2006-01-19

Para além da net...



aqui


Já cá ando há algum tempo e até já me atrevi, várias vezes, a ver caras que estão por trás de nicks. E a deixar ver a minha. De cada vez que uma dessas oportunidades surge, sinto um nó no estômago, porque não sei – nunca se sabe – como vai ser. Se vou gostar e fortalecer uma amizade; se vou perder um amigo.

Sempre entendi os meus nicks como bonecos que transporto comigo para, umas vezes, passar uma opinião; outras, um simples estado de humor. Alguns bonecos estão mais próximos do que sou; outros estão mais longe. Todos são uma parte de mim, mas não a totalidade. Um deles, achei que era demasiado "eu" e quase deixei de o usar. Às vezes, apetece-me uma "roupa nova" e surge mais um... Sem grandes traumas que logo me identificam. Porque, através destas "roupagens", iniciei laços de amizade e, quando tal acontece, torna-se fácil saber quem escreve como e sobre o quê, a forma como o faz. Também é verdade que umas pessoas têm mais jeito do que outras para detectives de nicks e que a informação corre depressa por aqui...

Mas, muitas vezes, os laços virtuais não chegam. Por isso arrisquei mais e atrevi-me ao contacto físico. Foram sempre surpresas... Isso agrada-me, porque quer dizer que os "meus bonecos", apesar de tudo, funcionaram e acho que sempre consegui surpreender de alguma forma e nem sequer falo de aparência física. Eu não acertei em quase nada do que imaginei dos outros. Também me agrada, porque a novidade surge com ar de complementaridade, traz riqueza aos laços que se estreitam. Algumas pessoas que cirandam por este espaço são minhas amigas agora. Amigos que quero manter. Já não são só nicks. Têm nome próprio e aparência física e ocupam espaço no meu coração.

Mas também há alguns nicks que penso que não quero conhecer e nem falo de pessoas com quem ainda não estabeleci laços de amizade virtuais. Tenho medo, muito medo, que se perca a magia, porque há "namoros" que só aqui fazem sentido. A alguns, tenho medo de desiludir, pelo que esperam de mim, por aquilo que posso não ter capacidade para ser; outros, não quero conhecer por puro egoísmo, porque gosto de os imaginar "à minha maneira" e tenho medo, muito medo, que não sejam o que espero; outros, ainda, porque temo gostar mais da pessoa do que do boneco e a crítica ao texto nunca mais possa ser destituída de elogio à pessoa. E o contrário também é válido.

E isto vem a propósito do quê? Bem, o mês passado fui "descoberta" por um amigo. Ainda não percebi como, que nem sabia que frequentava os blogues. E agora sinto (ainda) mais a falta de o ler...

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 1/19/2006 10:00:21 AM cruzeiro do tejo (www) said:

Conhecer quem se esconde por trás de um nick é tudo o que disseste...em tempos noutro local, acedi em conhecer algumas pessoas para além do nick, ganhei alguns amigos, com quem ainda hoje convivo, e tambem revi alguém que não via fazia anos e que nem imaginava poder rever em tal local...acabou por vir a ser o pai da minha filha...valeu por ela! :)


On : 1/19/2006 11:45:34 AM deep (www) said:

Talvez a comparação não seja a mais própria, mas é aquela que encontro mais próxima: as pessoas que se escondem por detrás dos nicks são como as personagens dos livros, em relação às quais sentimos mais ou menos simpatia. Por vezes, recuso ver os filmes feitos a partir de livros por temer desiludir-me e perturbar a imagem que construí. Tenho que confessar que, num e noutro caso, apesar de tudo, tenho sempre curiosidade...


On : 1/19/2006 1:19:36 PM Gaivina (www) said:

O meu nick é conhecido pelos meus amigos e tem um rosto....não estou muito ralado com o anonimato. Gosto do nick da Hip, fez-me pensar no grande número de mulheres espectaculares que têm mudado o mundo no correr da história.
Gosto da história romântica da Cruzeiro...nesta altura estará a Maria a pensar assim: claro que o gaivina gostou,é mesmo a carinha dele.... mor, enredo.... ... ...
De qualquer forma, é muito mais facil de assinar o nick naquilo que faço do que o meu nome real.
Quanto ao rosto..... O Ivo veio revolucionar tudo, pedindo-nos o nosso olho! Também por cá ficou este amigo, sem nick, de rosto descoberto.
A questão do nick, na casa da Hip, é algo diluido pela proximidade que se gera....acho eu....


On : 1/19/2006 2:11:29 PM Hipatia (www) said:

Não tenho tido más experiências, Cruzeiro Mas eu funciono muito por instintos e, quando algo me diz que é tempo de me fazer ao caminho, raramente olho para trás. E já fiz isso em relação a pessoas que conheci na net, apesar de, inicialmente, parecerem muito interessantes. Também já aconteceu o contrário, como é óbvio

Mas a pessoa a quem me referia no post é daquelas que nunca vi. Estranho ou não, sinto-lhe a falta como se tivesse convivido com ele anos a fio... e convivi mesmo, sem nunca o "ver" e vendo o que, quanto a mim, é realmente importante


On : 1/19/2006 2:13:46 PM Hipatia (www) said:

Algumas sim, Deep. Mas há outras que são "demasiado reais" para serem uma qualquer personagem inventada. Entendo, no entanto, o que dizes. E, na grande maioria dos casos, até concordo

Sabes, também já me aconteceu ficar agradavelmente surpresa com o actor escolhido para vestir determinada personagem. Infelizmente, o inverso é muito mais habitual


On : 1/19/2006 2:17:16 PM Hipatia (www) said:

Mas não deixa de ser uma proximidade feita de pedaços de nós, não é, Gaivina?

Ainda te lembras do que achavas que poderia estar deste lado antes de me ver o rosto? Eu lembro o que achava que podia estar ai. E, mais uma vez, enganei-me redondamente. Mesmo depois de ouvir-te a voz, ou saber a tua idade e outros dados, ainda assim não podia nunca bater certa a cara com a careta E não há nada que se compare a um "olhos nos olhos"


On : 1/19/2006 4:20:07 PM Viajante (www) said:

Gosto do nick pelo que transmite - como Hipatia. E transmite algo do «portador» que escolheu usá-lo. Diria que, à partida, não me disponho a querer conhecer os vizinhos da Net, apesar de gostar dos nicks e das suas casas virtuais. Gosto como estão, em horizonte virtual, simbólico. Gostod e os ler, de brincar, de pensar em escrito.
Haverá alguns - poucos - que seria interessante olhar olhos nos olhos (ainda que o risco de desencanto seja elevado).

Dentro do nick (repara que não é «atrás») existe uma faceta protegida de Si, que assim se expõe livremente, e se esculpe melhor em sossego. Não tem a ver com o que «eu» espero ou o «outro» espera. É apenas o que apetece. E é bem bom...

beijos, Senhora da Voz sem Fuga :))


On : 1/19/2006 4:27:25 PM maria arvore (www) said:

Que poderei dizer que não tenho sido já dito?

Julgo que mesmo por detrás dos nicks, é possível perceber que personalidade lá está. Aliás, julgo que metade do que faz viver a blogoesfera é o facto de se "sentir" que se está a comunicar com pessoas.

Dito de outra forma, todos nós deixamos o nosso rasto naquilo que escrevemos.

Tavez por isso nunca me tenha surpreendido com os nicks que conheci pessoalmente. Apenas no aspecto físico que esse não se vê aqui. Em tudo o resto, eram iguaizinhos.


On : 1/19/2006 4:47:15 PM Zeak (www) said:

Isto é como, quem não vê caras não vê corações.

Mas o instinto é que manda.
Pela parte que me toca, tenho conhecido uns tantos nicks "belas pessoas" diga-se de passagem.
O mais importante é o conhecimento que temos de nós próprios e o resto é e sempre será a Lua a sorrir para nós.
A sorrir foi este post parar ao Plagiadíssimo.
Passa por lá e deixa o teu nik.
Fica bem


On : 1/19/2006 5:23:21 PM cap (www) said:

Já esqueceste que o essencial é invisível aos olhos?
Acho que não faço muitos exercícios de imaginação de um rosto - sou mais auditivo - por isso, nunca me surpreendi... ao juntar uma cara a um nome/pseudónimo. (Isto, se esquecermos a minha "falha" de há 8 meses)


On : 1/19/2006 5:28:28 PM cruzeiro do tejo (www) said:

Pois é gaivina...foi de facto uma história romantica!
Eu sou como tu, também funciono por instinto, às vezes batemos com o nariz na porta...
Mas na maioria das vezes tenho-me saido bem!
No caso da net, não é necessário ver alguém para se sentir a sua falta, aqui criam-se habitos, e quando as pessoas por algum motivo desaparecem de repente sentimos a sua falta...


On : 1/19/2006 6:39:06 PM j.p. (www) said:

pois... é giro, e imaginar dará algum dia lugar ao deixa-me só espreitar um bocadinho daquilo que é o teu corpo, que a imagem de marca já eu conheço. E bastam traços ás vezes só ligeiros que nos fazem pensar,tinha que ser mesmo assim, nem podia ser de outra forma
Neste Natal deram-se a conhecer os involucro de algumas pessoas. E também mostrei um bocadinho. Aconteceu simplesmente.na altura certa na hora certa. E agora o meu lado lamechas a funcionar. Soube-me muito bem...


On : 1/19/2006 7:57:28 PM Gaivina (www) said:

Acho que tu, corpo+rosto têm a ver com o teu nick...
A tua mana recuperou bem?


On : 1/19/2006 7:59:37 PM Gaivina (www) said:

"não deixa de ser uma proximidade feita de pedaços de nós"
-gosto de te citar....



On : 1/20/2006 7:34:59 AM Spray (www) said:

E ao ler-te...neste texto particularmente fez-se flashback...
Inclusivé do tempo que por cá ando...
Pode ser que someday eu tecle ou fale sobre o assunto, hoje não... hoje não tenho lata para me debruçar sobre este assunto, porque a tampa não está muito para isso...
Mas... além de concordar com o teu olhar, concordo ainda com muitas outras visões...de outras fugas. Outras nem tanto.
Depende do momento. O momento...
Vai na volta é a esperança de crescer que ainda me mantem por cá ...(mais uns centimetros davam jeito, nem que seja para dar calduços...ehehehe)
(hoje fiz fuga ao tema... ou então sou eu que vou para a prateleira colocar-me por detrás de outros er...embrulhos...)

trudiluuu


On : 1/20/2006 7:53:02 AM digoeu (www) said:

um nome pode criar vários nicks, facetas de si que são e não são o escrevedor.
obrigada pela visita!!!
e vê melhor a nuvem!!
;)


On : 1/20/2006 7:54:24 AM Hipatia (www) said:

"e se esculpe melhor em sossego"

É que é mesmo isso, Viajante. Mesmo quando - como já fiz e talvez volte a fazer - esteja, a dado momento, a usar o meu nick mais desassossegado

Beijo


On : 1/20/2006 7:55:49 AM Hipatia (www) said:

Já me surpreendi algumas vezes, Maria Árvore. Mas, depois, voltando atrás, reparei que, às tantas, a culpa era minha, que não tinha sabido ler direito os sinais


On : 1/20/2006 7:57:12 AM Hipatia (www) said:

Zeak, obrigada! É uma honra estar no Plagiadíssimo

E concordo contigo: às vezes resume-se tudo ao nosso instinto.


On : 1/20/2006 7:59:19 AM Hipatia (www) said:

Ai Cap, a tua falha...

Mas, sabes, eu antes de ver as caras já ouvi, quase sempre a voz. E ajudaClaro que houve excepções. Lembro em particular de um amigo que se recusava a falar comigo ao telefone porque "podia ficar muito nervoso". Senti-me "o" verdadeiro papão


On : 1/20/2006 8:00:02 AM Hipatia (www) said:

(e logo respondo aos restantes; as minhas desculpas, mas o tempo é implacável no seu correr apressado)


On : 1/20/2006 1:25:20 PM Hipatia (www) said:

(ora onde é que eu ia mesmo... )


On : 1/20/2006 1:27:40 PM Hipatia (www) said:

Especialmente quando convivemos com certos nicks muito tempo, Cruzeiro. É que este ano e meio de Hipátia é só uma infância na minha história "nickenta"


On : 1/20/2006 1:33:29 PM Hipatia (www) said:

Vou dar-te um exemplo, J.P.: a Vague Maria, aqui há uns tempos, escreveu por aqui o que tinha achado do nosso primeiro "encontro imediato". Éramos "só nicks" até então e eu chegava acompanhada da Zu, que a Vague já conhecia. Pois, numa primeira impressão, a Vague achou-me calada, sossegada. Passou-lhe depressa a impressão, é certo. Mas desconfio que parecerei isso muitas vezes nos primeiros contactos. Agora, quem me lê habitualmente acreditará realmente que sou uma pessoa sossegada? Será que não estranhariam todos a minha postura inicial na maioria dos contactos "ao vivo"? É que eu só sou doida "aos solavancos"


On : 1/20/2006 1:35:17 PM Hipatia (www) said:

Até é capaz de ter, Gaivina. Afinal, fui eu que o escolhi e, por isso, deve fazer parte das "minhas circuntâncias"

(Está a ficar melhor, sim. Mas estas coisas levam tempo, não é? Obrigada)


On : 1/20/2006 1:39:23 PM Hipatia (www) said:

Lata

Estava para aqui a pensar que tu és das pessoas que por aqui passam que mais nicks me conhece, desde o meu gajo revoltado, passando pela chinoca da perna de pau e com verruga, ou a actriz de cinema, ou uma endiabrada teaser, sem esquecer todos os outros que iam surgindo ao sabor do momenteComo eu te conheço alguns também.

trudiluuu


On : 1/20/2006 1:40:31 PM Hipatia (www) said:

Claro que pode, digoeu. Mas fica sempre um qualquer rabo de fora, que somos todos como o gato, não é?


On : 1/20/2006 6:07:44 PM Gaivina (www) said:

Mas que bela converseta Hip! Juntas tanto "povo" aqui!


On : 1/20/2006 9:36:50 PM frogas (www) said:

O dono deste boneco tem dias em que até os pássaros lhe podem cagar em cima sem que isso o incomode , é gajo para compreender a situação do pássaro, é até gajo para conseguir comparar a indisposição intestinal do animal com alguma que lhe possa já ter acontecido
Tem outros dias em que se um cabrão de um pássaro lhe cagar em cima do carro, é de imediato amaldiçoada toda a espécie . Pode acontecer que o mesmo pássaro com problemas intestinais possa conhecer as duas personagens no mesmo dia ou até na mesma hora



On : 1/21/2006 8:54:51 AM Hipatia (www) said:

E não somos todos assim, Frogas? Pobres dos pássaros que nos rodeiam!


On : 2/1/2006 1:19:46 PM Hipatia (www) said:

Mais Vozes

Atão e qual é o blogue?
Ricardo Garcia | Homepage | 01.19.06 - 2:35 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Pois... não sei
Hipatia | Homepage | 01.19.06 - 8:12 pm | #