este ano, venhas a fazer no próximo, se assim não for é porque não era importante, porque se assim fosse, de certeza que te terias esforçado para o fazer!


On : 12/29/2005 5:13:08 PM Viajante (www) said:

Lindo, apesar da contradição final! E inspiraste-me, acho que vou «roubar a ideia»... ou melhor, em linguagem mais erudita, adaptá-la. Mas aviso... :))

E que bom ano foi, não é? não precisa de ser importante...
Beijos


On : 12/29/2005 5:57:09 PM Hipatia (www) said:

Pois é, Fausta. A nossa vida é banal, anárquica, cheia de pequenos prazeres e pequenas dores. Olvidamos é, demasiadas vezes, que a vida é mesmo assim, enquanto nos esquecemos de a gozar, à espera de "qualquer coisa importante", que até pode nunca chegar, até podemos não reconhecer quando acontece.

E os homens são mesmo como as abóboras: uns em melhor estado; outros nem por isso, mas dão um gosto excelente à vida, tal como um pedacinho de abóbora se torna imprescindível numa boa sopa de legumes


On : 12/29/2005 6:02:30 PM Hipatia (www) said:

Lata, queres partir-me toda, não é?

"Teaser" sempre foi um dos meus melhores nicks Mas nunca tão bonito como esse "Teaser of life and shadows" com que me brindas.

E eu nem mereço, acho. Como demasiadas vezes, desapareci do chat, sem nada dizer. Perdi o caminho que era meu todos os dias. Como se tivesse invertido o rumo. E talvez o tenha mesmo feito.

Mas não esqueço quem gosto. Ainda que só telefone uma vez por ano

E essa do C. V. P. vai-nos bem, não é? Que seja possível continuarmos a sê-lo e já não era mau

Feliz 2006 Gosto de te ler por aqui


On : 12/29/2005 6:05:11 PM Hipatia (www) said:

Por acaso, sou javali, Frogas. Vulgo porco E carneira. Mas, signos à parte, tenho os meus dias de cabrice

As vidas são mesmo isso: histórias banais, vividas no quotidiano. Os grandes feitos são raros e podem nunca chegar. Os que contam de facto são, provavelmente, aqueles a que não damos valor

Feliz 2006, sapinho


On : 12/29/2005 6:06:21 PM Hipatia (www) said:

Pois aconteceu, Velvet Não mudei o mundo, mas aconteceu vida "tal e qual como ela é"

Feliz 2006


On : 12/29/2005 6:08:18 PM Hipatia (www) said:

As lágrimas é mais complicado, Rosmaninho. Mas há alturas em que vou ao clube de vídeo buscar um daqueles de "faca e alguidar" só para lavar a alma. E sabe sempre bem

Beijo grande e Feliz 2006


On : 12/29/2005 6:14:05 PM Hipatia (www) said:

Sabes, Maria Árvore, fico sempre demasiado surpreendida com os meus textos que, de facto, significam alguma coisa para as outras pessoas. E não tinha noção de que o texto sobre o meu acidente de carro pudesse ser comovedor. Depois, ao ler todos os comentários que me deixaram, percebi como estava a ser lido e entendido e fiquei feliz. Não que fique feliz com as tuas lágrimas. Mas feliz pela própria natureza da história. Houve ali tragédia, mas abriu-se em esperança. E sem que eu o esperasse e, talvez por isso, tenha sabido tão bem. Acho que foi isso que consegui transmitir, num qualquer rasgo que, provavelmente, não saberei repetir. E todos precisamos de finais felizes e histórias doces, como bombons com que o destino nos surpreende de vez em quando.

Que o teu 2006 seja doce

(Dá-se a volta ao medo, dá-se a volta ao mundo )


On : 12/29/2005 6:16:00 PM Hipatia (www) said:

Que anónimo tão simpático!

E, sim, acho que acertas, apesar de tudo. Nunca fui de chorar sobre o sumo derramado

Obrigada!

Feliz 2006.


On : 12/29/2005 6:17:45 PM Hipatia (www) said:

Se soubermos ver a importância de cada pormenor, não é, Sofia? Às vezes andamos é um bocadinho distraídas.

Mas sabes o que é delicioso? As ostras na receita da tua avó Pormenores destes são sempre importantes e imprescindíveis.

Obrigada!

Feliz 2006


On : 12/29/2005 6:19:37 PM Hipatia (www) said:

O "nada de importante" será sempre relativo, J.P. Claro que era uma espécie de falácia. Para recordar a mim mesma que tudo é importante e só é preciso sabermos apreciar cada pormenor


On : 12/29/2005 6:21:34 PM Hipatia (www) said:

Que haja muitas coisas a serem feitas, Cruzeiro Caminhos novos, com coisas novas, projectos novos e esperanças novas. E, com um pouquinho de sorte, haverá ainda tempo para acabar o que se deixou por fazer e resolver o que ainda poderá ter remédio


On : 12/29/2005 6:23:36 PM Hipatia (www) said:

Rouba à vontade, Viajante Vou ficar à espera da tua adaptação. Tenho a certeza que será um elogio a cada palavrinha que escrevi

E foi um bom ano, sim. Cheio de pequenos nadas, mas vivido e apreciado.

Os grandes feitos são sempre a excepção


On : 12/30/2005 4:00:00 AM sofia (www) said:

Já provaste as ostras?...
E é mesmo isso que dizes, aprender a ver a maestria de cada pormenor e deixarmo-nos encantar

Que seja um ano nemos distraido
Sê muito feliz
Beijinho


On : 12/30/2005 10:49:57 AM j.p. (www) said:

Falácia...falácia...lembra-me sempre outra coisita
Mas pronto,ainda foi este ano que respondeste ao comentário
E agora aqui nesta tua casa, mesmo não sendo "destas coisas"
que tenhas nos próximos anos e nos outros muitos próximos, a vida que desejas para ti e para os outros.
Beijocas "miquinhas"


On : 1/2/2006 2:01:26 PM jose quintas (www) said:

(coisa tão humana de se escrever, Florbela : )


On : 1/3/2006 12:33:56 PM Hipatia (www) said:

(e que mais humano poderia ser? )


On : 1/3/2006 1:13:29 PM Hipatia (www) said:

Claro que já provei as ostras, Sofia


On : 1/3/2006 1:15:03 PM Hipatia (www) said:

Desejar aos outros o que desejamos para nós não me parece nada pouco, Jaquelina Pandemónio Mas eu cá, como sou exagerada e até sou destas coisas, digo que tenhas em dobro o bom que me desejas