2006-01-15

Who the hell am I


aqui


Tenho andado com uma questão a fazer ondas dentro dos miolos e não há maneira de lhe dar descanso. Talvez não haja descanso a ser dado, que isto não somos todos iguais e uns beberam mais chá em pequeninos do que os outros. Mas aflige-me que alguém que chega às caixas de comentários da Voz tenha o desplante de questionar - e em inglês (não faço ideia do porquê do inglês, mas adiante) - quem raios é a Hipátia.

Ora a Hipátia é um nick. O meu nick. Roubei-o do nome de uma matemática que viveu há muitos séculos e foi directora da Biblioteca de Alexandria, naqueles velhos tempos em que os Homens achavam que ter bibliotecas era mais importante do que construir estádios, ou aeroportos, ou avenidas. E não pretende ser mais que um nick onde escondo - nem sempre lá muito bem - a identidade da pessoa que existe para lá da net.

Uma das grandes vantagens da net - e também um dos seus maiores defeitos - é que por aqui escolhemos ser quem quisermos. A verdade fica sempre na penumbra, algures entre aquilo que somos, aquilo que gostaríamos de ser e aquilo que tentamos ser e apresentamos como fronha para o Mundo.

A Voz é só (mais) um recanto nos exercícios dos egos que são os blogues. O meu recanto. Mas, de cada vez que clico no enter para publicar seja o que for, deixa de ser apenas o meu recanto. Fica a público para ser lido, partilhado, citado e criticado.

Como vamos tentando transformar isto numa comunidade, a tendência é para, quando resolvemos comentar seja o que for, o façamos no sentido da "boa crítica". Pelo menos, é o que faço. Se não tenho nada de bom a dizer, prefiro não comentar. Não tenho por hábito ir para as caixas de comentários dos outros achincalhar quem escreve. Posso não concordar e, aí, darei a minha opinião. Mas não será uma opinião transformada em insulto, como é óbvio. Tenho mais o que fazer do que andar a insultar os outros na própria "casa".

Depois, há a questão das citações. Sempre usei citações. Gosto de ter as palavras de outros como rede dos diferentes textos sem rede que vou escrevendo. E nas citações até incluo as imagens que escolho e publico com cada texto. Não estão lá só para enfeitar. Têm uma função ilustrativa qualquer, nem sempre bem conseguida, mas isso já são outros mil réis.

Já fui citada por outros, também. E tiveram sempre a decência de remeter para este umbigo, referindo quem tinha escrito qualquer bojarda (por aqui não há nunca muito mais do que isso), sem que me sentisse por isso ofendida. Umas vezes, citaram-me para concordar comigo; outras só porque gostaram. E chegará o dia em que, provavelmente, o farão para discordar do que disse. O que também está bem. Porque eu cito muitas pessoas só porque não concordo com o que disseram, ainda que cite muitas mais porque disseram bem melhor o que me apetecia dizer.

Obviamente, ninguém parece questionar quando cito palavras de um autor consagrado. Ai parece não haver mal nenhum. Está lá a fonte e, se o gajo até já morreu ou está mais para defunto do que outra coisa, quem se lembraria de questionar tal?

Mas, se me atrevo a citar outro blogger e - oh heresia! - ainda ponho em causa as suas doutas palavras, vem logo a sobranceria de um "who the hell are you". Um qualquer "como te atreves a questionar o que digo, oh verme desconhecida". Pouco importa que tenha sido citado um post que já citava outro. Pouco importa que tal seja hábito até do nickinho empertigado.

A desconhecida Hipátia - que não anda pela net a lamber cus suficientes de quem anda por aqui metade do tempo a cultivar relações e outra metade a bater punhetas mentais à custa de uma qualidade de escriba que alguém lhe disse que tinha - é um nick como outro qualquer. Escreve. Publica. Tem leitores. E até tem comentadores. E não se acha demasiado importante.

Who the hell am I? Por aqui sou a Hipátia. E bastaria. Ou deveria bastar para a maioria dos nicks que, pela net, partilham comigo o prazer de escrever.

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 1/15/2006 4:56:54 PM Gaivina (www) said:

Bravo!


On : 1/15/2006 4:57:31 PM Hipatia (www) said:




On : 1/15/2006 5:19:20 PM velvetsatine (www) said:

Achei o texto mt bom, mas o penúltimo parágrafo é verdadeiramente arrebatador. Sou uma leitora assídua. ;-)


On : 1/15/2006 7:48:38 PM cap (www) said:


(e lamber o cotão, não?)


On : 1/16/2006 6:28:12 AM Cruzeiro do tejo (www) said:

Muito bem dito!!
clap, clap, clap!! Palmas para ti hipatia!


On : 1/16/2006 7:54:47 AM Hipatia (www) said:

Obrigada, Velvet. O penúltimo parágrafo era só a zanga a vir ao de cima. Até ali, as coisas estavam mais ou menos controladas


On : 1/16/2006 7:55:05 AM Hipatia (www) said:

Provavelmente, Cap


On : 1/16/2006 7:55:55 AM Hipatia (www) said:

Tenho direito a cultivar o meu anonimato, não te parece, Cruzeiro?




On : 1/16/2006 1:15:49 PM Folha de Chá (www) said:

Nada como uma resposta assim.


On : 1/16/2006 4:05:51 PM cruzeiro do tejo (www) said:

Claro que tens Hipatia!
Tu e todos os que assim o pretenderem...


On : 1/16/2006 4:39:54 PM maria arvore (www) said:

Pelo título, este só pode ser da Hipatia!

E digo que quem faz comentários desagradáveis nas caixas dos outros - não é as discordâncias - só pode ser «hooligan»: vêm para aqui despejar as frustações da vida quotidiana pelo poder de agredir alguém.

E deixa que te bata palmas pela força de aqui estares por quereres estar e não pelo lobbyzinho e a palmadinha nas costas.


On : 1/17/2006 7:58:33 AM Hipatia (www) said:

O blogue também serve para estes desabafos, não é, Folha de Chá?


On : 1/17/2006 7:59:36 AM Hipatia (www) said:

Nem mais, Cruzeiro. E eu até gosto de ser só conhecida por uns poucos, mas excelentes, bloggers


On : 1/17/2006 8:01:06 AM Hipatia (www) said:

Sou assim tão previsível, Maria Árvore?

Apenas palmadinhas nas costas seria o maior dos incentivos para a Hipátia desaparecer... e talvez ressurgir com novas "roupagens"


On : 1/17/2006 5:01:08 PM maria arvore (www) said:

Hipatia,
não é previsibilidade : é arrojo na forma de se manifestar ser quem se é.


On : 1/17/2006 5:11:55 PM Hipatia (www) said:

Já não tenho idade para mentir a mim mesma, Maria Árvore. Ainda assim, mal me conheço Adianta complicar ainda mais as coisas, armando-me (mais do que me armo já por aqui, escondida atrás de um nick), naquilo que não sou? É que, no dia a dia, não sou, afinal, assim tão diferente. E nem sequer é arrojo. É querer exercer o meu direito à liberdade, sem ter de vestir um figurino para satisfazer as expectativas alheias. Já me bastam as minhas e as tantas de vezes que as defraudo


On : 2/1/2006 12:57:17 PM Hipatia (www) said:

Mais Vozes

Bem dito.
E.A. | Homepage | 01.15.06 - 5:04 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Saiu um bocadinho mais zangado do que pretendia

Obrigada.

Já fui espreitar o Frutos de Sombra. Vou aparecer por lá mais vezes.

Bem vindo à Voz, E.A.
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 5:23 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Para mim basta. Desde que continues a mandar aqueles forwards claro!
Luna | Homepage | 01.15.06 - 6:54 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------



A ver se o Gaivina se lembra de me mandar mais algumas, para eu distribuir depois pelas meninas
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 7:01 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Acho que tens mais com o que te preocupar! Vozes de burro não chegam ao céu... Sempre me pareceste respeitadora das palavras dos outros, e se estás de consciência tranquila tens mais é de mandar para as urtigas todos os que não valem a pena! Até eu recebo imensos, mas ignorá-los é o melhor remédio!

Beijinho de bom resto de final de semana*
Wakewinha | Homepage | 01.15.06 - 7:37 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

O problema, Wakewinha, é que a sobranceria me causa urticária. Mas também passa depressa

Beijinho e obrigada. É que tento mesmo respeitar as palavras dos outros. São um feudo, não é?
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 7:47 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

No início também quis saber e indaguei o nome Hipatia e o da Cassiopeia, lembras-te ?
Então estamos do mesmo lado politícamente, eheheh.
Já agora não sei se já sabes nas no Chile a Michelle Bachelet ganhou e irá agora governar um país que em termos de problemas é idêntico ao nosso, embora com recursos e situações diferentes.
Um beijo grande ...na Hipatia e na dona do nick Hipatia.
Luis_Duverge | 01.15.06 - 10:15 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Questionaste o nick, Luís. O seu significado. Não a minha liberdade de escrever o que me apetece, citando tudo o que encontre publicado, desde que referindo as fontes.

A Michelle Bachelet tem trabalho árduo pela frente. Mas talvez fosse mesmo hora de uma mulher dar uma volta àquela casa

Beijinho
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 10:20 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

ahahahahahah
j.p. | Homepage | 01.15.06 - 10:27 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

E de que te ris tu, Jaquelina Pandemónio?
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 10:34 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Mas que belo post para ler na primeira ver que por aqui passo "via" Voz.
Yuri | Homepage | 01.15.06 - 10:35 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Obrigada, Yuri Este é, sem dúvida, um post de desabafo. E não costuma dar-me muitas vezes

Bem vindo à Voz em Fuga
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 10:42 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

É por essa magnífica capacidade de comunicação que gostamos de ti....
Gaivina | 01.15.06 - 11:04 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Já não bastava teres exagerado ali ao lado, Gaivina? Ainda vieste aqui compor o ramalhete?
Hipatia | Homepage | 01.15.06 - 11:13 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Rio-me da pergunta que te fizeram "who the hell are you",oh HipatiaLudovina!
Afinal lá na tasca já tinham andado à tua procura, decidiram vir beber na fonte, mas ao que parece afogaram-se
E porque raio te espantas tu? Não andamos todos os racionais à procura da rolha?
j.p. | Homepage | 01.16.06 - 9:08 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Duvido que fosse o mesmo, Jaquelina Pandemónio Este parecia não saber quem era a Hipátia, apesar de a Hipátia já "existir" há ano e meio. Mas isso deve ser problema de quem acha que precisa conhecer cada nick e/ou que pode olhar com sobranceria para os desconhecidos

Mas olha que sempre achei muito estranho que tivessem ido procurar a Hipatia Ludovina lá no teu
Hipatia | Homepage | 01.16.06 - 1:58 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Eu não digo hipátia, digo hipatia. Who the Hell é a outra?
sharkinho | Homepage | 01.16.06 - 6:31 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Depende dos dias, tubarão. E do tamanho das unhas que a "gaija" põe de fora

(E eu lá tenho culpa que me tenhas perdido o chapéu? )
Hipatia | Homepage | 01.16.06 - 6:38 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Ai melher tu andas mesmo distraida filha.
Atão tu não te alembras d'ter escrevinhado umas tarouquices sobre corrimãos e escadas e azulejos azuis em
Terça-feira, Outubro 18, 2005, com o titalu Hipatialudovina tudo pegado e tudo?
j.p. | Homepage | 01.16.06 - 11:57 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

pois foi lá qu'o moço se inspirou melher
j.p. | Homepage | 01.16.06 - 11:58 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Lembro, pois, JP Até fizeste um post com a percentagem de procuras da tal Hipatia Ludovina Foi, provavelmente, algum naufrado
Hipatia | Homepage | 01.17.06 - 2:07 pm | #