2006-01-04

Vício


Bem sei que este que vos escreve (...) não é nenhum doutor bem empregado que ocupa um quarto do seu dia útil a cultivar relações de conveniência para manter a sua aparência de gajo indispensável no meio. Não senhor. Este que vos escreve anda por aqui como muitos outros andam, em busca de palavras, encontrando muitas vezes pseudo-palavras que flúem na esfera como postulados da escrita e da opinião.


Torres Ferreira
- Coisas Boas




aqui

Tenho alguns. Terríveis. Fumar é um deles. E, cada vez que me sento em frente a esta máquina infernal, os cigarros seguem uns atrás dos outros, ao ponto de lhes perder a conta.

Os outros vícios são mais privados ou, pelo menos, não sinto que os partilhe com muita gente: alguma música em qualquer forma e um bom livro em qualquer feitio; um chá bem quente em frente ao mar invernoso, enquanto leio o jornal; os muitos cafés sem açúcar que me aguentam o dia; as gargalhadas a despropósito, saboreando piadas que parece que só eu vi. Ou uma ida ao cinema, sem pipocas, em especial sessões tardias e com lugar marcado. Mas também o DVD de aluguer, para ver esparramada no sofá, embrulhada no quente de uma manta. Essa é a altura para outro vício, um feito de dramalhões alheios que me permitem chorar até lavar a alma com desgraças que não são minhas.

Depois há ainda os vícios que o recato me impede de descrever e esses são tão melhores quanto mais a imaginação se permitir livre. Não se partilham à toa, para encher texto ou deitar conversa fora. Contam-se em segredo, sussurrados, como um sopro quente ou um breve beijo.

E há a net e esta mania de conhecer gente nova, deixar-me surpreender de mansinho por palavras perdidas onde me perco também.

As palavras podem ser tão vãs, tão vazias... Mas são um vício. Um vício que me prendeu há muito. Há mesmo muito tempo. Tanto tempo que nem me recordo de não saber ler, de não saber escrever. E se as palavras podem ser um vício, se podem ser uma arma, são também o instrumento perfeito para dizer o que os olhos não vêem, mas o coração sente.

Sou viciada em palavras. Mais depressa largava os meus cigarros do que esta necessidade de fazer das palavras que encadeio as pontes para quem quero sentir próximo.

1 comentário:

Hipatia disse...

On : 1/4/2006 8:45:38 AM maria pedro (www) said:

Também tenho o vício do verbo. Sei, todavia, que as palavras podem deixar-nos ficar mal. Daí que talvez não trocasse os meus cigarros por elas...


On : 1/4/2006 9:34:39 AM (www) said:

Eu fumadora me confesso...As palavras podem não provocar o cancro, mas se forem "bem" utilizadas podem provocar danos igualmente irreparaveis..


On : 1/4/2006 10:35:38 AM j.p. (www) said:

Faço minhas as palavrasde cima, embora o dom da escrita já seja algo
de que duvido muito.
Mas pior que deixar todos os vicíos Hirpatialudovina, era mesmo obrigarem-me a ter que os deixar de ter
(Mas não deixes de escrever, que gosto muito de te ler)
beijinho


On : 1/4/2006 10:53:01 AM Viajante (www) said:

Ah, as palavras.
Lidas, sobretudo, pela liberdade do onde e quando.
Faladas, sempre com um interessante «quem».
Escritas, às vezes.
E a (tua) fluidez, Hipatia, é um talento...
beijos.


On : 1/4/2006 11:06:34 AM Folha de Chá (www) said:

E que arte consegues, nesse teu vício. Que belos encadeamentos aqui deixas ficar. Parabéns e obrigada por partilhares connosco as tuas palavras.


On : 1/4/2006 11:50:15 AM sofia (www) said:

Julgava eu não ter vicios e descubro aqui que afinal andar pendurada nos vossos ditos também é vicio....
Gosto das tuas palavras


On : 1/4/2006 1:05:57 PM Hipatia (www) said:

Deixam-nos ficar demasiadas vezes mal, Maria Pedro. Especialmente porque podem ser usadas para nada dizer de verdadeiro. Ainda assim, quando ditas com tino, podem também fazer-nos muito bem, não é?

E os nossos cigarros estão a escorraçar-nos para os guetos das urbes. E guetos nunca são um bom sítio para estar


On : 1/4/2006 1:08:52 PM Hipatia (www) said:

Anónima, quem és? Não podes "inventar" um nick para as Vozes? "Anónimo(a)" é tão pouco merecido! É uma das tais palavras que não gosto. Talvez por mania minha de pintar sempre de alguma cor as palavras que me deixam. Pintá-las, por exemplo, da cor dos nicks


On : 1/4/2006 1:12:07 PM Hipatia (www) said:

Estive a ler-te ainda agora, Jaquelina Pandemónio. Essa do "dom da escrita" é para eu me rir às gargalhadas, não é?

E, sim, nunca fui feita para santa, nem ambiciono chegar a qualquer céu (pois se num é só a pasmaceira das nuvens e no outro prometem-nos gajos virgens... issa!). Gosto, como tu, de ter vícios. Mas o tabaco bem que podia ir. Tenho a certeza que arranjava outros com que me entreter


On : 1/4/2006 1:16:00 PM Hipatia (www) said:

Viajante, nem sei que dizer-te Isso é um elogio e tanto!

Mas gosto exactamente dessa liberdade dos ondes, quem, como, quandos e porquês Aqui, na net - e especialmente em blogues sem grandes prentensões, como esta Voz -, essa liberdade pode ser profundamente saborosa. Especialmente para amainar dos dias, das horas e das rotinas, fazendo o gosto às teclas e às palavras, como um qualquer lanche especial É um vício, mesmo


On : 1/4/2006 1:18:39 PM Hipatia (www) said:

As palavras são mudas. Nós é que as podemos gritar, sussurrar, fazer chorar ou sorrir. É sempre o sentimento de quem escreve. Mas de que serviria só esse? É especialmente o sentimento de quem lê, do que quer ler, como quer ler. O belo não estará antes nos teus olhos, Folha de Chá?


On : 1/4/2006 1:20:08 PM Hipatia (www) said:

Claro que é nosso vício, Sofia Ou não te acontece já ficar quase tristonha por ver (mais) um blogue desaparecer ou então ficar (apenas) mudo durante demasiados dias?


On : 1/4/2006 2:09:49 PM deep (www) said:

Que seríamos nós sem alguns vícios? São estes que dão algum sabor à vida...


On : 1/4/2006 2:20:42 PM Hipatia (www) said:

Sem dúvida, Deep "De nenhum fruto queiras só metade."


Bem vinda às Vozes da Voz em Fuga


On : 1/4/2006 5:52:39 PM cruzeiro do tejo (www) said:

A "anónima" fui eu...não sei porquê não ficou registado o nick...


On : 1/4/2006 5:55:11 PM Hipatia (www) said:

Eras tu também o "anónimo" das Vozes dos outros posts?

Mas agora já está bem mais bonito, não é? Até já consigo ver a ponte do novo template por entre as palavras que me deixas


On : 1/4/2006 6:45:00 PM cachucho (www) said:

"Depois há ainda os vícios que o recato me impede de descrever e esses são tão melhores quanto mais a imaginação se permitir livre."

Ó diabo! ;) ,mas que vicios serão estes que não se podem dizer??..... ;)


On : 1/4/2006 7:00:17 PM maria arvore (www) said:

Os vícios alimentam-nos a vida e é sabido que as meninas más é que vão para todo o lado.

Fumar é coisa que já deixei bastas vezes. Mais difícil seria deixar de ler a vivacidade das tuas palavras. Ou deixar de as usar por escrito que é coisa que se me deixasse de circular nas veias, me colapsava.


On : 1/5/2006 4:39:12 AM Zu (www) said:

(momento de deixar vir ao de cima a incansável lutadora anti-tabágica que há em mim )
Então larga os cigarros, rapariga, e escreve, escreve, escreve! Lucramos todos!


On : 1/5/2006 9:53:15 AM frogas (www) said:

Ir ao quarteto aproveitar o intervalo para fumar uns cigarros beber mais um café e trocar umas palavras a respeito da fita com uns amigos (gosto disso)


On : 1/5/2006 10:14:49 AM j.p. (www) said:

Era sim Hirpatia, era te rires muito, apesar de ter ficado sem saber se percebeste que quem não tem "dom de escrita" sou eu mesma
Mas ainda bem que existe quem o tem, e neste caso viciante és mesmo tu
Sai uma saco de fraldas p'raaa baaaba ali p'ra mesa do cantoooo!!!

E apoio a marie-tree, as meninas más é que vão a todo o lado


On : 1/5/2006 11:13:56 AM Cruzeiro do tejo (www) said:

Era eu mesma...


On : 1/5/2006 11:15:37 AM Hipatia (www) said:

Falta-te imaginação, peixinho?


On : 1/5/2006 11:21:23 AM Hipatia (www) said:

Eu gosto de ser uma menina má... às vezes E, como dizia acima à Jaquelina Pandemónio, imagina só se o tal do paraíso fosse feito de 40 gajos virgens para amestrar? Que grande eternidade a perder a paciência! É que eu gosto mais de aprender do que ensinar e, nesta idade, ainda ter de fazer o mapa do tesouro, é coisa que já me causa alguns calafrios

E tens razão quando falas em colapsos. Era assim que me sentiria também, Maria Árvore. Até porque, quase sempre, preciso da palavra escrita para ordenar o meu caos interior.


On : 1/5/2006 11:22:16 AM Hipatia (www) said:

Um dos grandes problemas, Zu, é que eu tenho muitas dificuldades em escrever sem ter um cigarrinho a queimar por entre os dedos


On : 1/5/2006 11:23:12 AM Hipatia (www) said:

Também eu, Frogas Tirando a parte do Quarteto, claro. Eu prefiro mesmo os duos


On : 1/5/2006 11:24:48 AM Hipatia (www) said:

Estava a falar dos teus textos, claro, Jaquelina Pandemónio. Em especial o que lá está agora e é fabuloso como de costume

(e ainda bem que vamos para todo o lado)


On : 1/5/2006 11:25:17 AM Hipatia (www) said:

Calculei, Cruzeiro


On : 1/5/2006 5:19:02 PM cachucho (www) said:

"Falta-te imaginação, peixinho?" Por acaso tenho imaginação em demasia ;)


On : 1/5/2006 5:24:34 PM Hipatia (www) said:

Ai é? Mas olha que nunca me contaste uma história...


On : 1/5/2006 5:35:05 PM nuno albuquerque vaz (www) said:

vicio de palavras...de mar...


On : 1/5/2006 5:46:33 PM Hipatia (www) said:

Vício de palavras de mar, de chuva, de sonhos, de luz, de dor, de tristeza, de amor, de sorrisos, de gargalhadas... Vício de ler os outros. Vício de te ler


On : 1/6/2006 3:45:16 PM AltinoTorres (www) said:

agradecer a citação, viciado...


On : 1/6/2006 3:52:29 PM Hipatia (www) said:

Todo o post "Coisas Boas" me pareceu perfeito para dizer o que penso e não sei dizer. E ficava tão bem a abrir o meu post sobre o vício que tenho em ler os outros, que não resisti a "roubar" um bocadinho. Obrigada, Altino e bem vindo à Voz