2005-12-16

Norte

Castelos desmantelados,
Leões alados sem juba


Mário de Sá Carneiro – Dispersão

Sou mulher do Norte, de olhos e tez clara. Corre-me nas veias o sangue dos Suevos e dos Visigodos, a par do sangue da latinização, ou dos judeus, ou dos árabes, que a linhagem não é pura, nem eu a queria tal.

E neste Norte - que é o meu - , a tradição passa-se ao borralho, de mãe para filha, no meio de tias e avós. Neste Norte onde se cantam músicas alegres e se faz guerrilha até hoje, preservando uma identidade, com uma vontade tão férrea que ronda o fanatismo. Este Norte que não é triste, nem quando os dias são frios e cinzentos. Neste Norte que sabe que o Fado não é a canção nacional, porque não há Fado que ganhe ao Vira. Neste Norte onde se tocam gaitas de foles e os pauliteiros ainda dançam em saias-kilt, onde os cabeçudos saem às ruas para espantar os maus espíritos e se procura o visgo dos Druidas nos caminhos do Gerês, enquanto nas penedias as capelas à Virgem substituem as grutas sagradas consagradas a Astarte, ou a La Morrighan, a grande Deusa, a força fertilizadora do caos, a Mãe – Mater – que dá origem à criação.

Talvez seja por tudo isto que não entendo como a sociedade do Norte pode ser tão poucochinha, tão fanática e canastrona, tão machista e patriarcal. Talvez as mães só saibam passar as tradições ao borralho para as filhas; no leite delas vai a tacanhice directamente para o cérebro masculino.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais Vozes

outra vez rapariga?
frogas | | Email | 12.17.05 - 11:11 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Volta e meia, dá-me
Hipatia | | Email | Homepage | 12.18.05 - 5:39 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

On : 12/16/2005 7:11:24 AM Maria (www) said:

Talvez não fosse caso para tal, mas fizeste-me rir! Eu sou de Aveiro, desloquei-me "cá para baixo" e olha que a tacanhez infelizmente persegue-me mais do que espero. Jokas!


On : 12/16/2005 7:19:09 AM Fausta Paixão (www) said:

Muda-te para o sul...
Não sei se há melhor por cá, mas o sol talvez tenha ajudado a derreter um pouco a tacanhice.

P.S.O pior é que no Alentejo dizem que são precisos quatro para abanar a cama aos outros dois. Não nos safamos!


On : 12/16/2005 1:03:43 PM Gaivina (www) said:

Pois ando muito farto da capital....
Sempre que posso fujo...
Dantes era para a Beira...agora tem sido o Alentejo


On : 12/16/2005 1:35:31 PM Hipatia (www) said:

Também não é para chorar, embora às vezes dê vontade, não é Maria? É que, quando menos esperamos, o lorpa tão bem aperaltado abre a boca e estraga tudo. O que me irrita profundamente é a desconfiança de que a culpa será da mãezinhas. Depois, admirem-se da má fama das sogras...


On : 12/16/2005 1:36:59 PM Hipatia (www) said:

O Norte é a minha terra em todos os sentidos, Fausta. Até pelo prazer de praticar um certo desporto bem divertido: atirar com coisas às monas de todos os tacanhos que me aparecem pelo caminho


On : 12/16/2005 1:37:58 PM Hipatia (www) said:

Bem, a Beira é centro e o Alentejo é sul. Não me parece nada mal. Muito melhor do que a capital, que é coisa nenhuma


On : 12/16/2005 2:40:06 PM patologista (www) said:

Hipatia, o problema com os machos do Norte, não é regional, é nacional. E deixa-me que te diga, as mães têm grandes culpas no cartório. Porque educam as filhas para serem esposas e os filhos para se servirem delas como criadas.
É um fenómeno que não compreendo e que atinge todas as classes, do trolha ao Professor Universitário. É triste que os homenes se acomodem à situação. Sempre achei que a minha mulher é a minha parceira e não a minha criada de casa.


On : 12/16/2005 3:31:11 PM Hipatia (www) said:

Já agora, conto a origem do post. Num destes "cumbíbios" em que a quadra é tão pródiga, vi-me perante o inconcebível: uma amiga, que conheço de há largos anos e uma das pessoas mais capazes e competentes que alguma vez conheci, estava com um ar perfeitamente estafado e eu quis saber porquê. Pois a alminha trabalha no mínimo 10 horas por dia e, chegando a casa, ainda tem de fazer jantar e arrumar a cozinha, que o mastronço do marido limita-se a pôr o lixo à porta e a achar que já fez muito. E ainda tem de aturar crises de ciúme patológicas. Fiquei demasiado chocada e nem sabia o que lhe dizer. Mas o que devia ter dito, sei-o bem: põe o gajo com dono e bem depressa, miquinhas.

Não estamos a falar propriamente de uma pessoa a quem tenham faltado alguma vez pretendentes. Ou de uma personalidade dependente e insegura. Estamos a falar de uma mulher que se está a armar em super-mulher, nem sei bem a título de quê. E eu já estou a ver mais um divórcio a caminho.