2004-12-27

Horror


Foto CNN Posted by Hello



Horrorizada, sigo as notícias e os relatos da carnificina que a mãe natureza impôs, mais uma vez, sobre os seus filhos.

Pela Ásia já não há Natal. Só pilhas de mortos e cúmulos de dor. A terra tremeu como já não tremia desde 1964. Um nove numa escala de todos os abalos. Uma onda gigante, duas, quantas fossem, que parece que ninguém viu, neste nosso mundo vigiado 24 sobre 24 horas à procura de factos que fazem, fomentam as guerras, mas não conseguem salvar quem apenas quer viver em paz.

A terra tremeu, a água lambeu a terra, lambeu vidas, ceifou futuros. A terra tremeu e já só há dor e desespero e este sentimento rasteiro que nos percorre quanto nos vemos face à nossa finitude, face à nossa mortalidade.

E eu, por mais dolorida que me sinta perante as imagens, os números, de uma tragédia tão grande, não consigo deixar de pensar que estou abrigada e quente e em paz e que, cá em casa, houve Natal.

E, por mais envergonhada que fique, por mais doloroso que me seja confessá-lo, a verdade é que há uma frase que não me sai da cabeça, que me fere e, ainda assim, impõe-se na minha condição mais do que imperfeita. Uma frase com outro contexto, é verdade. Uma canção que já aqui referi:

(...)
And the Christmas bells that ring there

Are the clanging chimes of doom
Well tonight thank God it's them instead of you (...)*


Estou viva. Estou grata por estar viva. Estou grata por a tragédia ter sido lá longe. E quase me apetece pedir desculpas por senti-lo. E envergonhada o confesso, agradecida...

____

* Band Aid - Do they know it's Christmas

3 comentários:

Marta disse...

Não há muito o que dizer, na verdade não sei o que dizer. Partilho o teu sentir...
Beijo

Hipatia disse...

Até as palavras nos doem...

Beijinho, Marta

Hipatia disse...

On : 12/28/2004 4:07:57 AM Caliope (www) said:

Humm....
Há uns anos atrás li algo que me chocou muito (eu sei que sou algo susceptível, mas neste caso o texto era mesmo frio e pouco dado a sentimentalismos)..
Podia ler-se mais ou menos o seguinte (o resumo é meu, que a minha memória só capta o essencial ):
" A mãe natureza é sábia. Quando algo ameaça o seu desequilíbrio, ela simplesmente desencadeia uma acção no sentido de o repôr. Daí existirem as pragas agrícolas. Daí existirem predadores e presas. .."
Até aqui tudo bem...
O pior era que o texto concluía que "o Homem também ameçava a Natureza. Era uma praga devido ao seu contínuo crescimento. E daí existirem periodicamente medidas para repôr o equilíbrio: catástrofes naturais, epidemias (lerpra, peste negra, mais recentemente a sida)"....
Para ser sincera, não gosto muito de pensar nestas coisas, pois prefiro o meu mundo cor-de-rosa.
Mas nos dias em que me obrigo a pensar, constato que o ser humano não é mais do que parte integrante da Natureza. E o melhor é aproveitarmos a vida, darmos muito amor e deixarmo-nos de pensar em prejudicar os seres vivos que nos rodeiam (humanos... animais... e os que não se definem )
Beijinhos....


On : 12/28/2004 5:00:28 AM Miguel (www) said:

eu sei que não é o momento (post) certo mas é só para te deixar um beijinho....(espero que tambem tu, como a «outra» não se tenha encharcado em chokolates....


Beijos, Camafeu!


On : 12/28/2004 5:54:37 AM cachucho (www) said:

Não temos de ter vergonha por estarmos bem, temos de ter vergonha isso sim, por andaramos a destruir o planeta todos os dias. De vez enquanto ele manifesta-se!


On : 12/28/2004 5:55:11 AM cachucho (www) said:

PS: Passa-se alguma coisa com o xml do teu blogue? mudaste alguma coisa na configuração? É que agora deixei de o ter actualizado no meu rss reader!


On : 12/28/2004 6:18:54 AM Diálogos Interativos (www) said:

"A Natureza, mãe das coisas" . Ainda nos escapam os seus segredos,as suas forças, ainda bem , porque somos seres imaturos, imperfeitos,mas o sentido pesar que nos oprime nestes momentos de drama, torna-nos solidários com a dor desses milhares de seres humanos que perderam os seus bens mais preciosos: a vida daqueles que mais amam. Para esses ,que mais não posso, vai o meu silêncio mais profundo, assente em compaixão e amor.


On : 12/29/2004 6:07:56 AM Sandra-Becksfan (www) said:



apesar dessa enorme tragedia, deixo o desejo de um excelente ano.

bjcs


On : 12/29/2004 4:13:59 PM Hipatia (www) said:

Não tenho a menor dúvida, Caliope, que o Homem é a pior praga concebida pela mãe Natureza. Especialmente quando se esquece que faz parte dela e, se não a respeitar, ela saberá manifestar-se violentamente


On : 12/29/2004 4:15:41 PM Hipatia (www) said:

Não concordo! Para me deixares beijos todos os posts são bons

(mas este é mesmo especialmente dolorido )

Beijo, crominho mio

On : 12/29/2004 4:25:26 PM Hipatia (www) said:

Não temos mesmo de ter vergonha, Cachucho e, no entanto, é quase impossível não a sentir. Somos culpados de muita coisa, no que toca aos atentados ao meio ambiente. Mas é chocante ver que, ainda assim, a Natureza escolhe vingar-se sobre os menos culpados de entre nós Como duvido que, se a onda gigante se estivesse a aproximar de uma qualquer praia da Bretanha ou da Califórnia, não tivesse sido detectada mais cedo. A tempo talvez...

Quanto à pergunta que me fazes... bem, não faço ideia. Na verdade nem faço ideia do que seja o xml...

Beijinho, Cachucho


On : 12/29/2004 5:01:23 PM Hipatia (www) said:

Sim, Diálogos, mais não se pode. E resta-nos esta sensação confrangedora de impotência e este sentir que se veste de pequenez face à enormidade da tragédia. Mas temo que se esqueça rapidamente. Foi lá longe. Muito longe. Num lugar que vai acabar ainda mais exilado do mundo e da sorte depois de uma qualquer outra notícia passar a ter direito de manchete...

Beijo


On : 12/29/2004 5:03:35 PM Hipatia (www) said:

Apesar de tudo, só podemos mesmo desejar que o melhor de 2004 seja o pior de 2005. E, para além do chavão óbvio, vão os meus votos de que tenhas um novo ano pleno de coisas boas. Talvez tenha acabado o enguiço do ano bissexto... espero que tenha acabado. Para bem de todos nós!

Beijinhos